MasterChef Confeitaria: Primeira prova em equipes tem doces, espumantes e tensĂŁo

episodio 2 confeitaria

Na estreia das equipes do MasterChef Brasil Confeitaria, a cozinha ficou ainda mais desafiadora. Foi o momento em que aliados se uniram, rivalidades surgiram e ficou claro que o açĂșcar das receitas nĂŁo tornaria a disputa mais doce. Pelo contrĂĄrio: quem estĂĄ nessa cozinha veio para ganhar!

Para começo de conversa, o desafio foi criar um menu de sobremesas em quatro passos, cada prato harmonizado com um tipo de espumante. Ah, e alĂ©m de sabor, estĂ©tica e elegĂąncia, os jurados tambĂ©m exigiram coerĂȘncia e uma harmonização perfeita, viu?

E para isso, aliás, 20 convidados especialistas — sommeliers, confeiteiros e personalidades do digital — participaram da avaliação.

Mas a noite ainda reservava surpresas: a equipe perdedora teve que enfrentar a massa folhada em duas versÔes: o tradicional Vol au Vent doce e o clåssico Mil Folhas em uma montagem salgada. Quem perdeu, claro, deu adeus à competição!

E como em jĂĄ Ă© tradição, a Consul, patrocinadora oficial do MasterChef Brasil Confeitaria, acompanhou tudo de perto para facilitar as coisas para vocĂȘ. 

Porque aqui é assim: quando o maior talent show culinårio do país esquenta, a praticidade também faz toda a diferença na cozinha.

Quer ver? EntĂŁo, olhe sĂł o que rolou no episĂłdio 2!

Confira as receitas vencedoras do 2Âș episĂłdio do MasterChef Brasil Confeitaria

Do menu sofisticado em quatro tempos, que trouxe sobremesas criativas e bem harmonizadas até os clåssicos franceses da massa folhada, os confeiteiros mostraram técnica e ousadia. 

Entre pavlovas delicadas, tatins aromåticos e sobremesas modernas como o tartar de frutas, os jurados tiveram uma noite intensa. E, no desafio da eliminação, não faltou precisão para conquistar o paladar.

Quer ver como tudo foi feito? Confira o passo a passo das receitas que se destacaram no episĂłdio:

Pavlova de Creme de Pistache com Compota de Frutas Vermelhas – Time Lilás - Marina, Leo, Ítalo e Letícia

Ingredientes:

Suspiros ‱ 500 g de claras ‱ 1 kg de açĂșcar

Creme de Pistache – 1,5 kg ‱ 1,5 kg de leite ‱ 420 g de açĂșcar ‱ 390 g de gemas ‱ 150 g de amido ‱ 250 g de pistache ‱ 75 g de manteiga

Coulis de frutas vermelhas ‱ 400 g de morango ‱ 100 g de amora ‱ 100 g de framboesa ‱ 100 g de mirtilo ‱ 50 g de açĂșcar ‱ 4 g de pectina

Modo de preparo: Suspiro: em um bowl, misture as claras e o açĂșcar refinado. Depois, aqueça em banho-maria atĂ© 65 °C. 

Pronto? Leve para a batedeira e bata até o ponto de bico. Aí, coloque no saco de confeitar com o bico jå desejado e pingue na assadeira com silpat. Para completar, leve ao forno jå pré-aquecido a 85 °C por volta de 1h30 minutos.

Creme de Pistache: coloque na panela leite, baunilha e açĂșcar para ferver. Em um bowl, misture gemas e amido de milho. Adicione um pouco do leite quente, volte toda parte para a panela peneirando e deixe cozinhar em fogo mĂ©dio atĂ© o creme ficar liso. Despeje a pasta de pistache e manteiga, mexa bem e leve ao freezer para descansar.

Coulis de Frutas Vermelhas: junte todas as frutas sobre uma panela com açĂșcar e a pectina. Deixe cozinhar atĂ© chegar ao ponto desejado (quanto mais cozinha, mais firme fica).

TIME LILAS-04 (33)

Tatin de Maçã com Mousse de Mascarpone, MarzipĂŁ e Crumble de AmĂȘndoas – Time LilĂĄs - Marina, Leo, Ítalo e LetĂ­cia

Ingredientes:

Tatin ‱ 3 kg de maçã Granny Smith ‱ 1 kg de açĂșcar ‱ Suco de 3 limĂ”es ‱ 750 ml de espumante RosĂ© Garibaldi ‱ 300 ml de ĂĄgua ‱ 50 g de hibiscos

Mousse de mascarpone ‱ 600 g mascarpone ‱ 150 ml de creme de leite fresco ‱ 60 g de açĂșcar ‱ 50 ml de suco de limĂŁo ‱ 4 g de gelatina em folha hidratada em ĂĄgua gelada

MarzipĂŁ ‱ 130 g de farinha de amĂȘndoas ‱ 50 g de açĂșcar de confeiteiro ‱ 10 g de clara de ovo

Crumble de amĂȘndoas ‱ 130 g de farinha de amĂȘndoas ‱ 100 g de manteiga ‱ 30 g de amĂȘndoas laminadas

Decoração ‱ 2 fatias de peras desidratada

Modo de preparo: Tatin: descasque as maçãs e retire o miolo. Depois, corte-as em 4 e coloque-as num recipiente junto do suco de limão para evitar que escureçam. 

Em uma panela grande e alta, coloque o espumante, a ĂĄgua e os hibiscos. Aqueça atĂ© 90 °C, desligue o fogo e coloque uma tampa – deixando tudo por cerca de 10 minutos. Coe e reserve a infusĂŁo. 

Paralelamente, numa panela, derreta o açĂșcar aos poucos atĂ© obter um caramelo. 

Acrescente 600 ml do líquido de espumante e hibisco reservado e quente. Guarde o restante para finalizar o caramelo durante a cocção das maçãs. 

Coloque as maçãs cortadas na panela, abaixe o fogo e cozinhe até que fiquem bem cozidas. Escorra as maçãs sobre uma grade. Modele 2 metades de maçã dentro da cavidade de uma forma de silicone em forma de semiesfera.

Preencha 24 cavidades. Leve as tatins ao freezer até que fiquem firmes.

Mousse de mascarpone: coloque a ågua e o gelo em uma assadeira e acrescente as folhas de gelatina. Deixe hidratar por cerca de 5 minutos. 

Enquanto isso, coloque o queijo mascarpone e o açĂșcar num recipiente grande e bata com um batedor de arames (fouet) atĂ© ficar cremoso. 

Coloque o creme de leite numa panela e leve para aquecer. Após aquecer, desligue o fogo e acrescente as folhas de gelatina hidratadas. Mexa bem. Espere esfriar e acrescente o creme de mascarpone. 

Coloque a mousse nos sacos de confeitar com um bico perlĂȘ e guarde em geladeira atĂ© o momento de usar.

MarzipĂŁ: aqueça levemente as amĂȘndoas numa frigideira em fogo muito baixo. Coloque as amĂȘndoas, o açĂșcar de confeiteiro e a clara num processador de alimentos e bata atĂ© obter uma massinha modelĂĄvel. Modele 24 bolinhas.

Crumble de amĂȘndoas: coloque a farinha de amĂȘndoas e a manteiga em pedaços em um recipiente. Misture com as pontas dos dedos atĂ© obter uma farofa grossa. 

Acrescente as amĂȘndoas laminadas e o sal. Coloque a mistura numa assadeira e asse em forno mĂ©dio/alto (170 °C), por cerca de 12 minutos, ou atĂ© que fique levemente dourado.

Montagem: coloque as bolinhas de amĂȘndoas no centro de cada tatin. Remova-as das cavidades com cuidado e coloque-as em um disco de açĂșcar ou fundo. 

Na lateral da tatin, coloque o crumble de mascarpone e acrescente cerca de 1 colher de sopa de crumble de amĂȘndoas. Decore com uma fatia de pĂȘra desidratada. Sirva a seguir.

Canoli de Ricota – Time Lilás - Marina, Leo, Ítalo e Letícia

Ingredientes:

Massa ‱ 250 g de glucose ‱ 250 g de açĂșcar ‱ 250 g de manteiga ‱ 350 g de amĂȘndoas laminadas

Recheio de Ricota ‱ 750 g de ricota ‱ 150 g de creme de leite fresco ‱ 80 g de cranberry ‱ 80 g de figo seco ‱ 80 g de damasco ‱ 80 g de pistache triturado

Modo de preparo: Massa

  1. Em uma panela, adicione a glucose e o açĂșcar em fogo baixo, mexendo continuamente atĂ© o açĂșcar derreter.

  2. Adicione a manteiga gelada e mexer continuamente até virar um creme liso.

  3. Acrescente as amĂȘndoas laminadas.

  4. Espalhe a massa sobre um tapete de silicone, cobrir com outro tapete de silicone e use um rolo para abrir a massa em uma espessura fina.

  5. Cortar a massa com um cortador redondo de 8 cm e levar Ă  geladeira por 6 minutos.

  6. Levar para assar.

Recheio

  1. Adicione a ricota e o creme de leite fresco na batedeira.

  2. Bata até atingir a textura de chantilly.

  3. Coloque as frutas picadas.

Tartar de Melão, Melancia e Erva-Doce – Time Lilás - Marina, Leo, Ítalo e Letícia

Ingredientes:

Tartar de melão, melancia e raiz de erva-doce ‱ 1 melão ‱ 1/4 de melancia ‱ 100 g de raiz de erva-doce

Calda de laranja e tangerina ‱ 6 laranjas Bahia ‱ 8 tangerinas ‱ 2 favas de baunilha ‱ 2 anis estrelado ‱ 300 g de ĂĄgua ‱ 150 g de açĂșcar ‱ 10 g de pectina

Caviar de limão ‱ 300 g de suco de limão ‱ 3 g de ágar-ágar ‱ 1 L de óleo gelado

Azeite de poejo ‱ 500 ml de azeite ‱ 50 g de poejo

Calda de caju e limão ‱ 2 cajus ‱ 1 limão siciliano

Modo de preparo: Tartar

  1. Corte o melĂŁo, a melancia e a erva-doce em brunoise.

  2. Extraia o suco da laranja e da tangerina.

  3. Metade do suco deve ser usado para marinar o tartar em brunoise: sele a vĂĄcuo por 60 segundos para que as frutas fiquem crocantes. Reserve na geladeira.

  4. A outra metade do suco deve ser levada ao fogo com açĂșcar, pectina, baunilha, anis e ĂĄgua. Deixe ferver atĂ© obter uma calda leve. Leve para gelar antes de servir.

Caviar de limĂŁo

  1. Misture o suco de limĂŁo com o ĂĄgar-ĂĄgar em uma panela.

  2. Leve ao fogo e, apĂłs levantar fervura, cozinhe por mais 1 minuto.

  3. Diminua a temperatura e transfira para uma bisnaga de bico fino.

  4. Pingue a mistura no Ăłleo gelado (em um bowl pequeno e fundo) para formar as esferas.

  5. Coe e reserve as esferas para a finalização.

Azeite de poejo

  1. Bata o azeite com o poejo no liquidificador.

  2. Coe em um coador coberto com perfex (ou pano fino).

  3. Reserve para finalização.

Calda de caju e limĂŁo

  1. Esprema o suco dos cajus e do limĂŁo siciliano.

  2. Misture e reserve.

Montagem

  1. Tempere o tartar com a calda de caju e limĂŁo.

  2. Tempere também o caviar de limão com azeite de poejo.

  3. No prato de empratar, disponha o tartar no centro, o caviar de limĂŁo nas laterais e regue com a calda de laranja e anis.

Prova de Eliminação – Massa Folhada - Vol au Vent - Wagner

Ingredientes:

‱ 500 g de leite ‱ 200 g de açĂșcar ‱ 35 g de trigo ‱ 35 g de amido ‱ 45 g de manteiga ‱ 100 avelĂŁs tostadas e trituradas

Modo de preparo: Aqueça o leite com o açĂșcar e incorpore o amido e o trigo, mexendo atĂ© engrossar. Coloque sobre a gema e misture, volte ao fogo para terminar a cocção e finalize com a manteiga. Recheie o vol au vent com creme e avelĂŁs trituradas.

RECEITA WAGNER 22

Prova de Eliminação – Mil Folhas Salgado - Wagner

Ingredientes:

‱ 500 g de farinha ‱ 280 g de ĂĄgua ‱ 10 g de sal ‱ 15 g de açĂșcar ‱ 750 g de manteiga para folhar

Modo de preparo: Bata os 4 primeiros ingredientes até a massa ficar lisa e deixe descansar por 1 hora na geladeira. 

Abra a massa no formato após o descanso, envelope a manteiga na massa e deixe descansar por mais 1 hora na geladeira. 

Lamine a massa para dar as dobras. DĂȘ 3 dobras de 4, descansando 1 hora a cada dobra. Use mĂĄquina laminadora ou rolo branco para dar as dobras. 

Asse a 180 °C por 30 minutos ou até ficar dourada.

Doçura, técnica e tensão na cozinha

O segundo episódio do MasterChef Confeitaria mostrou que a disputa em equipe pode ser ainda mais acirrada. Entre menus sofisticados e a temida massa folhada, os confeiteiros provaram que técnica e criatividade são fundamentais para seguir na competição.

E para quem se inspira no programa, a Consul estå sempre pronta para facilitar sua rotina na cozinha, deixando cada detalhe mais pråtico e moderno. Olhe só algumas opçÔes para transformar sua casa em uma cozinha digna de programa de TV:

Gostou das receitas? EntĂŁo, continue com o Blog Facilita da Consul e descubra tudo o que vai rolar na 2ÂȘ temporada do MasterChef Brasil Confeitaria.

Enquanto isso, aproveite para ver também:

- MasterChef Confeitaria: o doce sabor do Brasil começa

- Confira os pratos que conquistaram os jurados na Final do MasterChef Brasil Amadores 12

- MasterChef Brasil Amadores: prova para definir final desafia competidores com menu de chef estrelado

- Prova estrelada: conheça as receitas vencedoras do 13Âș episĂłdio do MasterChef Brasil 12

Até a próxima!

Compartilhar