Imagem

Geladeira fazendo barulho: O que pode ser?

Geladeira fazendo barulho: O que pode ser? 

Uma característica que a maioria dos aparelhos domésticos têm em comum é o fato de emitirem algum tipo de ruído.  

Alguns mais baixos, outros frenéticos ou até mesmo um tanto irritantes como o barulho popularmente conhecido como “geladeira estalando”. 

Considerando isso, já podemos afirmar que essa emissão sonora não se trata necessariamente de algum problema, pois como dito antes, é algo comum. Se você quer saber mais sobre o que pode estar causando o barulho da geladeira, confira abaixo. 

Porque a geladeira estala ou está fazendo barulho? 

A resposta não é apenas uma, pois existem alguns motivos para você estar ouvindo ruídos como estalos, por exemplo. 

Se a sua geladeira está estalando ou fazendo outros ruídos, o motivo pode ser um dos prováveis fatores: 

Estalos: 

Se você ouvir a sua geladeira estalando durante o dia, não precisa se preocupar, pois não é nenhuma peça solta ou algo do gênero, é apenas o gelo se desprendendo das paredes da sua geladeira. 

Ruído do compressor: 

É bastante normal que o compressor da sua geladeira faça barulho. Vale lembrar que pode ocorrer que ele esteja mal instalado e pode ser que a vibração esteja maior do que o normal. Nestes casos, é melhor pedir ajuda para um profissional especialista. 

Ruído de expansão de gás: 

Se você ouvir um barulho parecendo que está enchendo um balão, está tudo bem. É um ruído normal do sistema de refrigeração da sua geladeira. 

Para evitar que apareçam mais ruídos, não se esqueça de manter os pés niveladores regulados. 

Geladeira fazendo barulho: O que pode ser?

Geladeira fazendo barulho: O que pode ser?

Geladeira fazendo barulho: como resolver? 

Além das situações mencionadas acima, existem outras causas para a sua geladeira estar fazendo barulho, conheça as possíveis soluções: 

Instalação em local inadequado: 

Troque sua geladeira de lugar, mas antes leia no manual qual é o melhor local e a forma correta de instalá-la e confira como transportar a geladeira da forma correta. 

Prateleiras e gavetas trepidando: 

Retire e recoloque a prateleira ou gaveta, em seguida, coloque algum alimento em cima da prateleira, dentro da gaveta, ou redistribua os que já estão ali para eliminar a trepidação. Confira dicas para organizar a sua geladeira. 

Sua geladeira frost free faz muito barulho? 

Se você possui uma geladeira frost-free, provavelmente já ouviu alguns ruídos também.  

Eles são causados pelos dois ciclos de congelamento presentes no motor: um ciclo frio, de refrigeração, que congela e mantém os alimentos em temperaturas baixas e outro quente que impede a formação de cristais de gelo nas paredes do congelador. 

Essa frequente alternância de ciclos gera contrações e dilatações constantes resultando na fricção entre as moléculas dos materiais da geladeira e com isso os ruídos. 

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico. 

 

 

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: