Imagem

Ar-condicionado 220v funciona em rede 110v?

Todo mundo, pelo menos uma vez, já comprou um eletrodoméstico sem se preocupar com a voltagem e só percebeu que o aparelho não funcionou na tomada quando tentou usá-lo. Isso se você não for muito azarado e tiver o equipamento queimado.

Bom, a parte boa é que a grande maioria dos modelos de ar-condicionado são fabricados para redes de 220v. Mas mesmo assim, sempre bate uma dúvida: será que o ar-condicionado 220v funciona em rede 110v?

Funciona ou não funciona?

Se você chegou em casa, tentou ligar o aparelho de 220v em uma rede de 110v, ele provavelmente não vai dar o mínimo sinal de vida. Mas o contrário, ligar um ar-condicionado de 110v em uma rede de 220v, vai fazer com que ele receba mais energia do que pode suportar e com certeza vai queimar.
Então, a melhor coisa é usar o produto na voltagem correta. Assim você não gasta energia demais, e nem sai com o prejuízo de algum aparelho queimado.

Outros cuidados com a sua rede elétrica

E para cuidar das nossas coisas, claro que todo cuidado é pouco. Por isso, há também outros cuidados para a instalação de um ar-condicionado que pode nos proteger de futuras dores de cabeça.

Antes de mais nada, verifique se a carga elétrica é compatível com o seu produto.

Procure sempre ter um disjuntor ligado junto com o seu ar-condicionado e a rede elétrica. Isso garante que, a qualquer sinal de curto, o disjuntor se desarme e corte a energia.

Ah, vale lembrar que o disjuntor deve ser exclusivo. Assim seu produto fica ainda mais protegido de qualquer dano.

E usar uma tomada exclusiva também faz parte dos cuidados básicos. Parece bastante óbvio, mas o uso de “T” em tomadas é bastante comum no Brasil. O problema é que o seu ar-condicionado já exige bastante da rede elétrica. Quanto menos interferências, melhor!

Tomada

Transformador de 110v para 220v para ar condicionado

Muita gente prefere adicionar um transformador na ligação do ar-condicionado com a energia elétrica. Para quem não conhece, um transformador consegue alterar a voltagem de uma tomada. Mas, por ele ser mais um obstáculo para a rede elétrica funcionar perfeitamente e comprometer a vida útil do seu ar-condicionado, achamos melhor não arriscar.

Isso se dá porque a durabilidade do seu aparelho é muito maior do que de um transformador, ou seja, se o transformador precisar ser trocado e você não perceber, quem sai prejudicado é o seu eletrodoméstico.

Ninguém quer gastos demais na conta de luz, nem uma chance de algum curto circuito, né?

Por isso, nossa principal dica é garantir que exista uma tomada 220v na sua casa e que todos os aparelhos dessa voltagem, incluindo o seu ar-condicionado, sejam ligados corretamente.

Agora que você já descobriu se o seu ar-condicionado 220v funciona em rede 110v, aproveite e descubra os segredos de um ar-condicionado econômico.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!