Descubra qual modelo de ar condicionado é mais silencioso

Banner de ar-condicionado mais silencioso

Quando faz barulho em excesso, o ar-condicionado atrapalha o sono, conversas, convivência e até pode prejudicar a concentração de quem trabalha em casa ou simplesmente deseja assistir a um filme num espaço mais silencioso. Por isso, fizemos um pequeno guia para ajudá-lo a decidir o modelo de ar-condicionado mais silencioso para o seu quarto ou qualquer ambiente. Veja só!

O que são decibéis?

Antes de você escolher o ar-condicionado mais silencioso para a sua casa, é muito importante saber que esse guia foi feito com base na comparação de decibéis emitidos por cada modelo de ar-condicionado. Mas pode ficar calmo, que vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre decibéis. Olha só:

Decibel (dB) é a unidade adotada para a medição da intensidade do som. Dessa forma, quanto maior for o decibel produzido, maior o ruído. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 50dB é o máximo que o ouvido humano suporta a ficar exposto durante um longo tempo. E saiba: esses 50dB são facilmente superados em uma conversa entre duas ou mais pessoas.

Quais desconfortos são causados por muitos decibéis?

Confira o que um som ou ruído muito altos podem causar:

  • Acima de 50 dB: o corpo humano começa a reagir negativamente ao barulho;
  • Entre 55 e 65 dB: a pessoa pode não conseguir relaxar, além de perder parte de sua concentração;
  • Entre 65 e 70 dB: o organismo inicia um processo de reação para coibir o barulho, por meio de defesas. A cortisona aumenta na circulação sanguínea e abaixa a resistência imunológica. Esse fator explica, por exemplo, porque muita gente está habituada a dormir somente com rádio ou TV ligados, por tornar-se dependente de ruídos.
  • Acima de 70dB: além de prejudicar a saúde mental, o corpo fica sujeito a estresse degenerativo. Aqui, aumentam os riscos de infarto, infecções e outras doenças e riscos.

Como saber o número de decibéis do ar-condicionado?

Diferentes modelos e marcas produzem ruídos de acordo com cada tipo de aparelho. É importante perceber que, por mais silencioso que o ar-condicionado seja, o aparelho conta com motor, bobina, ventiladores internos e também que o número de BTUs influencia diretamente nos níveis do barulho produzido.

Desta forma, vale ficar atento à descrição do produto para saber qual o grau de decibéis produzidos ao longo do funcionamento do eletrodoméstico. O item é mostrado assim: [dB(A)]39/33/25/19], sendo, em ordem, classificados como alto/médio/baixo/mínimo.

decibéis do ar-condicionado mais silencioso

Afinal, qual o modelo de ar-condicionado mais silencioso?

Agora que já te explicamos sobre a importância de ficar atento aos decibéis do eletrodoméstico, vamos falar sobre os modelos de ar-condicionado mais silenciosos.

imagens de modelos de ar-condicionado mais silencioso

Os aparelhos de ar-condicionado inverter (ou split) são os mais silenciosos, por ter um compressor que atua de forma constante e de forma bem menos barulhenta.

Outro ponto que também faz com que o ruído promovido pelo modelo split seja menor que os demais, é o fato da condensadora (unidade externa) e evaporadora (unidade interna) estarem separadas, fazendo com que a maioria dos barulhos fiquem fora do ambiente.

Dessa forma, diferente do modelo inverter, tanto o ar-condicionado janela como o portátil possuem a unidade interna e externa no mesmo local, fazendo com que sejam mais barulhentos do que o ar-condicionado inverter, mas vale lembrar que isso não interfere na capacidade de refrigeração desses modelos.

Porém, entre os dois, o ar-condicionado de janela é mais silencioso. Deste modo, o modelo que mais promove barulhos, é o portátil, pois geralmente produz ruídos acima de 50 decibéis.

Ah! vale lembrar que o nível de ruído produzido por um ar-condicionado dependerá também da sua potência. Sendo assim, quanto mais BTU houver, maior será o barulho produzido pelo aparelho.

Então, para não ter mais dúvidas e te ajudar na escolha do ar-condicionado mais silencioso, confira o nosso post sobre a potência do ar-condicionado e descubra qual é o ideal para sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!