
A receita de carne louca é um clássico das casas brasileiras: saborosa, suculenta e servida no pão francês, é um sucesso em qualquer festa, aniversário ou reunião de amigos. Para que você aprenda a fazer a receita básica de forma fácil em casa, ensinamos aqui o passo a passo de como fazer carne louca.
Antes de começar, é importante definir: qual o melhor tipo de carne para fazer a carne louca? Aqui em nossa receita usamos o coxão duro, porém você pode escolher diferentes cortes de carne que sejam mais firmes e que fiquem bem desfiadas após cozinhar na panela de pressão. Acém, músculo, coxão mole, lagarto, alcatra e até costela podem ser utilizadas. De todo modo, mudando a carne escolhida, a receita segue a mesma estrutura, alterando apenas o tempo de cozimento.

Agora vamos lá, separe os ingredientes e mãos à obra:
Receita de carne louca
Ingredientes
- 1,5 kg de coxão duro
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimentão vermelho ou amarelo
- 2 tomates
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 sachê de molho de tomate
- Salsinha, cebolinha ou coentro a gosto
- Azeite para refogar
- Sal a gosto

Modo de preparo
- Comece cortando a carne em pedaços grandes e leve para a panela de pressão. Doure ela em um fio de azeite, isso dará um sabor especial a sua carne.
- Cubra com água até o nível da carne e leve ao fogo médio. Deixe a carne cozinhar por cerca de 40 minutos depois que pegar pressão, em fogo baixo.
- Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Depois disso, reserve a água do cozimento e desfie a carne com um garfo.
- Pode ser na panela de pressão mesmo ou em outra panela de sua preferência: comece refogando no azeite a cebola e o alho.
- Na sequência, adicione o pimentão e o tomate. Pode adicionar também as três colheres de shoyu.
- Separe um pouco da água do cozimento e dissolva o tablete de tempero de carne e misture isso ao refogado.
- Na sequência, adicione a carne desfiada e o molho de tomate.
- Siga mexendo e adicione a água do cozimento da carne aos poucos, até que você perceba que o seu molho está bem encorpado.
- Vá experimentando o molho da carne louca e adicione a quantidade de sal necessária – lembre-se que o tempero e o shoyu já ajudam a deixar a comida salgada, então não precisa adicionar muito sal, apenas uma pitadinha.
- Deixe o molho apurar e finalize com o tempero verde de sua preferência, pode ser cebolinha, salsinha ou coentro.
- Sirva a carne dentro do pão francês, uma delícia!
Dica: você pode acompanhar a sua carne louca com uma salada, pode ser alface ou mesmo repolho e tomate picadinho, dá um sabor extra e ainda é uma forma divertida de incluir verduras e legumes na alimentação do dia a dia.
O bom da receita de carne louca é que ela pode ser preparada de véspera e apenas aquecida na hora de servir, o que é excelente para festas infantis, picnics, passeios escolares e até mesmo aquele jantar divertido em casa.
Veja também: Receitas para crianças – 8 opções simples e divertidas