Imagem

Cozinha organizada: 5 dicas práticas

A cozinha tem um papel central na rotina do lar, ela foi de um ambiente com função específica para cômodo de alta circulação e um dos principais lugares da casa para receber amigos e interagir.

Sabemos, contudo, que manter a cozinha arrumada é uma tarefa importante no nosso dia a dia e que isso nem sempre é possível, pelo menos não sem alguma ajuda ou um norte pelo qual podemos começar a arrumação. Te ajudamos com esse guia geral, como manter a cozinha organizada sendo parte da rotina diária da casa.

Como manter a cozinha organizada em 5 passos:

1. Todos precisam participar

Esse precisa ser o primeiro passo porque nada do que será apresentado a seguir funciona sem que todo mundo morando na casa colabore. Não é preciso que isso aconteça em todas as tarefas e, claro, algumas pessoas moram sozinhas.

É importante que todos saibam como manter a cozinha organizada e os processos necessários de limpeza para isso dentro da rotina diária do lar. Se não for possível que todos façam tudo, delegue funções diárias específicas, ou pelo menos o cumprimento dos processos mais simples na manutenção da cozinha.

As tarefas diárias podem ser ainda mais fáceis de serem feitas com aparelhos que otimizam seu tempo. Então se você quer ganhar mais agilidade na organização da sua cozinha, que tal conhecer os modelos de lava louças da Consul?

2. Tenha rotinas diárias

Nem tudo o que ensinamos aqui precisa ser feito diariamente, até pela quantidade de trabalho e desperdício que isso causaria. No entanto, alguns hábitos precisam ser integrados ao dia a dia de todos os moradores da residência para ter uma cozinha arrumada. A primeira é: limpe tudo o que sujou após o uso. Lave sua louça após as refeições ou, no caso de quem tem máquina de lavar, já organize a louça suja dentro dela, limpe a pia e a bancada.

Crie o hábito de lavar a louça enquanto cozinha, para facilitar o processo de arrumação e limpeza, evitando que a pia comece a ficar cheia e o acúmulo se transforme em uma bola de neve. Lembre-se também de tirar o lixo todos os dias e de passar uma vassoura antes de dormir ou ao acordar também é um hábito que pode entrar para a rotina do lar. Essas são algumas das atividades que podem ser feitas para você que não sabe como deixar a cozinha limpas.

Fazer a limpeza dos seus eletrodomésticos também faz parte da arrumação da cozinha, principalmente daqueles que mais sujam. Por exemplo, veja como limpar o microondas em 4 passos.

3. Deixe os utensílios mais usados sempre à mão

Nos próximos passos vamos ensinar a organizar gavetas, mas antes disso é importante deixar os utensílios (facas de cozinha, panelas, frigideiras, pegadores, colheres, espátulas, fuês, etc) que você usa com mais frequência ao alcance sem precisar abrir gavetas ou armários. Há várias maneiras de fazer isso com suportes de parede, prateleiras, imãs para os utensílios metálicos, tudo vai depender de como cada opção se adequa à sua cozinha.

Nesta categoria também entram condimentos e temperos. Os mais usados e com boa vida útil fora da geladeira devem ficar à vista tanto por questão de organização da cozinha, quanto por sustentabilidade. São itens que, quando guardados em armários ou na geladeira, são facilmente esquecidos na hora de cozinhar. Acabam vencendo e somos obrigados a descartá-los.

4. Mantenha a geladeira sempre limpa e organizada

Faça uma limpeza total na geladeira a cada duas semanas. Nesse processo, descarte tudo o que estiver impróprio para consumo e organize os itens nela de acordo com frequência de uso e validade. Lembre-se sempre de também dar atenção para o quanto de refrigeração cada produto precisa, quanto mais frio, mais alto nas prateleiras eles precisam ficar. Uma vez decidida a ordem do que vai onde, procure organizar tudo o que puder em caixas para facilitar o acesso e evitar que, caso alguma coisa derrame, ela acabe sujando todo o refrigerador.

Se você quer mais dicas, aqui mostramos como organizar a geladeira da forma correta.

5. Compartimentaliza gavetas e armários

Para evitar se perder na hora que procurar por utensílios e panelas específicas, use nichos e separadores, respeitando sempre a organização decidida no início para facilitar o acesso aos itens. Uma cozinha limpa e organizada é também sinônimo de sempre saber onde está cada coisa e abrir uma porta ou gaveta com a certeza do que vai encontrar. Nichos que separam talheres diferentes, gavetas específicas para cada tipo de utensílio, panelas separadas por modelo e função. Copos, pratos, tigelas, vasilhas, canecas, jarros, tudo com seu devido lugar, organizado de forma a estar sempre à disposição no momento que precisar.

Ao fazer isso, pense sempre no uso: no que costuma preparar mais, que tipo de temperos, condimentos, utensílios e ingredientes mais usa. Se tiver espaço, não faz sentido guardar a farinha na despensa ou longe da bancada quando cozinha muito bolos, ou faz massa e pães caseiros, não é? Pois então, a organização da cozinha precisa sempre ser pensada com a praticidade como prioridade.

Agora que você já leu nossas dicas de como deixar a cozinha sempre arrumada, limpa e cheirosa. Se não sabe como adaptá-las, pois seu ambiente é pequeno, confira as nossas sugestões de como organizar cozinha pequena.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!