Imagem

Como instalar forno de embutir elétrico

A reforma é a oportunidade perfeita para investir em um cooktop e em um forno de embutir elétrico. Isso porque, na hora de rever o projeto da sua cozinha ou espaço gourmet você pode separar o espaço ideal para cada um deles, seja em uma móvel vertical ou horizontal.

No entanto, mesmo com a cozinha planejada, alguns detalhes são importante na hora da instalação para garantir que o seu forno seja corretamente instalado.

Abaixo explicamos o passo a passo de como instalar um forno de embutir elétrico.

Pré instalação

Antes de mais nada, é preciso verificar o local onde o seu forno será instalado, que pode ser em um nicho em uma bancada, ou em um móvel construído especificamente para ele.

Local da tomada

Quando for fabricar o nicho do seu forno, dê uma atenção especial para o local da tomada. Ela precisa estar em perfeito estado, ser exclusiva para ligar o seu forno e estar acessível após a instalação. Assim você deixa o forno funcionando perfeitamente, além de ser seguro na prevenção de acidentes!

Vale lembrar que você vai precisar de um ponto de energia próximo, pois o eletrodoméstico deve ficar pelo menos um palmo de distância da tomada e lembrar que o fio não pode ficar muito esticado.

Voltagem

Se você ainda não comprou o forno, verifique antes de realizar a compra a voltagem de acordo com a sua tomada. Se já realizou a compra é preciso verificar se a voltagem do produto está de acordo ou se é necessário realizar uma conversão antes da instalação. Ao conectar um produto de voltagem diferente ao da sua rede elétrica pode haver um curto-circuito ou até mesmo, queima do eletrodoméstico.

Essa conversão de energia, pode ser feita através de um transformador. Mas antes de fazer qualquer alteração na rede elétrica da sua casa, é importante consultar um técnico eletricista.

Vemo um forno de embutir instalado. Surge uma tomada com a indicação de 220V.

Revestimento

Muita gente esquece de conferir e deixa passar um detalhe importante: os revestimentos da parede, móveis e outros aparelhos que ficarão perto do forno precisam ser resistentes ao calor.

Com várias horas de aquecimento, é normal que o calor do forno se espalhe para além do eletrodoméstico. Por isso, para não danificar seus móveis, paredes e os próprios componentes do forno, é importante que eles aguentem uma temperatura de, no mínimo, 95°C.

Um forno com pratos assando dentro e o texto: "Paredes e móveis precisam ser resistentes ao calor de no mínimo 95º"

Instalação do forno de embutir

A instalação do forno de embutir vai depender do tamanho do eletrodoméstico que você comprou. Por isso, checar as diretrizes do manual de instruções é mais do que necessário para que você consiga instalar o seu forno elétrico de embutir da maneira mais segura possível.

Cuide também para que o seu forno fique nivelado corretamente e verifique se o móvel que vai recebê-lo está devidamente reforçado. Todos estes detalhes vão fazer a diferença para que o seu eletrodoméstico funcione corretamente.

Porém, existem algumas boas práticas que você pode aplicar para qualquer instalação de forno, independente da marca.

Siga as indicações

Seguir as indicações das medidas é muito importante para garantir que a instalação seja feita corretamente. Ninguém quer um forno mal encaixado, torto ou sobrando para fora do móvel. Por isso, se a sua cozinha for planejada, não se esqueça de passar as medidas exatas do seu produto e as indicações do manual. O mesmo vale para o móvel planejado que vai receber o forno.

Fixe o seu forno corretamente

Depois da instalação, confira se o forno está bem fixado no móvel. Algum desnível ou então má fixação pode impactar no desempenho do produto e ainda comprometer a segurança dele e de todos em sua casa!

Últimas checagens

Forno instalado, é hora de fazer as últimas verificações.

Tome cuidado para que o fio de alimentação não fique pressionado ou em contato com partes quentes, isso pode danificá-lo e causar acidentes.
O mesmo vale para deixar ele apoiado em superfícies quentes. Lembre-se que o fio da tomada precisa estar em perfeito estado sempre!

Pronto, seguindo essas dicas e as instruções do manual do seu produto, o seu forno de embutir elétrico será instalado corretamente!

Já deu pra perceber que a instalação de um forno de embutir deve passar por vários processos para que ele funcione perfeitamente, né? Por isso, a nossa principal recomendação é chamar um técnico especializado. O profissional vai saber avaliar a melhor maneira de instalar o seu forno e garantir que tudo esteja funcionando corretamente!

Agora, se você tem um forno a gás, nós também já explicamos direitinho como instalar o forno de embutir a gás.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!