Imagem

Como aquecer a casa com ar-condicionado

Você sabia que é possível usar o ar-condicionado para aquecer? Em algumas regiões do Brasil, ter essa flexibilidade em um só aparelho é uma grande vantagem. Hoje, há diversos modelos de ar-condicionado Quente e Frio (também conhecidos como Reversos) disponíveis no mercado: split, janela e até inverter.

Entenda como utilizar essa função do ar-condicionado para manter a casa quentinha durante o inverno.

Reverso ou Inverter?

Para começar, veja a diferença entre ar-condicionado Reverso e ar-condicionado Inverter.

O Reverso possui as funções de resfriar e aquecer, enquanto o Inverter possui uma tecnologia que mantém a temperatura constante sem precisar desligar e ligar de tempos em tempos, o que resulta em uma economia significativa de energia. Existem modelos Inverter que também são Reversos.

Split ou Janela?

Você pode encontrar tanto modelos Split quanto modelos Janela com a função Quente e Frio. Entenda melhor as diferenças entre os modelos de ar-condicionado.

Qual temperatura o ar-condicionado pode atingir no inverno?

Os modelos Reverso normalmente atingem até 32° C. Para que eles consigam atingir essa temperatura, a temperatura externa deve estar entre -7° C e 24° dzC.

Ar-condicionado quente gasta mais energia?

Isso é um mito. O ar-condicionado gasta mais energia quando precisa alterar muito a temperatura interna em relação à externa, e isso tanto para aumentar a temperatura, na função Quente, quanto para diminuir a temperatura, na função Frio. Por isso, uma boa maneira de economizar energia com o ar-condicionado é procurar manter uma temperatura média – nunca muito fria ou muito quente.

Além disso, os modelos de ar-condicionado que tem as duas funções não gastam mais energia que os modelos que só tem a função de resfriar. Isso também é um mito.

Agora que você já sabe como deixar sua casa super confortável tanto nos dias quentes como nos dias frios, que tal aprender mais sobre economia de energia com ar-condicionado?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!