Imagem

Tipos de cerveja e a temperatura ideal de cada uma delas

Se você adora cerveja, deve saber que existe uma especial para cada ocasião. Seja para um churrasco com os amigos, um jantar mais elaborado ou um dia na praia, existem diversos tipos de cerveja com suas características específicas e diferentes possibilidades de harmonização. Para Facilitar a gente te mostra quais são esses principais tipos:

Tipos de cerveja

Lager

Este tipo é mais presente nas cervejas da Alemanha e República Tcheca. Com baixa fermentação, tem sabor e aromas que remetem ao malte e lúpulo, com amargor e aromas florais.

Pilsen

Também conhecida como Pilsner, é o estilo mais comum entre os brasileiros. De leve amargor, são mais claras, pouco encorpada e suaves, com baixo teor alcoólico.

Indian Pale Ale

Conhecida como IPA, esta é uma cerveja com alto teor alcoólico e amargor. Com aromas cítricos e bastante colarinho, nasceu das necessidades dos colonos ingleses na Índia ao transportar lúpulo e malte nos navios.

Bock

De origem alemã, é uma cerveja mais encorpada, bastante maltada e com o teor alcoólico elevado. Ela é caracterizada pela sua cor avermelhada.

Ale

Por serem cervejas de alta fermentação, as tipo Ale, tem aromas característicos de frutas e especiarias, sendo uma das mais perfumadas. Ah, as cervejas deste tipo são originarias da Bélgica e Inglaterra.

Weissbier

Em alemão, weissbier significa cerveja branca e essa é a cor característica deste tipo de cerveja. Clara, tem aromas característicos de banana e cravo e uma espuma branca e mais densa que a pilsen.

Temperatura certa

Você sabia que cada tipo de cerveja tem uma temperatura ideal para armazenamento? Sim, as cervejas mais leves como as pilsen e lager, por exemplo, se dão muito bem nas temperaturas mais baixas, de- 2°C a -4°C, principalmente nos dias mais quentes. E, além do tipo de cerveja, o clima externo também influencia na temperatura ideal que a cervejeira deve estar.

Tipos de cerveja, como armazenar

Para Facilitar para você, criamos uma tabela que te ajuda na hora de selecionar a temperatura ideal para as suas cervejas, dá uma olhada:

Temperatura

Condições de Uso

Consumo de Cerveja

Tipo de Cerveja

-4°C / -2°C Dias quentes (30° C ou mais), cervejeira totalmente carregada e uso intenso (abertura várias vezes ao dia) Temperatura negativa, por volta de -4°C: cerveja muito gelada Cervejas leves: pilsen, lager, draft
0°C Dias amenos (entre 18°C e 30° C), cervejeira parcialmente carregada e condições normais de uso Temperatura por volta de 0°C: cerveja gelada Cervejas extras: pale ale, bock, cervejas extra malte
3°C / 5°C Dias frios (abaixo de 18° C),poucas cervejas armazenadas e poucas aberturas da porta por dia Temperatura por volta de 5°C: cerveja refrescada Cervejas especiais: weiss, stout, strong ale, trapistte

Ah, uma dica para deixar a sua cerveja na temperatura perfeita é deixá-las gelando por, pelo menos 24 horas antes do consumo. Então já sabe, quando for marcar aquele churrasco com os amigos, se programe e compre as cervejas um dia antes!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários