Imagem

Como fazer tie dye em casa:

O  termo Tie dye de origem inglesa, é o processo conhecido pelo tingimento em tecidos que ao se espalharem criam estampas únicas e autênticas. Esse tipo de estampa vem ganhando espaço no mundo da moda e sendo considerada uma das tendências de 2020.

Sua popularidade também pode ser considerada pelo processo de criação da estampa tie dye, uma vez que você pode personalizar do jeito que mais gostar e também por serem super simples de fazer. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para te ensinar a como fazer tie dye nas suas roupas de vestir e de cama, sejam elas novas ou não, você vai poder dar uma repaginada nas suas peças trazendo essa tendência da moda.

Como fazer camiseta tie dye em roupa branca:

Primeiramente, é necessário preparar a sua peça, afinal é muito importante que a roupa esteja limpa para que a estampa não fique com falhas. Por isso, antes de tingir sua peça, lave-a com água e sabão neutro, deixe secar, mas não completamente, é necessário que a peça esteja um pouco molhada para você fazer a estampa. Além disso, você vai precisa de:

  • Uma camiseta de algodão branca
  • Tinta de tecido da sua preferência (se quiser uma estampa mais alegre, use mais de uma cor)
  • Água
  • Elástico ou prendedor de cabelo para amarrar

1º passo – dilua a tinta em água:

Para não aplicar a tinta de tecido direto na camisa e correr o risco de ficar uma mancha feia, é necessário diluí-la na água. Em uma garrafinha, coloque a tinta e água e misture bem, quanto menos água você colocar, mais forte a cor irá ficar, porém se você deseja criar uma estampa tie dye pastel coloque mais água do que tinta. 

2ª passo – amarração:

Você pode fazer diversos tipos de formatos para a sua estampa, neste tópico vamos te ensinar como fazer tie dye degradê, mas se quiser testar outros formatos continue lendo que também vamos te mostrar como fazer tie dye espiral.

A estampa tipo degradê , é super simples de fazer, você só vai precisa pinçar pequenos pedaços de tecido com os dedos e passar o elástico em volta para formar “bolinhas”. 

3º passo – tinja o tecido:

Depois de escolher o tipo de amarração, é hora de colorir os tecidos. Jogue devagar e aos poucos a tinta diluída em água em algumas partes aleatórias do tecido e deixe agir até atingir a cor que você queira.

4º passo – estampa pronta:

Depois de chegar no tom que você quer, é só lavar e deixar secar. Pronto! agora você já tem sua camiseta tie dye. 

Como fazer tie dye em camiseta preta ou colorida:

Essa dica que vamos dar vale tanto para as roupa pretas como para coloridas, afinal muitas vezes o tie dye feito com tinta de tecido nas peças com cores não se destaca tanto. Para fazer esse tipo de estampa, você vai precisar de:

  • Roupa de algodão preta ou colorida
  • Água sanitária diluída em água
  • Elásticos, barbantes ou prendedor de cabelo

1º passo – lave as suas peças:

Como falamos anteriormente é muito importante que a peça esteja limpa, para que a estampa não fique falhada. Contudo, depois de lavar com água e sabão, deixe secar e novamente molhe bem com água.

2º passo – amarrações:

Aqui também fica ao seu critério o tipo amarração, para esse tipo de peça vamos te ensinar a como fazer tie dye espiral, que é a amarração mais conhecida.

Para fazer o tie dye espiral é só esticar a sua camiseta em uma superfície, segurar o tecido pelo centro e ir torcendo até a peça ficar toda redonda – depois é só prender com os elásticos em formato de X, dividindo a peça em quatro partes.

3º passo – tinja a roupa:

Depois de fazer a suas amarrações, coloque 3 tampinhas de água sanitária em uma garrafa e misture com 2 tampas de água. Logo em seguida, coloque devagar e aos poucos essa mistura em algumas partes da peça e deixe agir até que fique do tom que você deseja.

4º passo – lave e deixe secar:

Por fim, é só lavar a peça para tirar o excesso de água sanitária e deixar secar para você tem sua roupa tie dye.

Como fazer tie dye em fronhas:

Você também pode deixar sua roupa de cama personalizada com essa tendência da moda. Para fazer tie dye em fronhas, você vai precisar de:

● Fronhas brancas o qualquer tecido que preferir
● Corantes de tecido em pó
● Duas formas
● Sal
● Água quente
● Batedor
● Cabide
● Ferro de passar

1º passo – dobre o tecido

Primeiro, dobre direitinho o tecido alternando os lados da dobra. Se você usar uma camiseta, por exemplo, pode torcê-la bem e finalizar com um nó.

2º passo – passe o tecido

Passe o tecido dos dois lados com o ferro de passar e em seguida, prenda-o no cabide.

3º passo – misture os corantes

Pegue as assadeiras e coloque um litros água fria em uma e mais um litro de água quente na outra. Na bandeja quente, coloque, aproximadamente, um copo de sal e misture bem o batedor. O sal tem que estar bem dissolvido.

Feito isso, despeje os corantes na água já salgada e misture com o batedor.

4º passo – tinja o tecido

Molhe o tecido dobrado na água fria e em seguida mergulhe na água com o corante até que o tecido pegue bastante cor.

5º passo – deixe o tecido secar

Após o tingimento, deixe o seu tecido secar por 24 horas. Você vai notar que ele ficará bem mais claro.

6º passo – lave a peça

Com a peça já seca, lave-a por uma ou duas vezes antes do uso para que o excesso de corante seja retirado completamente.

Para ver o passo a passo feito pela Chris Campos assista o vídeo:

Confira essa e mais dicas no blog da Chris Campos e também no canal do Youtube.

Ah! Não esqueça que as peças com estampa tie dye precisam de um cuidado especial, afinal por serem tingidas, elas podem acabar perdendo a cor muito rápido. Para isso não acontecer, confira o nosso conteúdo em que te ensinamos como lavar roupa sem desbotar.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!