Imagem

Tipos de cerveja e a temperatura ideal de cada uma delas

Se você adora cerveja, deve saber que existe uma especial para cada ocasião. Seja para um churrasco com os amigos, um jantar mais elaborado ou um dia na praia, existem diversos tipos de cerveja com suas características específicas e diferentes possibilidades de harmonização. Para Facilitar a gente te mostra quais são esses principais tipos:

Tipos de cerveja

Lager

Este tipo é mais presente nas cervejas da Alemanha e República Tcheca. Com baixa fermentação, tem sabor e aromas que remetem ao malte e lúpulo, com amargor e aromas florais.

Pilsen

Também conhecida como Pilsner, é o estilo mais comum entre os brasileiros. De leve amargor, são mais claras, pouco encorpada e suaves, com baixo teor alcoólico.

Indian Pale Ale

Conhecida como IPA, esta é uma cerveja com alto teor alcoólico e amargor. Com aromas cítricos e bastante colarinho, nasceu das necessidades dos colonos ingleses na Índia ao transportar lúpulo e malte nos navios.

Bock

De origem alemã, é uma cerveja mais encorpada, bastante maltada e com o teor alcoólico elevado. Ela é caracterizada pela sua cor avermelhada.

Ale

Por serem cervejas de alta fermentação, as tipo Ale, tem aromas característicos de frutas e especiarias, sendo uma das mais perfumadas. Ah, as cervejas deste tipo são originarias da Bélgica e Inglaterra.

Weissbier

Em alemão, weissbier significa cerveja branca e essa é a cor característica deste tipo de cerveja. Clara, tem aromas característicos de banana e cravo e uma espuma branca e mais densa que a pilsen.

Temperatura certa

Você sabia que cada tipo de cerveja tem uma temperatura ideal para armazenamento? Sim, as cervejas mais leves como as pilsen e lager, por exemplo, se dão muito bem nas temperaturas mais baixas, de- 2°C a -4°C, principalmente nos dias mais quentes. E, além do tipo de cerveja, o clima externo também influencia na temperatura ideal que a cervejeira deve estar.

Tipos de cerveja, como armazenar

Para Facilitar para você, criamos uma tabela que te ajuda na hora de selecionar a temperatura ideal para as suas cervejas, dá uma olhada:

Temperatura

Condições de Uso

Consumo de Cerveja

Tipo de Cerveja

-4°C / -2°C Dias quentes (30° C ou mais), cervejeira totalmente carregada e uso intenso (abertura várias vezes ao dia) Temperatura negativa, por volta de -4°C: cerveja muito gelada Cervejas leves: pilsen, lager, draft
0°C Dias amenos (entre 18°C e 30° C), cervejeira parcialmente carregada e condições normais de uso Temperatura por volta de 0°C: cerveja gelada Cervejas extras: pale ale, bock, cervejas extra malte
3°C / 5°C Dias frios (abaixo de 18° C),poucas cervejas armazenadas e poucas aberturas da porta por dia Temperatura por volta de 5°C: cerveja refrescada Cervejas especiais: weiss, stout, strong ale, trapistte

Ah, uma dica para deixar a sua cerveja na temperatura perfeita é deixá-las gelando por, pelo menos 24 horas antes do consumo. Então já sabe, quando for marcar aquele churrasco com os amigos, se programe e compre as cervejas um dia antes!

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

26 comentários

Avatar Genérico

  • Avatar Roseli

    Posso colocar garrafas de vinho e de vodka na minha cervejeira , se sim qual a temperatura ideal

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Opa, não recomendamos que guarde esses tipos de bebidas na cervejeira. Pois elas precisam de um produto com a temperatura adequada para atingirem a temperatura correta.

  • Avatar Osmar

    E pra latas até qual temperatura posso deixar pra não congelar?

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Em dias muito quentes, o ideal é que as deixe em uma temperatura por volta de – 4 graus. 🙂

  • Avatar VINICIUS STORTI

    Boa Tarde, coloquei 36 latas de cerveja Skol (sem gelo) no dia 25/02/2019 na minha cervejeira a -4ºC, ontem dia 28/02/2019, fui consumi-las, e as mesmas estavam congeladas
    O que ocorreu nesse caso ?
    Aguardo retorno. Obrigado.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Olá, Vinicius! Eita, foi mal por isso. Realmente não é nosso padrão de qualidade. Explica mais detalhes pra gente no inbox do Facebook? Acessa por aqui https://bit.ly/2TzBCGV.

  • Avatar Leandro Nicoletti

    Boa tarde.
    Se eu deixar a -4C, cervejas de garrafa (600 ml ou 300 ml) vão sair brancas?
    Obrigado.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Boa tarde, Leandro! Não entendemos sua dúvida, pode falar com a gente pelo Facebook? Vem por aqui https://bit.ly/2TzBCGV.

  • Avatar Ivan Costa

    Boa noite;
    Comprei uma cervejeira e chegou hoje, comprei um mix de cervejas, entre Devassa, Proibida, Budweiser, Skol e Heineken, todas puro malte, qual temperatura ideal para manter sem risco de congelar/estourar?

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Ivan, foi pensando em cervejeiros modernos, como você, que preparamos um guia completinho de dicas, se liga //bit.ly/2KQPhGH. E aqui nesse artigo //bit.ly/2LvCLN6, contamos com mais detalhes sobre a temperatura ideal pra cada tipo de breja. Pra curtir demais, pega as dicas e não deixa de avisar quando o encontrinho vai rolar, hein! 😜🤙

  • Avatar Rogerio

    Olá
    Gostaria de saber se no dia a dia sem consumo seria bom deixar na temperatura máxima, devido ao consumo. Minha preocupação é deixar nos -4 e o consumo ficar alto.
    Desta forma só deixaria quanto fosse consumir.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Pode diminuir a temperatura, Rogerio! Indicamos que aumente a temperatura apenas se você for abrir muito a porta da sua cervejeira, beleza?

  • Avatar Waléria melo

    Boa tarde, tenho uma cervejeira consul e esta semana esta congelando as cervejas em lata 269ml(chamada aqui em Goiás de palito), tem poucas unidades, pelo que li aqui pode ser por isso, além de que no último mês a temperatura está entre 19 e 28 graus. Porém gostaria de saber se o nivelamento pode influenciar nesse congelamento, pois notei que a cervejeira esta desnivelada com o
    piso , um lado mais baixo que o outro, e justamente o lado mais alto em relação ao piso é onde estavam as latas que congelaram, do outro lado não congela.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Oi, Waléria! Nesse caso, indicamos que você chame um técnico autorizado pra avaliar o seu produto, ok? Entra por aqui para agendar //bit.ly/31JSFZO.

  • Avatar Cleber

    Posso deixar a cervejeira ligada direto no -4 ou no -2 sem congelar as cervejas

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Cleber, caso você não esteja usando sua cervejeira, se a porta estiver sendo pouco aberta, você pode aumentar um pouco a temperatura, beleza? Se precisar, pode chamar a gente!

  • Avatar Murilo

    Coloquei 12 cervejas de 600 e 24 long neck.
    Comprei no quente e coloquei na cervejeira no -4, depois de 48 horas tirei 3 empedrada .
    Isso é normal? Acho que tem algo de errado, porque a propaganda dela diz que não empedra.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Olá, Murilo! Eita, foi mal por isso. Realmente não é nosso padrão de qualidade. Explica mais detalhes pra gente no inbox do Facebook? Acessa por aqui https://bit.ly/2TzBCGV.

  • Avatar Carlos

    A cervejeira estando em -2ºC, quanto tempo, em média, demora p/ chegar a -4ºC?

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Até 3 horas, Carlos!

  • Avatar Edgar

    Tenho um frizer e preciso de alguns toque sobre temperatura da minha cervejeira pois tenho dega

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Beleza, Edgar. Chama a gente no inbox do Facebook pra falar pra gente do que você precisa! É so entrar por aqui https://bit.ly/2TzBCGV.

  • Avatar Matheus

    Minha cervejeira está congelando algumas latas! E deixo a 0 graus. Esta com problema?

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Oi, Matheus! Você já deu uma olhada nas condições de uso no guia rápido? Indicamos que deixe em 0ºC, em dias amenos (entre 18° C e 30° C), cervejeira parcialmente carregada e condições normais de uso, se for gelar cervejas pale ale, bock e extra malte. Mas, são apenas sugestões, tá certo? Ah, isso vai depender da temperatura ambiente e se você estiver abrindo muito a porta. Se mesmo assim não funcionar, chama a gente no Facebook, ok?

  • Avatar Elton

    Minha cervejeira qdo coloco em menos 4 tah congelando ☹☹☹☹

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Oi, Elton! Você já deu uma olhada nas condições de uso no guia rápido? Indicamos que deixe em 0ºC, em dias amenos (entre 18° C e 30° C), cervejeira parcialmente carregada e condições normais de uso, se for gelar cervejas pale ale, bock e extra malte. Mas, são apenas sugestões, tá certo? Ah, isso vai depender da temperatura ambiente e se você estiver abrindo muito a porta. Se mesmo assim não funcionar, chama a gente no Facebook, ok?