Imagem

Como organizar cozinhas pequenas

Cada vez mais nos deparamos com espaços mais compactos, especialmente nas grandes cidades. Um reflexo deste processo é priorizar o conforto na sala e nos quartos, o que acaba deixando a cozinha em segundo plano. Em outras palavras, as cozinhas atuais estão menores, necessitando de organização para ganhar um pouco mais de área útil.

Se esse é o caso da sua cozinha, siga nossas dicas para aprender a organizá-la e otimizar seu espaço.

Armários sob medida

Se você está planejando uma reforma, vale a pena conversar com um arquiteto ou designer de interiores para projetar uma cozinha funcional e personalizada. Pense nos utensílios que são imprescindíveis para o seu dia a dia e qual é a melhor maneira de guardá-los para projetar armários que atendam suas necessidades.

Além disso, o projeto vai possibilitar que você use cada cantinho, seja para um armário de temperos, seja para prateleiras em cima da geladeira. É importante ocupar todo o espaço possível.

Pendure os utensílios nas paredes

E, se a ideia é ocupar todos os espaços, que tal usar as paredes também? Há diversas opções no mercado para pendurar facas e utensílios de uso frequente, como colheres de pau, conchas, espátulas, etc. Assim, você economiza espaço nas gavetas.

Também é possível usar esses organizadores de parede para armazenar os rolos de papel toalha, alumínio e filme PVC e até a esponja, o detergente e o rodinho de pia. Suas toalhas de mão e panos prato também podem ficar organizados em penduradores charmosos.

Use sua geladeira por dentro e por fora

Já ensinamos a organizar a geladeira da melhor forma possível. Que tal usar a geladeira por fora também? Use ímãs para deixar sua lista de compras à mão. Ou, quem sabe, um quadro imantado com a agenda de compromissos da família? Há ainda potes de temperos com fundo imantados, que também vão te ajudar na economia de espaço.

Organize seus armários frequentemente

De tempos em tempos, é importante fazer uma faxina nos armários. Eles também precisam ser limpos por dentro e, além disso, sempre há acúmulo de coisas que não usamos mais. Veja o que não precisa, venda ou doe. Recicle o que não pode vender ou doar.

Procure deixar todos os utensílios que usa com frequência nos armários de fácil acesso para tornar seu dia a dia mais prático. O que você não usa tanto pode ficar guardado nos armários mais altos.

Use organizadores para separar as coisas por categorias e, assim, ganhar espaço e tempo na hora de encontrar tudo. Caixas e cestos são ótimos para organizar os itens da sua despensa. Etiquetas também podem ser úteis.

Cozinha com cookotp

Nas gavetas de talheres, use divisórias para que eles não fiquem todos misturados. Panelas e formas com antiaderente podem, sim, ser empilhadas. Basta colocar uma folha de papel toalha entre cada um deles, para que não risquem umas as outras.

Faça compras que sua cozinha consegue armazenar

Pode ser tentador fazer compras do mês. É econômico e você vai menos vezes ao mercado. No entanto, com pouco espaço para guardar mantimentos, o ideal é fazer compras menores. Ir ao mercado semanalmente também vai te ajudar a desperdiçar menos alimentos.

Agora que você já sabe como organizar sua cozinha, veja quais eletrodomésticos escolher para cozinhas pequenas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!