Imagem

6 formas de como tirar chiclete de roupa?

Todo mundo já passou por uma situação parecida, ou conhece alguém que, acidentalmente, acabou com uma goma de mascar presa em sua roupa.

Antes de tomar qualquer medida, não se preocupe! O procedimento de remoção é bem fácil e rápido. Por isso, listamos aqui 6 maneiras simples e práticas de como tirar chiclete da roupa sem danificar a peça ou manchá-las.

1. Tirando com Gelo

Opção mais prática e rápida para tirar o chiclete da roupa, congelar a goma com algumas pedras de gelo evita que o tecido da roupa estrague quando removido. Siga o passo a passo abaixo:

1º Passo – Endureça a goma

Coloque a peça de roupa em um saco plástico para evitar que o gelo derreta e molhe o ambiente. Aplique o cubo sobre a goma por 30 minutos ou aguarde que ela endureça por completo.

2º Passo – Remova cuidadosamente

Quando ela estiver dura, comece a removê-la cuidadosamente pelas laterais com a ajuda de uma colher, até que desgrude por completo da peça.

2. Suco de limão

Com apenas um recipiente com água e um pouco de suco de limão misturado, você também conseguirá remover o chiclete de qualquer roupa, seja ela jeans, de algodão ou lã.

1º Passo – Deixe de molho

Em um balde quase cheio, misture o suco de meio limão. Deixe a roupa de molho por alguns minutos e remova-a da água.

2º Passo – Tire com cuidado

Em seguida, utilize uma colher ou espátula para retirar o chiclete sem forçar. Depois, lave a roupa normalmente e deixe-a secar.

*Caso sobre um pouco de chiclete na peça, repita o procedimento.

3. Spray de cabelo

Quem diria que um spray para cabelos pode te ajudar a remover um chiclete grudado em sua roupa? Pode não parecer, mas ele é tão eficiente quanto os outros métodos que falamos até agora.

1º Passo – Aplique sem excessos

Aplique o spray diretamente em cima do chiclete para endurecê-lo, assim como acontece com o gelo, por exemplo.

2º Passo – Remova e lave normalmente

Com uma espátula ou colher, remova o chiclete já duro. Para evitar que a mancha deixada pela goma permaneça na peça, lave-a normalmente na máquina de lavar.

4. Vinagre Branco

Excelente aliado para diversas situações, utilize o vinagre para remover o chiclete da roupa com mais facilidade. Veja como:

1º Passo – Aqueça e deixe de molho

Em um copo, aqueça o vinagre branco no micro-ondas sem que ele ferva. Coloque o líquido ainda quente em um balde ou recipiente e deixe a peça de molho.

2º Passo – Remova e lave

Delicadamente, remova o chiclete da roupa com uma espátula ou colher. Lave-a normalmente.

5. Ferro de passar roupa

Com um ferro de passar roupa e um pequeno pedaço de papelão você removerá totalmente a goma de mascar.

1º Passo – Esquente o chiclete

Estenda o pedaço de papelão em uma superfície lisa e coloque a peça de roupa com o chiclete grudado virado para baixo. Aqueça a região da goma em temperatura média até que ela seja transferida para o papel.

2º Passo – Lave sem preocupação

Lave a peça normalmente na máquina de lavar, assim você evita que a mancha fixe no tecido.

6. Álcool

Em especial, essa dica é muito útil para tecidos mais finos e delicados. Porém seu passo a passo se assemelha muito ao que já falamos até agora. Vale lembrar que existem tecidos sensíveis ao álcool, portanto, certifique-se que ele não vai estragar.

1º Passo – Endureça o chiclete

Com auxílio de uma esponja, aplique o álcool em cima do chiclete até endurece-lo.

2º Passo – Endureça o chiclete

Utilize uma colher ou espátula para remover a goma sem danificar o tecido da peça. Lave a roupa para evitar que a mancha do chiclete permaneça.

Importante: Antes de utilizar qualquer um dos métodos que falamos até aqui, realize um teste em uma área pequena da roupa. Essa dica é válida apenas para os passos que utilizam líquidos ou compostos para auxiliar na remoção do chiclete.

Legal essas dicas, não? Agora que você conseguiu se livrar do chiclete, o que acha de aprender sobre como tirar manchas da roupa? Conheça nosso guia e evite futuras dores de cabeça!

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!