Imagem

Limpeza de coifa e filtros: como e quando fazer

 

A coifa deixa o ar da sua cozinha limpinho, mas se você usá-la com muita frequência, saiba que de tempos em tempos é preciso fazer uma limpeza completa, que inclui também a troca de filtro da coifa. O processo pode ser simples, mas é necessário tomar alguns cuidados para que a higienização seja eficaz, garantindo o bom funcionamento do seu eletrodoméstico.

Mas como limpar os filtros da coifa da maneira certa? Ahhh deixa que a gente Facilita para você e faz um passo a passo para deixar a sua coifa livre de sujeira e gordura!

Quando limpar a coifa?

A limpeza de coifa inclui alguns processos que devem ser realizados após a soma de 30 horas de uso do aparelho. Se você utiliza bastante, o recomendado é fazer a limpeza uma vez por mês.

Agora dá uma olhada como é fácil limpar a coifa:

Separe os materiais necessários e realize a limpeza por partes, seguindo algumas orientações.

Para limpar a parte externa da coifa, você vai precisar de:

  • Pano ou esponja macios.
  • Sabão neutro, detergente ou desengordurante suaves.
  • Pano seco ou papel toalha.

Lembre-se! Para uma limpeza de coifa correta, nunca use panos encharcados, jatos d’água e produtos abrasivos. Siga as orientações abaixo para limpar a parte externa corretamente:

1º passo: desligue o aparelho

Antes de tudo tire a sua coifa da tomada ou desligue o disjuntor para você não levar um choque!

2º passo: limpe a coifa

Passe o pano ou esponja com o sabão em toda parte externa da sua coifa para tirar bem a gordura.

3º passo: tire o sabão e seque

Depois de limpar, tire todo o excesso de sabão com um pano úmido e seque bem com um papel toalha ou pano seco.

Como limpar os filtros da coifa?

A limpeza dos filtros da coifa é dividida em duas etapas, uma para o filtro metálico e outra para o filtro de carvão. Ambas são feitas de formas diferentes e quando realizadas corretamente, ajudam a garantir o bom funcionamento da coifa.

Limpeza do filtro metálico

O filtro metálico ou de gordura, tem vida útil ilimitada. Ou seja, você só precisa cuidar bem dele. Para que ele sempre tenha um bom desempenho, lave sempre que o sinal luminoso indicar ou uma vez ao mês, isso vai depender da frequência que você usa a sua coifa. Veja como é simples:

1º passo: retire o filtro da coifa

Puxe a alça de liberação com mola para trás e retire o filtro.

2º passo: lave o filtro

Você pode lavar o filtro metálico da sua coifa a mão com uma esponja macia com detergente ou na lava-louças. Neste caso, você deve selecionar um ciclo curto com baixa temperatura.

3º passo: coloque-o na coifa

Depois de lavar, deixe o seu filtro secar bem e recoloque na coifa.

Como limpar os filtros da coifa

Limpeza do filtro de carvão

Este filtro não deve ser lavado, mas sim trocado. Se você usa a sua coifa no modo depurador, além de limpar o filtro metálico, deve trocar o filtro de carvão a cada três ou seis meses, para uma melhor performance do aparelho. Ah, esse tempo vai depender do seu produto, então na dúvida, confira o manual. Dá uma olhada como é fácil trocar o filtro:

1º passo: tire o filtro

Para trocar o filtro de carvão, você precisa tirar o filtro de gordura como já ensinamos. Em seguida, puxe para baixo as alças de libertação com molas que tem na sua coifa e retire o filtro de carvão.

2º passo: colocando o filtro novo

Primeiro, você pode comprar um filtro de carvão novo no site da Consul. Para substituir o filtro antigo por um novo, você deve fazer o mesmo procedimento, só que na ordem inversa: colocando o filtro novo na posição correta e empurrando para cima as alças de libertação com molas. Pra terminar, coloque o filtro metálico limpo e pronto!

Como limpar os filtros da coifa - trocar filtro

Viu como é fácil fazer a limpeza de filtros da coifa? Com os filtros sempre limpinhos, ela vai funcionar melhor e ainda deixar a sua casa livre de gordura, fumaça e odores indesejáveis.

Ainda não possui uma coifa na sua cozinha? Confira as dicas que separamos sobre como escolher a coifa ideal para a sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

10 comentários

Avatar Genérico

  • Avatar Anibal

    No modo exaustor devo remover filtro carvão

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Qual modelo de Coifa você possui? Envie aqui //bit.ly/2PBaofU em nossa página do Facebook para podermos te orientar.

  • Avatar César

    Bom dia
    Ao fazer obras no meu apartamento antigo coloquei um tubo de exaustão de 10 cm, tem alguma coifa com esta saída?

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Opa, você pode conferir todos os modelos de coifa que temos disponíveis, e as características, aqui no site https://bit.ly/2IzzskW .

  • Avatar Roberto

    Muito Bom!

  • Consul Facilita Consul Facilita

    🙂

  • Avatar Gilson Souza Santos

    Comprei uma coifa de parede,mais não vou usar modo exaustor, só no modo depurador,e no manual não explica como colocar o carvão,tem umas peças pretas parecendo adaptadores,não sei o que fazer,comprei a alguns meses atrás e estou instalando agora,me ajudem por favor

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Gilson, qual é o modelo da sua coifa? Conta mais pra gente no Facebook! Pode entrar por aqui https://bit.ly/2TzBCGV.

  • Avatar Djalma Júnior

    É necessário deixar instalado o filtro de carvão usando no modo exaustão? Eu uso somente no modo exaustão com o ar saindo para o exterior da cozinha, então tenho essa dúvida onde nenhum site diz se tem que deixar instalado o filtro de carvão ou não.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Oi, Djalma! Qual o modelo da sua coifa? Dá mais detalhes pra gente lá no Facebook? Assim conseguimos te orientar melhor, tá certo?