Imagem

Ar-condicionado faz mal para saúde?

Um dos grandes mitos que se criou em volta do ar-condicionado é que ele faz mal para as pessoas. A questão é que ele não faz mal para ninguém, mas outros fatores que envolvem o aparelho fez com que ele levasse toda a culpa sozinho.

Vamos explicar todos os detalhes e você vai finalmente descobrir se o ar-condicionado faz mal para a saúde mesmo.

Gás do ar-condicionado faz mal?

Se algum componente do seu ar-condicionado for instalado de maneira errada, pode existir a chance de um vazamento do gás refrigerante.

Para evitar problemas como este, conte sempre com a ajuda de um profissional treinado e nunca deixe de fazer a manutenção do seu ar-condicionado periodicamente.

Mudanças bruscas na temperatura

Para evitar problemas com mudanças de temperaturas muito rápido, uma boa dica é andar sempre com um agasalho quando for trocar de ambiente. Assim seu corpo consegue se adaptar aos poucos com a nova temperatura, sem maiores complicações.

Vale lembrar que diferente de outros modelos de ar-condicionado, em que a temperatura chega no máximo do frio, desliga e espera a temperatura aumentar para voltar a ligar, o ar-condicionado Split Inverter possui uma tecnologia em que mantém o clima do ambiente em uma média, oscilando a temperatura o mínimo possível.

Lembre-se que a temperatura ideal do ar condicionado para o nosso corpo é entre 23ºC e 26ºC graus e de preferência deixar no modo automático para que não que o clima se mantenha estável e também que não ocorra o choque térmico.

Ar-condicionado faz mal para quem está gripado?

Pode ficar tranquilo, pois se você acha que o ar-condicionado não faz mal para gripe está errado. O que pode piorar o quadro de quem já está gripado é o fato dele ressecar o ar e isso acaba causando uma congestão nasal. Mas esse detalhe pode ser facilmente contornado se a pessoas beber bastante água para se manter hidratada.

Além disso, se você estiver gripado sempre é bom umidificar o nariz com soro fisiológico, aqui não importa a quantidade de vezes e o alívio é sentido na hora. Outro caminho é usar a função umidade, que consegue desacelerar a retirada da umidade do ambiente. Uma dica caseira e super simples é colocar um balde de água para que o ar não fique tão seco assim.

ar-condicionado

Outro fator é que as pessoas costumam ficar várias horas em um ambiente fechado e com o ar-condicionado ligado. Isso faz com que o ar não circule livremente, fazendo com que a gripe se espalhe mais facilmente dentro daquele ambiente. Por isso, não deixe de usar o modo fan para fazer uma troca de ar, de tempos em tempos. 

Mas não esqueça outro fato muito importante: o ar condicionado deve estar sempre limpo, para evitar que poeira, bactérias e outros micro-organismos.

Se você tem criança e quer saber se pode usar o ar ou não, confira o nosso post e veja se o ar condicionado faz bem para o bebê ou não.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!