Imagem

Como cozinhar legumes no micro-ondas

Você sabia que é possível cozinhar diversos tipos de legumes no micro-ondas em poucos minutos? Por ser uma maneira muito prática de cozinhar, vai te ajudar a consumir mais legumes no dia a dia e manter uma alimentação mais saudável. Veja o nosso passo a passo:

1. Lave os legumes

É importante lavar bem os legumes antes de cozinhá-los, seja qual for o método. Especialmente se eles não forem orgânicos e se você for utilizá-los com a casca.

2. Corte os legumes

O corte vai depender da utilização do legume. Você pode cortar em cubos pequenos ou grandes, palitos, rodelas ou até mesmo cozinhá-los inteiros. Quanto menor o corte, mais rápido será o cozimento. É importante fazer um corte uniforme para que todos cozinhem por igual.

3. Utilize recipientes apropriados para micro-ondas

Os recipientes mais seguros para o micro-ondas são o vidro, a porcelana e a cerâmica, desde que não tenham detalhes metálicos. Nunca use metais. Plásticos devem ter uma composição específica para uso em micro-ondas (procure a indicação na embalagem).

Coloque os legumes no recipiente escolhido e cubra com um filme plástico específico para uso no micro-ondas. Faça alguns furos para deixar o vapor escapar.

Tabela de tempo de cozimento

Veja nossa tabela de tempo de cozimento e quantidade de água necessária para cozinhar uma tigela grande de chuchu, abobrinha, vagem, brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba ou mandioca:

Legume Quantidade de água Tempo de cozimento*
chuchu e abobrinha não precisa de água 4 a 6 minutos
vagem, brócolis e couve-flor 4 colheres (sopa) 10 minutos
cenoura ½ copo 10 a 12 minutos
beterraba 1 copo 15 minutos
mandioca cubra com água 15 minutos

*Para legumes cortados em pedaços médios

É importante sempre parar o cozimento na metade do tempo e mudar a posição dos legumes para que cozinhem por igual. É possível que você precise de um pouco menos ou um pouco mais de tempo. Vai depender da qualidade dos legumes e da potência do meu micro-ondas. Com a ajuda de um garfo, você pode verificar o ponto de cozimento.

Agora que você já sabe cozinhar legumes no micro-ondas, aprenda como cozinhar batata doce no micro-ondas.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!