Imagem

Como usar panela de pressão em 7 passos

Um dos itens mais importante da cozinha, a panela de pressão é usada para acelerar o cozimento de vários alimentos. Devido a pressão interna, essa panela chega a atingir uma temperatura 20% maior que as convencionais, por isso a agilidade nos preparos.

Mas nem todas as vantagens fazem deste modelo o mais querido, isso porque se usada de maneira errada, ela pode causar acidentes na cozinha. Foi pensando nisso, que resolvemos facilitar a sua vida e te ensinar como usar a panela de pressão. Olha só:

Entendendo sua panela de pressão

Antes de iniciar o uso da panela de pressão, é importante saber como ela funciona. A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento lá dentro, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para que esse mecanismo funcione, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente.

Ela conta ainda com duas válvulas: uma de controle, onde está localizado o pino e a de segurança.

A válvula de controle é aquela que balança e produz chiado quando a panela está com pressão.

Já a válvula de segurança é feita de borracha ou plástico e possui cor vermelha. Ela deve estar sempre posicionada para baixo, e saltar quando a pressão da panela está saindo.

Além disso, antes de usar sua panela de pressão, veja se está tudo no lugar. É importante, por exemplo, checar se a borracha da tampa não está ressecada ou fora do lugar. Verifique também as válvulas, prestando atenção se a válvula de controle não está entupida e se a válvula de segurança está posicionada para baixo.

Como usar a panela de pressão

1º passo – encha até o nível

No interior da panela de pressão existem marcações de nível máximo. Caso a sua panela não tenha marcação, encha até ⅔ do volume total. O enchimento excessivo pode entupir a válvula de pressão e prejudicar a saída do ar.

2º passo – coloque os alimentos

A panela de pressão é ideal para alimentos que são cozidos em água, como feijão, grãos, carnes, peixes e massas cozidos, entre outros. Nunca coloque alimentos sem haver uma quantidade de água na panela, pois a água ajuda a evitar acidentes e reduz a chance de queimar os alimentos, enquanto estão cozinhando.

3º passo – feche a panela

Tampe a panela e verifique se a borracha de vedação está bem fechada, caso contrário ela não atingirá a pressão necessária.

4º passo – leve ao fogo

Agora é a hora de usar a panela de pressão. Leve a sua panela devidamente vedada ao fogo alto até ferver.

5º passo – diminua o fogo

Quando o pino da panela começar a chiar e balançar, significa que ela está expelindo o vapor em excesso. Nessa hora, diminua a intensidade do fogo.

6º passo – tire a pressão

Após o tempo de cozimento, desligue o fogo e deixe a panela repousando até que toda a pressão saia.

Se quiser acelerar este processo, retire a panela do fogão, deixe esfriar e molhe as laterais em água corrente fria. Importante: nunca abra a panela até que você tenha certeza de que a pressão saiu.

7º passo – abra a panela

Você só poderá abrir a panela em segurança depois que o pino não fizer mais nenhum chiado. Para ter certeza, toque nele, se não fizer mais nenhum barulho, pode abrir. Viu como usar panela de pressão não é nenhum bicho de sete cabeças? Você só precisa seguir o passo a passo corretamente para não causar nenhum acidente!

Quanto tempo demora para a panela pegar pressão?

Essa resposta vai depender do tamanho da sua panela. As mais encontradas no mercado, têm capacidade de 4,5 litros, aproximadamente. Com esse tamanho e utilizando o nível máximo da água, a sua panela vai demorar cerca de 20 minutos para pegar pressão em fogo alto. Ah, e não se esqueça de abaixar o fogo depois que começar a ouvir o chiado.

Agora que você já fez a sua receita, o que acha de aprender como limpar fogão em apenas 5 passos? A gente Facilita pra você!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: