Imagem

Guia geral de como economizar energia em casa

Sua conta de luz está muito alta e você não sabe como economizar? Facilitamos sua vida e explicamos quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e como evitar o desperdício.

Dicas de como economizar energia em casa:

Iluminação artificial:

Se você quer aprender a economizar energia em casa, uma das primeiras coisas que devem ser feitas é trocar todas as lâmpadas da sua casa pelos modelos de led. Elas, além de serem muito mais econômicas (cerca de 2 vezes mais que as fluorescentes e 6 vezes mais que as incandescentes), têm maior vida útil e são versáteis na variedade de cores e intensidade da iluminação.

Cores do ambiente:

Se possível, opte por piso, paredes, cortinas e até móveis de clores mais claras. Elas refletem melhor tanto a luz natural quanto a artificial e dão a impressão de iluminação mesmo ao final do dia. Isso ajuda a economizar porque você vai demorar mais para acender as luzes da casa nesse caso.

Iluminação natural:

Quando for reformar, essa deve ser uma das primeiras coisas a procurar no novo visual do apartamento. Se já houver muitas fontes de luz natural nele, explore-as, use cortinas mais leves nas janelas ou mesmo cortina nenhuma.

Aparelhos em stand-by:

Essa é a dica essencial para você que quer aprender como economizar energia elétrica em casa, afinal, a não ser que seja imprescindível, desligue da tomada os aparelhos que ficam em stand-by quando não os estiver usando. Isso pode gerar uma economia de até 12% no consumo.

Ferro e chuveiro elétrico:

Por conta da alta tensão que ambos os aparelhos precisam para esquentar, o consumo deles é muito alto. Recomenda-se planejar o uso do ferro de passar para que seja menos frequente, assim como evitar banhos muito longos.

Ar-condicionado:

O ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais gasta energia em casa, principalmente no verão, quando é mais utilizado. Para diminuir o seu gasto de energia, mantenha a temperatura ideal do ar-condicionado, de acordo com o ambiente.

AH! Não esqueça de fechar as portas, janelas e cortinas do cômodo, isso é imprescindível e evita que o seu aparelho trabalhe além do necessário. Outra dica importante para não desperdiçar energia é manter os filtros do ar-condicionado sempre limpos.

Como economizar energia na cozinha e área de serviço:

Sabemos que esses dois ambientes são alguns dos grandes consumidores de energia elétrica na casa, porque eletrodomésticos, como a geladeira, precisam ficar ligados o tempo todo enquanto outros como micro-ondas e máquina de lavar são usados com muita frequência. Por isso, uma atenção especial é necessária a eles.

Antes de tudo, é preciso tomar alguns cuidados básicos:

  1. Na hora de comprar seu eletrodoméstico, escolha aqueles que possuem maior eficiência energética. Você encontra essa informação no selo do Inmetro. Os produtos com nota A são os que consomem menos energia. Nesse selo, você também fica sabendo qual é o consumo médio mensal desse eletrodoméstico.
  2. Quando você não estiver usando eletrodomésticos como o micro-ondas e a lavadora de roupas, desligue-os da tomada. Isso também serve para eletroportáteis como TV e cafeteira, por exemplo. Quando estão em modo stand-by, esses aparelhos também consomem energia, que pode chegar a um total de 15% da sua conta de luz.
  3. Nunca ligue vários aparelhos em uma única tomada ao mesmo tempo. Isso causa sobrecarga e superaquecimento da tomada, o que desperdiça energia e ainda pode danificar os aparelhos e causar um incêndio.

Cooktop elétrico:

O cooktop elétrico vem logo em seguida no ranking dos eletrodomésticos que mais gastam energia em casa. Se você cozinha bastante em casa, vale considerar um cooktop a gás no lugar do elétrico. Se ainda estiver na dúvida sobre qual se adequa mais à sua casa, veja as diferenças entre cooktop a gás e cooktop indução.

Geladeira:

Apesar de ter um consumo energético baixo, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais gastam em casa por conta do tempo que fica funcionando. Para evitar gasto desnecessário, você pode tomar as seguintes medidas:

  • Ajustar o termostato de acordo com a quantidade de alimentos e a temperatura ambiente
  • Verificar se a borracha de vedação está em ordem
  • Caso sua geladeira não seja frost free, fazer o degelo sempre que necessário
  • Nunca utilizar a grade traseira para secar roupas
  • Não guardar alimentos quentes
  • Não deixar a porta aberta por longos períodos
  • Instalar a geladeira em lugares longe de fontes de calor, como o fogão

Micro-ondas

Micro-ondas:

Normalmente, o micro-ondas funciona pouco tempo durante o dia, mas seu gasto mensal costuma ser alto porque ele gasta muita energia no modo stand-by. Por isso, especialmente nesse caso, é importante mantê-lo fora da tomada quando não estiver em uso.

Lavadora de roupas:

A lavadora de roupas é um dos eletrodomésticos que menos gasta energia elétrica em casa. No entanto, é válido tomar alguns cuidados para economizar. Espere acumular a quantidade de roupas suficiente para encher uma máquina. Assim, você faz menos ciclos e gasta menos energia.

A função de secagem de uma máquina lava e seca é uma das que mais gastam energia. Por isso, priorize secar as roupas naturalmente, no varal.

Para economizar energia em casa, não basta colocar em prática todas essas dicas. É necessário entender também os gastos expressos na sua conta de luz. Para te ajudar nisso, confira o nosso conteúdo em que te ensinamos como calcular o consumo de energia dos eletrodomésticos.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!