Imagem

Instalação de ar-condicionado split em 5 passos

Se você já escolheu o melhor ar-condicionado para a sua casa ou apartamento, agora é a hora de saber tudo o que você precisa fazer antes da instalação de ar-condicionado Split. Ah, lembre-se este modelo deve ser instalado por um técnico especializado em ar-condicionado, caso contrário você pode acabar danificando o seu produto e até causar acidentes. Vamos lá!

Antes de tudo, se você mora em um prédio, verifique se é permitido esse tipo de ar-condicionado. Alguns apartamentos já tem a estrutura para este modelo, se o seu não tiver, entre em contato com a construtora ou a administração do prédio.

Antes da instalação de ar-condicionado split:

Se a sua casa ou apartamento tem infraestrutura e tubulação para a instalação de um ar-condicionado split. Caso não tenha, não se preocupe você pode agendar a visita de um técnico para avaliar se é possível fazer os ajustes necessários para instalar o aparelho. Mas antes:

Verifique se é possível instalar a unidade externa na varanda ou alguma parede externa. Muitos condomínios não permitem a mudança da fachada, então é super importante saber isso antes de comprar o seu ar-condicionado.

E se o seu prédio conta com uma rede elétrica que suporta a carga de energia necessária para o funcionamento do produtos, sem que tenha sobrecargas.Para isso, consulte o zelador ou síndico do seu condomínio.

● Mas se seu prédio já tem a infra estrutura para o Split preparada, não esqueça de se informar com a construtora ou a administração do seu prédio qual o tamanho da bitola – ou diâmetro- da tubulação para o ar condicionado Split. Assim, você garante que vai escolher um produto compatível com a tubulação que já está instalada.

Nesta tabela, listamos o diâmetro do tudo em relação aos BTUs:

BTU/h Diâmetro de tubos
7000 1/4 e 3/8
9000 1/4 e 3/8
12000 1/4 e 1/2
18000 1/4 e 1/2
22000 3/8 e 5/8

O local ideal

Para instalar ar-condicionado Split, você deve respeitar as distâncias entre as unidades interna e externa de, no mínimo, 1 metro e, no máximo, 15 metros de tubulação entre elas, além de 5 metros de desnível.

Unidade interna

decoração com ar-condicionado split unidade interna

●Instale o ar-condicionado nas paredes com maior distância entre si. Esse cuidado torna a distribuição de ar mais eficiente.

● Evites fluxos de ar cruzado com outros aparelhos no mesmo ambiente.

● Evite locais onde a circulação do ar possa ser obstruída ou dificultada por cortinas, móveis ou divisórias.

● Para o ar circular bem, não coloque nenhum obstáculo perto da saída do ar.

● Escolha um local onde o filtro de ar possa ser retirado facilmente para a limpeza.

Unidade externa

decoração com ar-condicionado split unidade externa

● Escolha um local bem ventilado e nunca instale perto de locais com gás inflamável.
● Não instale-a onde a saída de ar esteja obstruída.
● A unidade externa pode ser instalada tanto acima quanto abaixo da unidade interna.
● A mangueira de drenagem deve ser instalada sempre abaixo da unidade interna.

Agora você já sabe tudo o que precisa para preparar a sua casa para a instalação de ar-condicionado Split. Mas lembre-se! Esse serviço só pode ser feito por um técnico autorizado.

Ainda com dúvida? Confira o video tutorial que preparamos pra você!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!