Imagem

Dicas para lavar roupas de diferentes tipos de tecidos

Uma das regras mais importantes na hora de lavar roupas é separar as peças antes de colocar na máquina. O critério mais comum nessa separação é por cores, mas também é preciso levar em conta qual é o tecido, principalmente das roupas mais delicadas. Cada tipo requer um tipo de lavagem diferente, mas fique tranquilo que a gente explica tudo direitinho para você.

Algumas regras de lavagem são básicas e ajudam a conservar as roupas por mais tempo independentemente do tipo de tecido:

Dê preferência ao sabão neutro;
Use amaciante com moderação;
Não use alvejantes à base de cloro.

Máquina de lavar cheia de roupas com destaque para o botão que programa os ciclos de lavagem

Levando isso em conta, confira as nossas dicas de acordo com cada tipo de tecido:

Algodão

As fibras do algodão se desgastam com facilidade. Por isso, não lave as peças desse tecido no modo mais pesado da lavadora, sempre com água fria. Em peças brancas, evite usar alvejantes à base de cloro, que endurecem as fibras.

Seda

Embora seja melhor lavar roupas de seda à mão, você pode colocá-las na lavadora, desde que use o ciclo apropriado para roupas delicadas e ponha as peças no saquinho para evitar que o tecido se desgaste. Como a seda é muito fina, as roupas soltas correm o risco até de enroscar na máquina e rasgar.

Poliéster

Para preservar as fibras deste tecido, o ideal é lavar as peças à mão – nesse caso você pode usar água morna, que ajuda a remover a sujeira das roupas sem danificar. Para lavar roupas de poliéster na lavadora, use o ciclo mais rápido e evite centrifugar.

Jeans

Como o tecido é mais resistente, pode apostar no modo de lavagem pesada se estiver encardido, mas evite esfregar as peças com escova de roupas para não danificá-las e criar bolinhas. Outra dica para conservar o jeans por mais tempo é virar do avesso antes de colocar na máquina – isso também evita que o tecido desbote.

Cetim

Delicado, este tecido exige muito cuidado na hora da lavagem. Algumas peças lisas, como camisolas, podem ser lavadas seguindo as mesmas regras da lingerie. Agora, vestido de festa de cetim, por exemplo, que costuma ter bordados, brocados e outros detalhes, devem ser mandados para a lavanderia para evitar que se danifiquem na máquina.

Blusas, casacos e cobertores de lã correm o risco de encolher ou de criar bolinhas quando são lavados na máquina. Para que isso não aconteça, selecione sempre o programa destinado a roupas delicadas e não centrifugue as peças de jeito nenhum. Depois de lavadas, tire o excesso de água das peças com muito cuidado, sem torcer para não danificar o tecido.

Linho

Este é um tecido resistente e durável, mas que corre o risco de encolher, portanto, nunca lave peças de linho com água quente. O ideal é que a lavagem seja feita a seco, em uma empresa especializada, e não em casa. Mas se você precisar colocar suas roupas de linho na lavadora, use o ciclo delicado, com muita água e poucas peças. Prefira o sabão líquido.

E como lavar lingerie?

Os tecidos das peças íntimas são delicados e o ideal é que não sejam lavados na máquina. Se você não tem tempo de lavar à mão, use a lavadora no ciclo específico para roupas delicadas, coloque as peças em um saquinho protetor e use sabão neutro.

Por fim, confira a lista de tecidos que nunca devem ser lavados na máquina:

Veludo
Couro
Camurça
Paetês e bordados
Crochê e tricô
Renda

Peças feitas com os tecidos acima devem ser lavadas sempre à mão ou na lavanderia, a seco. Em todo caso, vale sempre lembrar: leia as etiquetas das suas roupas e siga atentamente as instruções para lavagem. Desse jeito não tem erro!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!