Como tirar manchas de todo tipo de sabão

shutterstock_34854763

 

Lavou suas roupas com sabão em pó, líquido ou em barra e algumas peças ficaram manchadas? Não se preocupe, isso é mais comum do que você imagina e nós podemos te ajudar a removê-las. Olha só:

Manchas de sabão

Esse tipo de mancha acontece, principalmente, porque erramos na quantidade de produto que colocamos na máquina. O excesso de sabão não consegue ser totalmente dissolvido pela água, gerando manchas esbranquiçadas em tecidos pretos e coloridos. Já em tecidos brancos, as manchas aparecem de forma colorida e azulada.

Mas não se preocupe! Abaixo, separamos algumas formas de removê-las, de acordo com o tipo de sabão utilizado durante o processo da lavagem.

Sabão em pó

Os resíduos de sabão em pó são os mais comuns justamente pela dificuldade de dissolução do produto na água. 

Sabão em pó na roupa branca

Deixe a peça de molho em água pura por cerca de 30 minutos. Depois esfregue delicadamente a mancha com sabão de coco ou sabonete branco, enxague e seque à sombra.

Caso a mancha esteja resistente, opte pela lavagem com produtos específicos para roupas brancas. 

Sabão em pó na roupa colorida

Se a mancha for pequena, tente removê-la em água corrente e deixe a peça secando à sombra. Agora, se a roupa ficou muito manchada, o ideal é que seja lavada novamente. 

Caso você esteja com pressa, e não tenha tempo para lavar e esperar secar, utilize uma escovinha para remover o excesso do sabão.

Sabão em pó na roupa preta

O primeiro passo para lavar roupas pretas é deixá-las do avesso, o que ajuda a evitar o acúmulo de sabão na sua superfície e o desbotamento das peças.

No caso de roupa já manchada, você tem duas opções:

  1. Utilize uma escova para remover o excesso de resíduos;
  2. Umedeça um pano com água e passe delicadamente por cima da mancha.

Importante: nunca deixe roupas pretas de molho. Isso acelera o processo de desbotamento das peças.

Sabão líquido

Dificilmente o sabão líquido vai deixar resíduos nas suas roupas. Justamente pelo seu estado, ele se dissolvendo de forma rápida na água.

Além disso, esse tipo de sabão é um ótimo aliado para a eliminação de outros tipos de mancha. Basta aplicar um pouco sobre a mancha, deixar agir por alguns minutos e remover em água corrente ou na lavadora.

Sabão em barra, ou de coco

Resíduos de sabões em barra são os mais fáceis de serem removidos, basta esfregar um pano umedecido com água por cima da área manchada e pronto!

Como evitar as manchas de sabão em pó nas roupas

  1. Se você estiver lavando as roupas na mão, dissolva o sabão antes de colocá-lo em contato com as peças;
  2. Se a lavagem for na máquina, coloque a quantidade correta indicada no dispenser, isso ajuda na completa dissolução do produto; 
  3. De tempos em tempos, faça a limpeza da máquina para remover qualquer vestígio de sabão armazenado no eletrodoméstico. 

Manchas de amaciante

Manchas de amaciantes são relativamente fáceis de serem removidas. Para saber mais, confira nosso post sobre como remover mancha de amaciante.

Como evitar manchas de amaciante

A melhor dica é diluir o amaciante em um pouco de água antes de colocá-lo na máquina. Agora, se sua máquina possui um compartimento específico, sempre coloque o amaciante nele.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!