Imagem

Posso esconder a unidade externa no ar-condicionado?

O ar-condicionado Split é composto de duas partes: uma que fica dentro da sua casa, responsável por “assoprar” ar frio para o cômodo e outra que fica do lado de fora, a condensadora, que faz todo o trabalho de resfriar o ar.

A parte interna é geralmente mais cuidada, afinal de contas, ela fica dentro da sua casa e todos querem ver seus eletrodomésticos sempre limpos e funcionamento perfeitamente, não é mesmo? Mas e a condensadora, que quase nunca é vista, o que você pode fazer com ela? Confira abaixo nossas recomendações sobre esconder a condensadora do seu ar-condicionado.

Como funciona a condensadora?

A condensadora é a peça que faz a troca de calor do seu ar-condicionado. Em outras palavras, é ele quem gela o fluído refrigerante e o transfere para a evaporadora, instalada na sala da sua casa e que resfria o ambiente. Esse processo é cíclico e por isso a condensadora está sempre trabalhando e tende a esquentar bastante.

A condensadora é uma peça fundamental para o funcionamento da unidade interna e a recomendação de que ela deve ser instalada em um local arejado deve ser seguido à risca para que o seu eletrodoméstico faça o seu trabalho sem problemas futuros.

Mas afinal, posso ou não esconder o condensador do ar

Embora você encontre inúmeras ideias para esconder o ar-condicionado na varanda ou como esconder o motor do ar-condicionado, essa prática não é recomendável.

Esconder a condensadora do ar-condicionado vai comprometer o funcionamento do seu eletrodoméstico inteiro. Se o motor do produto precisa ser ventilado e por alguma razão ele ficar coberto, as chances de causar problemas futuros, como superaquecimento, são bem grandes.

Existem prédios e condomínios que não permitem a instalação de ar-condicionado justamente por conta da unidade externa ficar exposta. Nestes casos, a melhor saída é verificar com um arquiteto a melhor maneira de resolver o problema sem comprometer o funcionamento de seus eletrodomésticos.

Se ainda ficou com dúvidas sobre a unidade externa do seu produto, confira nosso post explicando o que é o condensador do ar-condicionado.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!