Como tirar mofo da roupa?

Imagina a cena: você deixou tudo organizado com antecedência para aquela data importante, separou o sapato, escolheu a roupa, só que, ao vesti-la, notou uma mancha estranha e um cheiro bem desagradável. Além disso, para ficar pior, ela é a sua única opção!

 

Se você está passando por essa situação ou foi correndo conferir o guarda-roupa, você está no lugar certo. Hoje, você vai aprender, de uma vez por todas, como tirar mofo da roupa e a maneira correta de evitá-lo, para que suas roupas sempre se mantenham como novas e você possa curtir o seu momento do jeito que planejou. 

 

Venha aprender com a gente!

 

O que causa mofo nas roupas?

 

Antes de abordarmos como tirar mofo da roupa, é importante, primeiro, entender a sua causa. O mofo nada mais é do que um fungo e, como todo fungo, ama um ambiente úmido e escuro. 

 

Por isso, guarda-roupa, caixas ou gavetas são ambientes propícios para o seu surgimento, afinal, são locais que possuem pouca ventilação. Caso você more em um ambiente com bastante umidade, a chance só aumenta. 

 

Porém, vale pontuar que essa não é a única forma. Você sabia que o hábito de misturar roupas sujas com roupas limpas também contribui para o aparecimento de mofo? Isso acontece porque a roupa suja e transpirada fornece a umidade e proteção que o fungo precisa para se desenvolver.

 

Qual é a diferença entre mofo e bolor?

 

Pode até não parecer, mas tem sim diferença. Para começar, o mofo, geralmente, tem a cor preta ou verde e penetra nas fibras do tecido, o que torna sua remoção trabalhosa. Por outro lado, o bolor é observado nas cores branco ou cinza e aparece na superfície das roupas, só que é bem mais simples de remover. 

 

Tem problema usar roupa mofada?

 

Olha, tem sim. O mofo pode causar desde alergias até problemas respiratórios, o que acontece graças aos esporos com potencial irritativo que ele libera no ar, afetando os olhos, a pele e as vias respiratórias superiores, além de causar sintomas como tosse, coceira e espirros. Para quem possui quadros de rinite ou sinusite, o impacto pode ser ainda pior. 

 

Observe qualquer mudança repentina nas características da sua roupa e não hesite em colocar as nossas dicas em prática para descobrir como tirar mofo da roupa da melhor forma.

 

#DicaBemPensada: mas não é só com as roupas que você precisa ficar atento… O mofo pode estar presente, inclusive, no seu ar-condicionado. Pensando nisso, que tal trocá-lo pelo Ar-condicionado janela 10000 BTUs Consul frio com design moderno – CCB10FB? Ele possui um filtro de proteção ativa, que inibe a proliferação de fungos, ácaros e bactérias.

 

Tirar o cheiro de mofo de roupas guardadas

 

Você sabe como tirar mofo da roupa, ou melhor, o cheiro de mofo de roupas que ficaram guardadas por muito tempo? A verdade é que não é só lavar que tudo está resolvido. Para remover aquele cheirinho ruim, siga este processo à risca:

 

  1. Ventilação: a primeira coisa que você deve fazer é deixar a roupa respirar, ao ar livre e durante um dia ensolarado. O sol junto ao vento contribui e potencializa a eliminação do cheiro de mofo.
  2. Vinagre branco: misture uma parte de vinagre branco e duas partes de água. Despeje em um borrifador e borrife nas áreas contaminadas. Deixe agir por 30 minutos.
  3. Lavagem: após expor ao sol e borrifar a solução de vinagre branco, é hora de lavar as roupas. Para potencializar o resultado, adicione uma xícara de vinagre branco no ciclo de lavagem.
  4. Secagem: por fim, seque as roupas no varal ao sol e em um local ventilado.

 

Certo, agora ficou mais do que claro como remover o cheiro de mofo, mas você deve estar se perguntando: como tirar o mofo da roupa? Em suma, o processo é o mesmo com apenas 3 etapas adicionais: 

 

  1. Depois que você borrifar as roupas com a solução de vinagre e água, coloque-as de molho em uma bacia com água morna durante uma hora.
  2. Em seguida, esfregue as partes com mofo utilizando uma escova de cerdas macias. E leve-as para lavar na máquina normalmente. 
  3. Por fim, estenda as roupas ao sol e deixe-as secar. 

 

Obs: o mofo, por estar impregnado nas fibras do tecido, pode precisar de 2 ou mais lavagens para ser totalmente removido.

 

Como tirar bolor de roupa?

 

Remover o bolor de roupa é muito parecido com o método de retirada de mofo, com algumas diferenças sutis, como a adição do bicarbonato de sódio ou o uso da água sanitária.

 

Bicarbonato de sódio: indicado para roupas coloridas e tecidos sensíveis

 

  1. Vinagre branco: faça uma mistura de vinagre branco com uma parte de água em uma bacia. Em seguida, mergulhe a roupa na solução por uma hora.
  2. Bicarbonato de sódio: após uma hora, remova o excesso de água da roupa,  leve à máquina de lavar e adicione uma colher de bicarbonato de sódio junto ao sabão próprio para roupas. Lave na temperatura mais alta indicada pela etiqueta da roupa.
  3. Secagem: coloque a roupa para secar ao sol para eliminar qualquer fungo residual e desodorizar a roupa.

 

#DicaBemPensada: é possível que, em razão da extensão da área afetada e do tempo de exposição, o bolor não seja removido na primeira lavagem. Nesse caso, repita o processo e utilize uma escova de cerdas macias para esfregar suavemente o local afetado com uma pequena quantidade de vinagre antes de lavar novamente.

 

Água sanitária: indicado para roupas brancas e tecidos de algodão

 

  1. Confira a etiqueta: tecidos delicados, como seda e lã, podem desbotar ou serem danificados quando em contato direto com a água sanitária. Não se esqueça que a água sanitária só pode ser usada de maneira segura em roupas brancas de algodão ou tecidos mais resistentes.
  2. Preparo: coloque luvas para proteger as suas mãos ao longo do processo. Após isso, dilua 1/4 de xícara de água sanitária para cada galão (3,8 litros) de água. 
  3. Mergulhe: deixe a roupa de molho na solução de água sanitária de 5 a 10 minutos. Não deixe a roupa por muito tempo, uma vez que a água sanitária enfraquece as fibras do tecido.
  4. Lave: depois do processo de imersão, lave a roupa com sabão para roupas e água quente. O calor ajuda a matar os esporos do bolor que sobraram.
  5.  Enxágue: resíduos de água sanitária podem causar irritação na pele e danificar o tecido. Portanto, enxágue a roupa várias vezes para assegurar que todo excesso de água sanitária foi removido.
  6. Secagem: para finalizar, seque a roupa ao sol, em uma área bem ventilada.

 

#DicaBemPensada: antes de aplicar a água sanitária, coloque um pouco em uma área da roupa menos visível, para testar sua resistência ao produto e não correr o risco de desbotar ou manchar.

 

Talvez você já saiba disso, porém não custa reforçar:

 

  • Ao manusear a água sanitária, faça isso sempre em uma área bem ventilada para não correr o risco de inalar os vapores liberados durante o uso.

 

  • Mantenha a água sanitária fora do alcance de crianças e animais.

 

  • Jamais misture água sanitária com outros produtos de limpeza, pois a mistura pode formar gases tóxicos.

 

DICA BÔNUS: Como remover o mofo da roupa sem precisar lavar?

 

Não custa nada aprender, afinal de contas, vai que você precise desse macete:

 

  1. Pendure a roupa para arejá-la.
  2. Remova o máximo de mofo com uma escova macia.
  3. Borrife um pouco de água com vinagre e deixe agir por 30 minutos.
  4. Deixe secar ao sol.

 

Como evitar o surgimento de mofo no guarda-roupa?

 

Para que você não seja pego desprevenido, que tal conferir como deixar o mofo longe das suas roupas? Assim, você não precisará mais se preocupar, nem ficar conferindo o guarda-roupa com frequência.

 

São elas:

  1. Roupas precisam respirar: abra as portas do guarda-roupa de vez em quando para o ar circular internamente e evitar qualquer possível acúmulo de umidade. O mesmo vale para o excesso de roupas que impede a circulação de ar e contribui para a proliferação de mofo.
  2. Produtos antimofo: são facilmente encontrados no formato de potes, pastilhas ou sachês, sendo ideais para absorver a umidade interna do guarda-roupa.
  3. Limpe regularmente: use água e vinagre, uma vez que o vinagre possui ação antifúngica natural que elimina os esporos. Limpe o guarda-roupa com água e vinagre branco e seque em seguida.
  4. Proteja suas roupas: capas protetoras de ternos, casacos e roupas de festa não são utilizadas à toa. Caso tenha roupas que não costuma usar com frequência, coloque-as em uma capa de plástico para evitar qualquer tipo mofo ou bolor.

 

Esperamos que essas dicas ensinando como tirar mofo da roupa tenham esclarecido as suas dúvidas e mostrado que dá, sim, para recuperar as suas roupas sem dificuldade. Mas, caso ainda assim tenha ficado com dúvidas, confira o nosso vídeo no Youtube que demonstra como tirar mofo ou bolor da roupa. Vale o clique!

 

Gostou do conteúdo? Aproveite e compartilhe o que você achou da matéria conosco — é só marcar as estrelas abaixo. Cadastre-se no nosso blog para se manter sempre informado sobre todas as dicas e novidades que a Consul tem a oferecer.

 

Visite o nosso site! Utilize o cupom 100PRAVC* em sua primeira compra.

 

Leia também:

 

Produtos de limpeza caseiro para acabar com o mofo

Como limpar colchão: dicas para tirar manchas e mofo

Confira 10 dicas para organizar o guarda-roupa

Funções do ar-condicionado: saiba mais sobre cada modo

Compartilhar