Imagem

Cooktop a gás ou indução. Qual é o melhor?

Antes de começar essa conversa, é preciso deixar claro que não tem melhor ou pior. Ambos os tipos têm suas particularidades e, dependendo da sua cozinha, um modelo vai se dar melhor do que o outro.

Então, nosso objetivo aqui vai ser expor os pontos positivos de cada um dos modelos, tanto o cooktop a gás como o por indução, e assim você conseguirá escolher o melhor produto para a sua cozinha. Vamos lá?

Conhecendo o Cooktop

Diferente do que muita gente pensa, um cooktop não é apenas para quem tem uma cozinha planejada ou para aqueles que não querem mais um fogão convencional.

Por ser uma peça separada, é possível encontrar cooktops com uma ou mais bocas dispostas em posições diferentes, auxiliando na hora de usar panelas maiores ou aquelas mais pesadas.

Outra vantagem é encontrar modelos de diferentes materiais e cores no mercado. Assim fica mais fácil deixar a decoração da sua cozinha ainda mais com a sua cara.

Cooktop a gás

Se você tem dúvida sobre como funciona o cooktop a gás, saiba que ele é praticamente a mesma coisa que o fogão tradicional, a única diferença é que ele não tem o forno, deste modo este tipo de cooktop produz uma chama que é alimentada por GLP, o famoso gás de cozinha, por isso, na instalação deste modelo é necessário que haja uma saída a gás GLP ou gás natural.

Cooktop

Uma vantagem desse modelo é que ele usa energia elétrica apenas no momento do acendimento, fazendo com que o aparelho não cause impacto na sua conta de luz.

Cooktop por indução

Mas se você está mais interessado em saber como funciona cooktop por indução, a gente vai te explicar também. Esse modelo de cooktop possui uma tecnologia que transfere o calor direto para a panela fazendo com que não se desperdice energia elétrica além de evitar queimaduras, uma vez que somente a panela esquenta.

Ah, mas a panela precisa ter um fundo especial, feito com metal ferroso! Parece complicado mas para checar, basta usar um ímã. Se ficar grudado, é porque a panela possui esse fundo de metal ferroso.

Outra vantagem é que a limpeza fica mais fácil, caso algo que você esteja cozinhando caia, já que a superfície não fica quente.

Mas afinal, cooktop a gás ou indução?

Como dissemos lá no início, não existe um modelo melhor que o outro, por isso, na sua escolha, vale você comparar as vantagens e desvantagens de cada modelo, avaliando qual o mais adequado para sua necessidade. E para te ajudar um pouco mais nessa decisão, preparamos uma tabela comparando os dois tipos de cooktop. Olha só:

Document

Cooktop a gás Cooktop por indução
Funcionamento Por meio do gás GLP ou natural Por meio de correntes eletromagnéticas
Controle de temperatura Menos preciso Mais preciso
Consumo de energia Mais econômico Menos econômico
Segurança Menos seguro Mais seguro
Limpeza Menos prática Mais prática
Tipo de panela Permitido qualquer material Materiais específicos como aço inox ou ferro fundido

Mas se você ainda não se decidiu totalmente, confira o nosso conteúdo em que te contamos qual é o melhor cooktop para sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!