Qual a temperatura ideal da geladeira

Qual a temperatura ideal da geladeira

Para resfriar os alimentos da maneira correta e poder aproveitar todas as funções da sua geladeira da melhor forma é preciso estar atento a alguns detalhes, como a temperatura ideal da sua geladeira. Você não quer seus alimentos congelados nos dias frios nem as suas bebidas mornas nos dias quentes, não é mesmo?

A sua geladeira tem níveis de refrigeração que devem ser alterados de acordo com diferentes fatores internos e externos. Para facilitar seu dia-a-dia a gente te mostra aqui qual a temperatura ideal da geladeira para cada situação:

Nível 1 – resfriamento mínimo

Esta é uma posição ideal para os dias mais frios, isto é, aqueles abaixo de 18ºC. Essa opção também é boa para quando a sua geladeira está com poucos itens e com uso baixo, quando você faz poucas aberturas da porta.

Nível 2 e 3 – resfriamento médio

Esta posição é ideal para o dia a dia, quando a sua geladeira está com a capacidade média de armazenamento e a temperatura externa está numa média, entre 18ºC e 30º. O recomendado é deixá-la entre as posições 2 e 3 quando você está com uma capacidade ok de produtos dentro do refrigerador e com aberturas normais da porta.

Legumes no cesto na geladeira Consul

Nível 4 – resfriamento máximo

Esta é a temperatura ideal da geladeira para aqueles dias super quentes de verão, acima de 30ºC, em que a geladeira está cheia e acontecem várias aberturas de porta. Esse modo também é perfeito para os dias de festa, quando a geladeira está lotada e o abre e fecha da porta se torna mais comum.

Nível 5 – Super Frio ou Turbo

Já se você precisa de um resfriamento rápido para os alimentos e bebidas, a posição Super Frio ou Turbo deve ser acionada. Ela também é perfeita para quando você chega do mercado com muitas compras que precisam ser refrigeradas ou ainda para momentos de festa, quando ocorrem muitas aberturas de porta e as bebidas precisam estar sempre geladas.

Lembre-se que a função turbo é especial e ela funciona de 1 a 3 horas. Ela deve ser usada nesses momentos especiais, em que você precisa daquela ajuda extra de sua geladeira.

Itens internos da geladeira consul

Onde altero a temperatura de minha geladeira?

Isso pode variar conforme o seu modelo de refrigerador. Há modelos que possuem o controle de temperatura em sua parte interna, ali próximo da iluminação; já outros modelos que possuem o controle digital na parte externa. Além disso, há o controle do freezer, que geralmente fica no fundo desse compartimento.

geladeira com painel eletrônico externo para controle da temperatura

Geladeira Consul Frost Free Duplex com um Painel Eletrônico Externo

Por exemplo, na nossa Geladeira Consul Frost Free Duplex 410 litros com Espaço Flex CRM50HB, o controle tanto da temperatura do refrigerador quanto do freezer está localizado na parte interna. Já a Geladeira Consul Frost Free Duplex 450 litros com Espaço Flex CRM56HK conta com um Painel Eletrônico Externo, onde você controla a temperatura de seu refrigerador sem a necessidade de fazer a abertura da porta – nesse modelo, o controle de temperatura do freezer continua sendo interno.

onde mudar a temperatura da geladeira

Controle interno de temperatura da Geladeira Consul Frost Free Duplex

A sua geladeira está preparada para todas as estações

Com essas dicas de uso de cada nível de temperatura fica mais fácil você entender as demandas de sua geladeira. É preciso ficar de olho na relação entre a sua geladeira, as estações do ano e os usos que você faz em casa, assim você consegue ter uma performance mais completa de seu refrigerador e ainda não sobrecarrega ele – o que aumenta a vida útil de seu produto e ajuda na economia de energia!

Agora que você já sabe a temperatura ideal da sua geladeira, que tal aprender como organizar a geladeira da melhor maneira? Dá uma olhada aqui que a gente Facilita para você.

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: