Imagem

Como diminuir seu tempo na cozinha usando o forno?

Otimizar o tempo na cozinha é um desafio que faz toda a diferença para quem vive na correria. Muitas vezes, a mudança de alguns hábitos na hora de usar o seu forno de cozinha pode economizar o tempo de preparo de alguns alimentos, render alguns minutinhos extras, além de economizar gás ou até mesmo, energia elétrica.

Para te ajudar nessa economia de tempo, separamos algumas dicas de como usar o forno no preparo das refeições gastando menos tempo e tendo menos trabalho.

Não deixe de preaquecer

Pode parecer uma perda de tempo, mas não pule esta etapa de preparação. Independente da receita, sempre ligue o forno um tempo antes de colocar o alimento. Afinal, independente se o seu forno é a gás ou elétrico, eles sempre demoram um tempo para atingir a temperatura desejada e para distribuir o calor na parte interna do eletrodoméstico.

Para garantir esse processo, basta ligá-lo em temperatura média enquanto prepara a sua receita. Assim, você garante alimentos mais crocantes ou suculentos, com cozimento mais rápido e uniforme.

Se você tem dúvida do por quê preaquecer o forno, confira essa lista que preparamos para você.

Use a criatividade

Nem só de pães e bolos vive o forno. Você pode utilizá-lo para fazer os pratos mais variados, portanto, não tenha medo de testar novidades e inventar seus próprios pratos. Aproveite as funções do seu aparelho para ousar ainda mais nas receitas: se o seu forno tem função Grill, use e abuse para dourar e gratinar os seus pratos.

Asse em vez de cozinhar

Muitos vegetais ficam ainda mais saborosos quando vão ao forno. Em vez de cozinhar abóbora ou tomates por exemplo, você pode assá-los e usá-los para fazer molhos e sopas. O mesmo vale para berinjela, abobrinha, pimentão, cenoura – até brócolis fica uma delícia assado, temperado com alho e ervas.

Sem contar que, ao distribuir os legumes em um mesmo recipiente, você pode otimizar o seu tempo e preparar tudo de uma só vez.

Reaproveite as sobras

Usar o forno para cozinhar também ajuda na hora de reaproveitar alimentos que estão perdidos no armário ou na geladeira. Você pode usar as primeiras e últimas fatias do pão de forma, aquelas que ninguém come, para fazer croutons, por exemplo. O arroz cozido de ontem, misturado aos ingredientes certos, vira um arroz de forno prático e delicioso.

Cozinhe e doure

Carne, frango, peixe, batatas: no forno, eles cozinham mais rápido quando cobertos com papel alumínio, mas esse processo deixa os alimentos brancos e molengas, muitas vezes com líquidos no fundo da assadeira. Por isso, sempre tire o papel alumínio da fôrma no final do processo, assim, o alimento vai dourar por fora e ficar mais sequinho.

Cuidado com o macarrão

Na hora de fazer massas gratinadas, que são finalizadas no forno, corte o tempo de cozimento pela metade. Se a embalagem do macarrão diz que são 8 minutos, desligue o fogão e escorra em 4. Assim, você garante que a massa não vai “passar” e ficar muito mole. E, capriche na quantidade de molho para que o macarrão termine de cozinhar no forno sem ressecar.

Suje menos louça

Ganhe tempo também na hora de lavar a louça e forre a assadeira onde vai preparar sua receita com papel manteiga, que você encontra em qualquer supermercado. Assim, você evita que os alimentos grudem no fundo e tem ainda menos trabalho.

Pronto! Enquanto a comida está no forno, aproveite para fazer outras coisas que você precisa – só não se esqueça do timer para não deixar nada queimar.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!