Imagem

Como fazer a conversão de fogão de GLP para Gás Natural?

Você sabia que os fogões saem de fábrica prontos para serem usados com GLP – o gás de botijão? Se na sua casa você tem gás natural, aquele já encanado, vamos te contar como fazer a conversão do seu fogão de GLP para gás encanado.

Qual é a diferença entre GLP e Gás Natural?

GLP

Diferença entre gás GLP e natural

GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, o que habitualmente chamamos de gás de botijão. Mais encontrado no Brasil, é um gás mais pesado, com a chama menos estável que o natural, mas também é mais fácil de ser armazenado e transportado.

Gás Natural

Diferença entre gás GLP e natural

É o gás encanado, que vem direto da rua. Mais prático e seguro, pois você não precisa ter um botijão dentro de casa, ele deixa a chama do seu fogão mais forte e estável por causa da sua pressão. Esse tipo de gás é mais encontrado nas grandes cidades.

Por que converter?

Como cada tipo de gás tem uma pressão diferente, se o seu produto não for adaptado, ele pode ter a performance comprometida, com baixo rendimento do forno e dos queimadores, além de expor a sua casa a riscos.

Como fazer a conversão?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que conversão não é o mesmo que instalação. Ao receber o fogão, primeiro você deve fazer a conversão de GLP para GN e só depois a instalação.

Para ambos os procedimentos, entre em contato com a Rede de Serviços Consul e agende uma visita técnica. Por questões de segurança, é de extrema importância que a conversão e a instalação sejam feitas por um profissional autorizado. Nunca tente fazê-los por conta própria.

Na Consul, até 90 dias após a compra, a mão de obra da conversão e da instalação é gratuita. O kit de conversão também é fornecido gratuitamente. No entanto, o kit de instalação deve ser adquirido à parte, e você pode comprá-lo na Loja Consul.

Fique atento: caso o agendamento seja feito após esses 90 dias, você terá que arcar com os custos da mão de obra e kits de conversão e instalação.

Se você ainda estiver na dúvida sobre qual é o gás da sua casa, entre em contato com a nossa central de atendimento ou procure a companhia de gás da sua cidade.

Document
Produtos Incluso
Kit de conversão
Mão de obra
de conversão
Kit de instalação
Mão de obra
de instalação

Por que não posso fazer sozinho a conversão do meu fogão?

Porque é perigoso! Quando se trata de gás, todo cuidado é pouco e uma conversão mal feita pode causar vazamento de gás, o que faz muito mal à saúde e pode até resultar em uma explosão.

Pronto. Conversão e instalação realizadas, agora é só curtir seu novo fogão e preparar suas receitas preferidas. 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!