Imagem

Afinal, quanto tempo a geladeira pode ficar desligada?

Quando se compra uma geladeira ou um frigobar, é normal que o uso dela seja constante. Até porque ela não foi feita para ficar ligando e desligando várias vezes ao dia. Porém, às vezes, temos que desligar o eletrodoméstico independente do motivo: seja uma mudança, para fazer uma limpeza completa ou então para trocar por uma nova.

Quando esse tipo de situação acontece, sempre aparece aquela dúvida na cabeça: quanto tempo a geladeira pode ficar desligada?

Separamos alguns mitos e verdades sobre geladeiras e frigobares para acabar com as suas dúvidas agora mesmo! Olha só:

Quanto tempo a geladeira pode ficar desligada? E o frigobar?

Vale lembrar que essa informação pode variar de fabricante para fabricante e também de modelo para modelo. Nestes casos, consulte sempre o manual ou a própria marca, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para te dar uma resposta mais precisa, porque se trata de uma questão bastante técnica.

Porém, o que você mais deve se atentar é que, ao deixar uma geladeira desligada, geralmente ela vai ficar guardada ou não vai ter a devida atenção. Com isso, a oxidação da parte mecânica dela fica bem mais fácil de danificar alguma parte vital do motor ou da tubulação da sua geladeira ou frigobar.

Geladeira Frost Free pode ficar desligada?

Para as geladeiras frost free, segue a mesma regra de cima: por se tratar de detalhes técnicos, você vai ter a melhor resposta no manual do seu produto ou entrando em contato direto com a marca pelo SAC.

Porém, os modelos frost free não precisam ser desligados em momento nenhum para realizar o degelo. Então, você só vai precisar desligar um modelo desses em casos bastante específicos.

Independente do motivo pelo qual você teve que desligar a sua geladeira, recomendamos que você o desligue completamente da tomada, esvazie o congelador e não se esqueça de tirar a água das forminhas de gelo.

Isso vale para as geladeiras com outro tipo de degelo e para as Frost Free também!

Após ser transportada

Seja para uma geladeira nova ou para um frigobar que acabou de chegar na sua casa, o ideal é deixar o eletrodoméstico desligado por um tempo antes de ligar e começar a usar.

Isso porque, para a sua geladeira ou frigobar funcionar perfeitamente, é preciso se certificar que o óleo do motor e o gás refrigerante estejam no lugar certo antes de começar a funcionar.

Novamente, não existe nenhuma regra sobre quanto tempo é o ideal, mas recomendamos que você aguarde por, pelo menos, 6 horas, antes de ligar na tomada. Mas lembre-se, a melhor resposta você só vai ter com o próprio fabricante. Tenha sempre o manual por perto para ter certeza do modo correto de transportar e, depois, ligar a sua geladeira.

Geladeira

Pronto, agora que você já descobriu alguns segredos da geladeira, confira nossas dicas para transportar geladeira.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!