Imagem

Tudo sobre amaciante: use sem danificar as roupas

O amaciante é um grande aliado na hora de lavar as roupas, mas pode se transformar em inimigo se não for usado da maneira correta. Para evitar que o produto desgaste as fibras e manche os tecidos das suas roupas, separamos algumas dicas importantes sobre como usar amaciante corretamente.

5 dicas básicas para usar amaciante de roupas

Camiseta pendurada no varal com destaque para as informações da etiqueta

  1. Leia sempre as etiquetas das suas roupas antes de lavar. Se houver alguma indicação nela de que não se deve usar amaciante, siga a orientação e não use;
  2. Sempre enxágue as peças depois de usar o amaciante de roupas. Deixar secar sem remover o produto endurece as fibras e, além de estragar, tem efeito reverso: em vez de peças macias, você vai ter lençóis, roupas e toalhas duros;
  3. Para potencializar o efeito do amaciante, deixe suas roupas secarem em local arejado, de preferência com luz indireta do sol;
  4. Guarde a embalagem do seu amaciante em local arejado. O produto pode ser adulterado pela exposição ao sol e isso pode fazer mal para as suas roupas;
  5. Fique atento à validade do seu amaciante. Não use o produto vencido de jeito nenhum!

Qual a quantidade certa de amaciante?

As embalagens de amaciante trazem no rótulo a indicação da quantidade certa de produto a ser usada em cada lavagem, mas a conta básica indica que o correto é uma tampa cheia para cada 10 quilos de roupa. Existem produtos concentrados que devem ser usados em doses menores – fique sempre de olho na indicação do rótulo.

Amaciante sendo despejado no dispenser da lavadora

É muito importante tomar cuidado com a dosagem do amaciante de roupas para não estragar as peças. Em excesso, o produto acelera o desgaste das fibras dos tecidos e faz com que as suas roupas percam a durabilidade. Por mais tentador que seja exagerar na quantidade de amaciante pensando no cheiro gostoso que vai ficar depois nas peças, resista!

Posso usar amaciante nas roupas de bebê?

Como a pele dos bebês é muito sensível, o ideal é evitar produtos com fragrâncias fortes na lavagem das roupinhas, pois podem causar alergias e irritações. Existem amaciantes disponíveis no mercado com fórmulas hipoalergênicas, mais suaves, indicados para roupas de bebês acima dos seis meses de idade. Antes disso, o amaciante está vetado.

Veja também as nossas dicas para tirar manchas de roupas de bebê e criança.

Minha lavadora não tem dispenser. E agora?

Se a sua máquina de lavar não tem aquele compartimento para colocar o amaciante, que adiciona o produto no momento certo da lavagem, não se desespere: basta você mesmo colocar a quantidade certa na água do último enxágue, antes de centrifugar as roupas.

Neste caso, é importante tomar cuidado para que o amaciante não manche as roupas. Para isso, basta diluir o produto em um pouco de água antes de jogá-lo dentro do cesto da lavadora.

O mesmo vale se você estiver lavando roupa à mão. Depois de lavar todas as peças, encha um balde ou o tanque de água, dilua o amaciante – sempre tendo cuidado com a quantidade – e deixe as roupas de molho ali por mais ou menos 15 minutos antes de torcer e estender.

Como tirar mancha de amaciante?

Quando jogado diretamente sobre as peças de roupa, o amaciante pode deixar manchas. Mas não se preocupe: elas não são difíceis de remover.

Para tirar as manchas de amaciante da roupa, basta deixar as peças de molho por algumas horas na água fria e limpa, sem nenhum outro produto de limpeza. Depois, esfregue a área manchada com sabão neutro e pronto, a mancha vai desaparecer.

Esse processo também funciona em caso de mancha de sabão em pó ou líquido. Para saber mais, leia nosso guia completo de como tirar manchas de roupas.

Como substituir o amaciante de roupas?

E o que você pode fazer se quiser lavar roupa sem amaciante? Nesse caso, você pode testar uma receita de amaciante caseiro que é um verdadeiro coringa nos processos de lavagem.

Vinagre e bicarbonato de sódio são uma dupla dinâmica na limpeza da casa e também podem te ajudar na tarefa de substituir o amaciante. Se você não gosta do cheiro, tem alergia ou teme estragar suas roupas por conta do produto, invista nessa mistura para amaciar suas peças. Veja como é fácil:

  • Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com seis colheres de sopa de vinagre branco;
  • Espere até que a mistura pare de borbulhar antes de usar;
  • Misture na água do enxágue como se fosse o amaciante e deixe a lavadora centrifugar normalmente.

Pronto! No final da lavagem, você terá roupas macias prontinhas para estender. Se você não gosta do cheiro do vinagre, pode adicionar duas gotinhas de óleo essencial natural da fragrância de sua preferência à mistura antes de jogar na lavadora.

Agora que você já sabe tudo sobre amaciante, aproveite e descubra como escolher a máquina de lavar ideal.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!