Imagem

Como limpar tênis branco

As roupas brancas representam um dos maiores desafios quando o assunto é limpeza, e o mesmo vale para os calçados. Manter um par de tênis brancos é uma tarefa difícil, mais ainda quando o uso constante deixa as peças encardidas. Mas não se preocupe: para facilitar a sua vida, separamos algumas dicas importantes para acabar com a sujeira e deixar os tênis mais brancos.

Como limpar tênis branco de couro

Se os seus tênis brancos forem de couro, lavar na máquina ou mergulhar os calçados no balde ou no tanque pode ressecar o material e comprometer a qualidade do produto. Nesse caso, a melhor maneira de lavar é usando uma mistura de água com sabão neutro, esfregando com uma escova de cerdas macias tanto no lado de dentro quanto de fora. Remova o excesso de produto com um pano úmido e deixe os tênis secarem à sombra.

5 maneiras de tirar mancha de tênis branco

Além de água e sabão, você pode usar algumas receitas caseiras para tirar manchas e desencardir seus tênis brancos, sejam eles de couro ou de tecido.

1. Pasta de dente

Esse é um dos truques mais famosos para embranquecer tênis. Espalhe o creme dental no local da mancha e esfregue com uma escova de dentes, com cuidado para não estragar as fibras e costuras. Depois, remova o produto e lave o calçado normalmente.

2. Bicarbonato de sódio

O coringa da limpeza também ajuda a remover manchas de tênis. Faça uma pasta com bicarbonato e um pouco de detergente líquido neutro. Aplique a mistura nas partes mais sujas dos tênis, esfregue e prossiga com a lavagem normal.

3. Talco

Dessa forma, além de limpos, seus tênis vão ficar perfumados! Basta fazer uma pasta com uma parte de água e uma parte de talco, espalhar por todo o calçado esfregando com uma escovinha e deixar secar. O talco sai naturalmente depois de seco e, por ser branco, ajuda a clarear a superfície dos tênis.

4. Sal grosso

Em vez do talco, você pode usar sal grosso misturado com água, na mesma proporção de uma parte de cada. O procedimento é parecido: basta esfregar a pasta por todo o calçado e deixá-la agir por mais ou menos meia hora. Depois, enxágue e deixe secar.
5. Sabão em pó + detergente

Nossa última receita milagrosa para deixar seus tênis brancos é uma mistura de água, detergente neutro e sabão em pó – não vale sabão líquido; são os grãozinhos que vão ajudar a fazer diferença aqui. Misture uma parte de cada e aplique no calçado com a escovinha. Deixe agir por meia hora, enxágue e coloque para secar na sombra.

Passo a passo para lavar tênis branco na máquina

Se os tênis forem de tecido e estiverem muito encardidos, você pode usar os truques e receitas caseiras acima para tirar o excesso de sujeira e depois lavar os calçados normalmente. E nós temos uma boa notícia: você pode lavar seus tênis brancos na lavadora sem nenhum problema! Basta seguir algumas dicas para não estragar o calçado:

Antes de lavar, remova o excesso de sujeira da sola com um pano ou uma escovinha de roupa.
Retire os cadarços e as palmilhas, e coloque a língua dos tênis para fora.
Coloque os tênis na máquina e lave-os normalmente no ciclo de sua preferência. Não é recomendado usar amaciante, já que o produto pode danificar as fibras do calçado se não for muito bem enxaguado.

Deixe os tênis secarem em local arejado, de preferência com luz do sol indireta.
Importante: lave os tênis separados das roupas para não estragá-las com o impacto do solado. Quando for lavar os cadarços, coloque-os em sacos apropriados para proteger lingerie e peças delicadas – assim, eles não correm o risco de enroscar no agitador.

Pronto para desencardir aquele tênis branco que você ama e deixá-lo como novo? Antes de botar a mão na massa, dê uma olhada no nosso conteúdo exclusivo com dicas para lavar roupas brancas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!