Imagem

A roupa encolheu na lavagem: e agora?

Ver uma roupa novinha ou até mesmo aquela sua peça favorita encolher depois de lavar é uma situação desagradável. Para evitar que isso aconteça, é importante entender por que algumas roupas encolhem, quais os tecidos que estão mais suscetíveis a encolher e também o que você pode fazer para reverter a situação e desencolher as peças. Abaixo, explicamos tudo direitinho e separamos algumas dicas preciosas que vão facilitar o seu dia a dia.

Por que algumas roupas encolhem quando são lavadas?

Para fabricar roupas, a indústria “estica” as fibras naturais que compõem tecidos como algodão, lã e linho. Quando as peças são lavadas, elas podem encolher porque a água faz com que as fibras voltem para o seu estado normal. Roupas feitas de tecidos sintéticos não costumam encolher porque as fibras não passam por essa transformação.

Outra coisa que pode encolher suas roupas é a secadora. Temperaturas muito altas têm esse efeito sobre roupas feitas com tecidos de fibras naturais – e o mesmo vale para lavagem em água quente.

Alguns tecidos, como jeans e moletom, por exemplo, podem encolher na primeira lavagem e depois, com o uso, “lacear” e voltar ao normal. No entanto, isso não vale para todos os tipos de roupa.

O que fazer quando as roupas encolhem?

Se a sua roupa encolheu na lavagem, você pode fazer com que ela volte ao tamanho normal usando alguns truques.

Antes de qualquer coisa, coloque a roupa no corpo e deixar que ela laceie um pouco. Se não funcionar, existem duas maneiras de tentar reverter o encolhimento:

Água e amaciante

Em um balde, junte uma parte de amaciante para quatro partes de água morna. Deixe a peça que encolheu de molho nesta mistura. No dia seguinte, enxágue bem e, sem torcer, coloque a roupa para secar bem esticada no sol. O amaciante é um produto que pode danificar seriamente as fibras dos tecidos, portanto, não deixe de enxaguar muito bem as peças antes de estender para manter a qualidade das suas roupas.

Balde com água morna e amaciante, com roupa de molho por um dia

Bicarbonato e vinagre

Essa mistura milagrosa ajuda a clarear roupas brancas, a tirar manchas e pode, ainda, salvar suas roupas encolhidas. O primeiro passo é dissolver duas colheres de sopa bem cheias de bicarbonato de sódio em dois litros de água quente e deixar a peça de molho por aproximadamente duas horas. Depois disso, enxágue bem em um balde de água com um copo de vinagre branco.

Balde com dois litros de água quente e bicarbonato, com roupa de molho por 2h

Como evitar que as roupas encolham na lavagem

Prevenir é melhor do que remediar, certo? Veja abaixo dicas de como lavar roupa e não encolher e saiba quais são os três cuidados que você pode tomar.

  1. Evite lavar roupas feitas com tecidos de fibras naturais em água quente, pois são tecidos que encolhem ao lavar;
  2. Leia as etiquetas as roupas para saber se você pode ou não colocá-las na secadora;
  3. Se usar a secadora, cuidado com a temperatura: muito calor pode encolher as peças.

Com isso, você não vai estragar suas roupas favoritas e ainda vai fazer com que elas durem por muito mais tempo!

Uma boa maneira de cuidar melhor das suas roupas é escolher uma máquina de lavar que atende a todas as suas necessidades. Leia mais sobre como escolher a lavadora ideal.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!