Imagem

Como lavar roupas delicadas?

Tem gente que deixa de comprar um certo tipo de roupa com medo de que a máquina de lavar pode estragar o tecido. Tecidos delicados precisam sim de um cuidado especial, mas nada que seja um grande trabalho a mais.

Existem algumas práticas e dicas rápidas que podem te ajudar a conservar suas roupas delicadas durante as lavagens, sem que o tecido se desgaste.

Lavando roupas delicadas na mão

Dependendo da peça ou da quantidade de roupas delicadas que você tem que lavar, às vezes não vai valer a pena você jogar na máquina de lavar. Então a melhor opção é lavar na mão.

Dilua um pouco de sabão líquido em um balde ou no seu tanque e mergulhe completamente as peças. É importante esfregar delicadamente, para não danificar o tecido.

Para enxaguar e não desperdiçar água nesse processo, basta trocar a água do balde.
Ah, e evite torcer as roupas. Ninguém quer estragar o tecido acidentalmente, né?

Se a roupa estiver muito suja, você pode deixá-la de molho, de um dia para o outro em um balde com água e um pouco de sabão líquido e, a partir daí dar continuidade no processo.

Como lavar roupas delicadas na máquina

Para lavar roupas delicadas na máquina, você primeiro precisa separar suas peças por tipos de tecido. Assim você evita os atritos em outros tecidos e protege a sua roupa.

O segundo passo é separar as peças mais frágeis e lavar todas juntas. Isso porque você consegue programar a sua máquina para as peças delicadas e tomar outros cuidados menores, como dosar melhor a quantidade de sabão. Uma boa dica é virar as peças do avesso, para adicionar um pouco mais de proteção aos detalhes da sua roupa.

Outro ponto importante é usar aquele saquinho para lavar roupas delicadas. Eles são feitos para não deixar a sua roupa completamente largada dentro da máquina, podendo se esticar ou torcer. Se a sua roupa possuir detalhes como pedrarias, por exemplo, o saco de lavar roupas delicadas vai proteger elas também.

Máquina de lavar

Últimos cuidados com suas roupas delicadas

No fim do processo, é tentador usar a secadora pra poder poupar um tempo na secagem. Porém essa etapa também pode danificar suas peças. A melhor alternativa é deixar as peças secarem naturalmente na sombra, sem risco de ficarem manchadas pela luz do Sol. O mesmo serve para o ferro de passar. Para que suas peças continuem perfeitas, não deixe de conferir a indicação de temperatura na etiqueta da sua roupa.

As lavadoras Consul contam com botões de programação específicos para a lavagem de tecidos delicados. Além de uma programação especial para lavagem de roupas de bebês e roupas íntimas.

Deu para perceber como lavar roupas delicadas necessita de alguns cuidados especiais, seja na hora da lavagem ou até da máquina que você está usando. Então, aproveite e conheça a linha de lavadoras Consul.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!