Imagem

8 Brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Não é sempre que os pais conseguem coincidir as próprias férias com os momentos que seus filhos mais passam tempo em casa. Às vezes, mesmo estando presente, é difícil pensar em atividades para fazer com uma ou mais crianças ao mesmo tempo sem ter que necessariamente sair de casa.

Mas existem muitas atividades para fazer com as crianças do lado de dentro, que ajudam elas a se distrair e se desenvolverem sem precisar de muito espaço ou esforço. Além disso, elas também contribuem para aproximação dos pais com os pequenos, afinal são brincadeiras para se fazer em conjunto. Confira algumas sugestões de atividades para fazer com os filhos durante esse período:

Ideias de atividades e brincadeiras para crianças

Quebra-cabeças

Uma das brincadeiras para fazer com as crianças, é o quebra-cabeça. Eles são sempre uma boa forma de ensinar paciência e ajudar elas a se concentrarem. Montar junto também pode servir como momento para conversa e troca, sendo uma ótima opção para irmãos! Alguns quebra-cabeças são temáticos, representando obras de arte, animais atuais ou antigos e momentos históricos, sendo ótimas maneiras de ensinar seus filhos.

Artesanato

A quantidade de coisas que podem ser feitas com itens que temos em casa é enorme, por isso, é sempre uma das escolhas de brincadeiras para férias! Se faltar ideias a você, a internet está cheia de vídeos e sites ensinando a criar os mais diferentes brinquedos com coisas do dia a dia que podem se tornar divertidos para crianças tanto enquanto são feitos, quanto para brincar. As opções vão desde coisas mais simples e clássicas como os telefones com barbante e lata, até coisas mais complexas como improvisar uma bateria com baldes e caixas, chocalhos com latas, pistas para carrinhos usando fita adesiva, e por aí vai.

Para crianças pequenas, é surpreendente a quantidade de coisas divertidas nas quais uma só caixa pode se transformar. Base, cabana, cabine de avião, um carro, a imaginação é o limite!

Contar histórias

Livros costumam ter um efeito de encantamento para crianças que elas muitas vezes não praticam pela falta de tempo ou por conta da rotina em um mundo tão visual quanto este no qual vivemos. Mas ler histórias para crianças pequenas é uma ótima forma de passar tempo, sejam elas de livros, sejam histórias pessoais dos pais. É uma forma de criar laços e compartilhar com a criança parte da história de vida dela, ou mesmo valores que os pais preservam através de fábulas e contos infantis.

Pedir para a criança colaborar com as histórias enquanto as conta também é uma ótima forma de mantê-la entretida e desenvolver sua criatividade.

Percebeu algum interesse por desenho? Incentive a criança a criar uma história em quadrinhos, ou a desenvolver personagens e peça que ela te conte a história! Ajude-a a ser dona da narrativa!

Caça ao tesouro

Esse é o tipo de brincadeira segura que pode fazer as crianças se movimentarem dentro de casa. Mesmo em residências com pouco espaço, é possível encontrar formas de esconder prêmios pelos cômodos e manter seus filhos ocupados procurando e se divertindo com as recompensas.

Jogos

Os jogos de carta sempre são boas sugestões de brincadeiras para fazer em casa, podem ser ótimas formas de desenvolver raciocínio e capacidade de análise, sem necessariamente incentivar a competição. Nem todos precisam ter uma pessoa jogando contra a outra, tome Paciência como exemplo. Mas jogos tradicionais como mau-mau e truco, com regras mais simples, e buraco sendo bem mais complexo são boas alternativas para manter as crianças entretidas.

Exploração

Para bebês, a sala de estar pode ser todo o mundo que precisam explorar. Como nessa fase ainda precisam encostar em tudo para processar e entender, uma simples mudança no relevo da sala colocando almofadas e travesseiros como obstáculos e alterando móveis de lugar podem virar atividades divertidas para crianças engatinhando ou que começaram recentemente a andar.

Sessão de cinema

Se você tiver um pouco mais de tempo livre, pode apresentar os filmes favoritos da sua infância aos seus filhos! Qual animação você cresceu assistindo, mas suas crianças nunca viram? Conte histórias que esses filmes te fazem lembrar, compartilhe seus interesses e empolgações com elas, conversem sobre histórias e personagens, desenvolva assim a criatividade das crianças! Confira o nosso post de como organizar uma sessão de cinema em casa para divertir seus filhos.

Fantoches de meia

Esses você pode tanto fazer por conta própria, quanto com a ajuda das crianças. Fantoches de meia são maneiras lúdicas de contar histórias, entreter e ensinar, não só distraindo e divertindo seus filhos, como também desenvolvendo sua própria criatividade.

Há muitas atividades para fazer com os filhos, várias delas começam como brincadeiras improvisadas e outras podem ensinar eles a serem responsáveis ajudando nas tarefas do lar. Confira nosso post sobre organização infantil e ensine o seu filho a ser regrado em casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!