Imagem

O que pode colocar no micro-ondas?

Uma coisa é fato: o micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais facilitam o nosso dia a dia. Seja para esquentar o leite de manhã, preparar o almoço ou apenas aquecer um prato pronto, o micro-ondas é o queridinho por sua rapidez e praticidade. Mas você sabia quem nem tudo pode ser aquecido nele? Alguns materiais e alimentos são incompatíveis com as ondas eletromagnéticas do aparelho e, se usados, podem acabar causando acidentes. Para facilitar, a gente te mostra o que você pode colocar no micro-ondas.

O que PODE ir no micro-ondas:

Alguns materiais são superseguros para serem usados no micro-ondas, se você estiver na dúvida sobre qual usar, opte por um desses:
● Cerâmica vitrificada
● Papéis absorventes
● Plástico apropriado para o uso em micro-ondas
● Porcelana e louça (exceto aquelas que possuem detalhes metalizado)
● Vidros comuns
● Vidros refratários

Pode colocar vidro no micro-ondas?

Uma dúvida frequente é se pode colocar vidro no micro-ondas. Vidro é um material resistente, porém, dê preferência para os apropriados, principalmente os temperados, eles resistem mais a temperaturas mais altas. Mas não abuse!

Pode colocar isopor no micro-ondas?

Não pode. Infelizmente o isopor libera algumas substâncias que são prejudiciais a nossa saúde. Por essa razão, sempre transfira o alimento para um recipiente que pode ser aquecido no micro.

O que NÃO PODE ir ao micro-ondas:

• Garrafa térmica
• Isopor
• Metais no geral
• Papel de alumínio
• Papel comum
• Plásticos impróprios para o uso em micro-ondas
• Pratos com detalhes metálicos
• Embalagens de comida chinesa
• Sacos de padaria, pois podem pegar fogo

Além disso, é importante lembrar que ligar o micro-ondas sem nada dentro também é um perigo, uma vez que o aparelho absorve as próprias micro-ondas e pode ter seus componentes danificados e até explodir.

Alimentos e materiais que merecem cuidados no micro-ondas

Alguns alimentos e materiais podem ser utilizados no micro-ondas, mas com certos cuidados.

Alimentos com pele, casca ou membrana

Tomate, batata, linguiça, salsicha, pimentão, etc. Esses alimentos devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao micro-ondas. Caso contrário, poderão explodir.

Embalagens fechadas

Quando nos perguntamos o que pode ir no micro-ondas sempre pensamos em como as embalagens devem estar. O recomendado é deixar as embalagens ou potes com tampa entreabertos para evitar o risco de explosão.

Alimentos com pouca umidade como pão, amendoim, etc.

Este tipo de alimento deve ficar pouco tempo no micro-ondas, apenas o suficiente para o aquecimento. Por não terem umidade, se ficarem por muito tempo dentro do aparelho, poderão incendiar-se.

Mamadeiras

Nunca aqueça a mamadeira com o bico no micro-ondas, pois ele pode entupir e causar uma explosão.

Ovos

Os ovos com casca ou inteiros não devem ser aquecidos nem preparados no micro-ondas. Mas você pode fazê-los no aparelho, veja por exemplo como preparar um ovo no micro-ondas.

Agora que você já sabe o que pode ou não ser colocado no eletrodoméstico, que tal aprender a descongelar carne no micro-ondas? Com certeza alguma vez você já esqueceu de tirar a carne do congelador e ficou sem almoço, mas você sabia que é possível descongelar carne no micro-ondas?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!