Imagem

Férias? Cuide da sua casa antes de viajar

Nada como tirar uns dias de folga no ano para curtir uma viagem, seja sozinho, em casal, em família, ou na companhia de amigos… Mas antes de cair na estrada é importante tomar alguns cuidados com a casa que vai ficar vazia durante o período.

Separamos algumas dicas para evitar problemas ou excesso de trabalho em casa na volta das férias.

Faxina de férias

Mesmo que você vá viajar, tire um dia para fazer aquela faxina. Limpe os vidros, lave os banheiros, deixe os armários abertos para ventilar por um tempo. Aproveite para tirar as malas que estão guardadas e deixá-las tomando ar antes de usar.

Limpe a geladeira

E se a luz acabar por um tempão enquanto você estiver fora? Não deixe na geladeira nada que possa estragar e se tornar um enorme problema quando você voltar. Congele o que for possível e descarte os alimentos que apodrecem rápido, como carnes.

Uma geladeira abrindo
Aproveite para verificar os alimentos que estão na despensa ou nos armários, e não deixe nada que esteja com a data de validade próxima.

Tire o lixo

Lixo acumulado por muitos dias pode, no mínimo, encher sua casa de mau cheiro – sem falar em insetos desagradáveis, como baratas, que podem aparecer e se proliferar durante a sua ausência.
Por isso, verifique se todos os lixos estão vazios antes de sair.

Tire tudo da tomada

Aparelhos eletrônicos que podem queimar em caso de pane elétrica ou tempestades com raios devem ser desligados. Tire da tomada o micro-ondas, a máquina de lavar, TV, cabos do computador. Deixe na tomada apenas o que for imprescindível, como a geladeira – e certifique-se de que o fio terra está bem instalado.

Cuidado com vazamentos

Vale a pena desligar também os registros de água e a válvula de gás. Assim, você evita voltar de viagem e encontrar sua casa alagada ou, pior, cheia de gás, que pode causar acidentes graves.

Feche bem as janelas

Outra coisa que pode acontecer em caso de chuva forte, além de queimar eletrodomésticos, é entrar água pelas janelas e molhar o chão e os móveis. Vede todas as janelas e feche os vidros para evitar o problema.

Babá para as plantas

Se for se ausentar por muito tempo, peça a alguém que vá até sua casa para regar as plantas. Se enchê-las de água de uma vez para compensar os próximos dias você corre o risco de matá-las.

Agora é só fazer as malas e aproveitar as suas merecidas férias sem se preocupar com a casa, que vai estar em perfeito estado para quando você voltar cansado e louco para dormir na sua própria cama. Boa viagem e aproveite bastante!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!