Imagem

Ar-condicionado quente e frio: Conheça as vantagens

Está pensando em comprar um aparelho de ar-condicionado? Conheça as vantagens de investir em um modelo de ar-condicionado quente e frio. Além de oferecer as possibilidades de refrigerar e aquecer o ambiente, o ar-condicionado com a dupla função tem selo Procel A de economia de energia e garante conforto em qualquer época do ano. Confira!

Como funciona o ar-condicionado quente e frio?

Antes de conhecer as vantagens da aquisição de um ar-condicionado quente e frio, vamos mostrar como é seu funcionamento. Primeiramente, esse modelo, que também é conhecido como ar-condicionado reverso, conta com um sistema complexo para que, diferentemente do modelo convencional, utiliza o calor externo para também aquecer o ar.

Diferenças entre ciclo reverso e Inverter

Atenção: não confunda o ciclo reverso com a tecnologia Inverter. Os nomes são parecidos, mas são duas coisas bem diferentes. O ar-condicionado Split Inverter consome menos energia do que outros modelos por conta do seu sistema de regulagem da temperatura, mas os modelos com essa tecnologia não necessariamente contam com ciclo reverso.

Ar-condicionado quente e frio, vale a pena?

Além de ser dois aparelhos em um só, o ar-condicionado quente e frio também oferece várias vantagens, conheça todas elas:

Modo resfriar / modo aquecer

A variação de temperatura de aparelho quente e frio é mostrada e controlada por meio das funções “Modo Aquecer” e “Modo Resfriar”. No Modo Aquecer o ar-condicionado chega a temperatura de até 32º, para aquecer o ambiente em que estiver instalado e trazer conforto nos dias frios. Para que o resultado seja economicamente satisfatório, é recomendado que a temperatura externa ao ambiente esteja entre -7ºC e 24ºC.

Já o Modo Resfriar garante que sua casa fique bem refrigerada com temperaturas baixas. A recomendação para um ambiente agradável é manter o aparelho em 18ºC, desde que no espaço externo essa temperatura esteja entre 18ºC e 43ºC.

Custo benefício

O fato de ter praticamente dois eletrodomésticos em um (função ar-condicionado e aquecedor) compensa a aquisição, uma vez que a diferença de preço entre um modelo de ar-condicionado quente e frio custa em média entre 5% e 10% a mais do que um aparelho que ofereça a funcionalidade.

Você paga um pouquinho a mais e tem dois aparelhos eficientes em casa. Além disso, pensando em economia na conta de luz, a função aquecer gasta praticamente a mesma coisa da função resfriar.

Economia

Uma dúvida que muitos tem é se o ar condicionado quente e frio gasta muito, por ter diversas funções e é normal pensar assim. No entanto, para a sua surpresa o custo é praticamente o mesmo dos modelos convencionais, afinal a função quente gasta quase a mesma quantidade de energia elétrica da função fria. Além disso, o ciclo reverso proporciona economia: em vez de ter dois itens diferentes – um ar-condicionado e um aquecedor, você pode comprar um aparelho só.

Conforto térmico

Você pode usar seu ar-condicionado quente e frio o ano todo, uma vez que ele aquece e resfria qualquer ambiente. A sensação proporciona bem-estar durante todas as estações e climas. O conforto está diretamente alinhado à praticidade do uso de um só aparelho que vale por dois. Em complemento o ajuste de temperatura permanece conforme o que você estabeleceu no eletrodoméstico, sem variações bruscas.

Proteção à saúde

A manutenção do ar mais limpo também acompanha o ar-condicionado quente e frio. Com sua manutenção em dia, o aparelho é grande colaborador para manter longe do ambiente fungos, bactérias e alérgenos, tanto no verão quanto no inverno.

Manutenção de um ar-condicionado quente e frio

Por fim, sabemos que antes de comprar um eletrodoméstico temos que pensar se a manutenção dele vale a pena, por isso, vamos te contar alguns cuidados especiais que você precisa ter com o seu ar-condicionado quente e frio. Olha só:

  • A saída de ar deve estar sempre livre de poeira e outros alérgenos para evitar alergias e problemas respiratórios;
  • A saída da condensadora do ar-condicionado nunca deve estar obstruída, para que o eletrodoméstico funcione sempre da maneira correta;

Agora que você já sabe as vantagens desse produto, que tal conferir os modelos de ar-condicionado quente e frio disponíveis na loja da Consul?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!