Imagem

Como economizar água lavando roupa?

Quando o assunto é economia de água há diversas possibilidades para conseguir diminuir o valor da conta, mas o mais comum é pensar em tomar banhos mais rápidos e abrir menos as torneiras. Além de ser bom para o bolso, o consumo consciente é excelente para o meio ambiente. O que muita gente não sabe é que é possível economizar água mesmo fazendo o seu uso normalmente, como por exemplo lavando roupas.

Certamente a ideia de diminuir o uso e mudar os hábitos são as melhores opções para não exagerar no consumo da água. Pequenas mudanças podem ser responsáveis por uma grande diferença positiva na sua conta de consumo. Confira como economizar água lavando roupa e mudando simples atitudes no dia a dia!

Bem pensado

Para você

Economizar água durante as lavagens,
além de ser bom para o seu bolso, é inteligente.

Algumas dicas para o consumo consciente:

Acumule roupas sujas

Procure juntar uma grande quantidade de roupas sujas para lavá-las
de uma só vez usando os níveis mais altos da lavadora.

Reutilize a água das lavagens

Ao programar sua lavadora, escolha o ciclo Lavagem Econômica
ou selecione o ciclo escolhido e acione a função Reutilizar Água. Veja como:

  • 1

    Após terminar a etapa da lavagem, uma luz acenderá no painel e a lavadora ficará parada esperando que você retire a água com sabão.

  • 2

    Direcione a mangueira da lavadora para um recipiente em que queira armazenar a água. Para iniciar a drenagem, abra e feche a tampa.

  • 3

    Após a drenagem, a lavadora segue o ciclo normalmente. Guarde a mangueira e pronto! Já pode usar a água com sabão para lavar o quintal, banheiro ou até mesmo a lavanderia.

Dicas práticas para economizar água lavando roupa 

Siga as instruções 

Esse conselho pode parecer simples e básico, mas a partir do momento em que conhecemos as especificações de cada roupa, do funcionamento da máquina e a forma que os produtos de limpeza devem ser utilizados, acabamos evitando etapas desnecessárias, diminuindo também a frequência de lavagem e consequentemente economizando água.

Evite os processos pré-lavagem    

Utilize o processo de pré-lavagem apenas quando necessário, por exemplo quando as roupas estão muitos sujas ou manchadas e precisam ser deixadas de molho. Afinal, esse processo acaba sendo uma cilada para quem quer economizar água.

Lave algumas peças a mão   

Apesar de não ser prático, é uma boa solução para quem quer economizar água lavando roupa. Aqui lave apenas aquelas peças que necessitam de uma limpeza superficial, afinal sabemos que pode ser cansativa essa tarefa.

Sempre manter a lavadora limpa              

  Muitos pensam que por a máquina de lavar roupas estar sempre em contato com água e sabão já é o suficiente para mante-la limpar. Mas, isso não é verdade, uma lavadora suja pode acabar manchando as roupas sendo necessário repetir o processo de lavagem, dificultando assim os planos de quem deseja economizar água ao lavar as roupas. 

Para saber mais como realizar a limpeza da sua lavadora, confira o nosso post de como limpar máquina de lavar.

Outras atitudes que ajudam na hora de economizar água:

  • Não demorar muito tempo no banho;
  • Fechar a torneira quando não estiver em uso;
  • Atentar-se a possíveis vazamentos de água em casa;
  • Tirar o excesso de sujeira da louça antes de lavar;
  • Cuidar da água da piscina para evitar trocas constantes;
  • Não utilizar mangueiras com frequência;
  • Utilização de sistemas de reuso de água.

Agora que você já sabe como economizar água lavando roupa e mudando algumas atitudes rotineiras, você também pode economizar se souber como lavar roupa na máquina da maneira certa. Usar a sua máquina de lavar corretamente também é sinônimo de consciência!

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!