Imagem

Como escolher ar condicionado evitando os 5 principais erros

Você com certeza já passou horas navegando por vários sites ou então conversando com várias pessoas entendidas do assunto para saber como escolher ar-condicionado para a sua casa. Para acabar com suas dúvidas de uma vez por todas, facilitamos a sua vida e listamos 5 erros para evitar na hora de comprar um ar-condicionado.

Erro 1 – Ar-condicionado, como escolher o modelo ideal

Provavelmente a primeira dúvida que surgiu quando você começou a pesquisar seu ar-condicionado foi: “como escolher o modelo do ar-condicionado?” O que você precisa saber e é que, atualmente, existem dois modelos que dominam o mercado, o modelo Split e o modelo Janela.

Qualquer um desses tipos de ar-condicionado vão resolver muito bem o problema de temperatura da sua casa ou escritório. As principais mudanças ficam mais na hora da instalação e alguns outros detalhes.

O modelo Split apresenta tecnologia mais avançada e um design mais moderno. Ele é composto por uma unidade interna e uma externa e pode demandar uma reforma na sua casa ou apartamento. Nesse caso você vai precisar da ajuda de um técnico especializado para te ajudar na instalação.

Já o modelo Janela é mais compacto, já que o compressor e os outros componentes ficam em uma mesma unidade. Para a instalação, um nicho na parede já resolve o problema. Seu ponto negativo é que ele produz um pouco mais de ruído.

Erro 2 – Comprar o ar-condicionado sem saber onde instalar

Parece meio óbvio, mas muita gente compra o ar-condicionado sem saber onde instalá-lo. Às vezes será necessária uma pequena reforma para instalar o produto. Ah, lembre-se que em alguns condomínios não é permitido a alteração da fachada. Nesse caso, você precisa entrar em contato com a administradora do condomínio ou síndico para saber se você pode instalar seu ar-condicionado.

Outro erro comum é não conferir se há uma fonte de energia próximo ao ar-condicionado.

Antes de instalar você também precisa saber de alguns pontos mais técnicos, então é fundamental chamar um técnico especializado para te ajudar com questões sobre tubulação, carga de energia, etc.

Erro 3 – Ar-condicionado e o tamanho do ambiente

Outro cuidado importante é verificar o ar-condicionado e o tamanho do ambiente. Depois que você decidiu em qual local vai receber o produto, não se esqueça de verificar se a parede escolhida tem os tamanhos mínimos de instalação.

Para o modelo Split, ele precisa estar no mínimo à 2,3 metros do chão e à 25 centímetros de qualquer obstáculo.

Ar-condicionado split
Para o modelo Janela, a altura mínima do chão é de 1,5 a 1,8 metros e, no mínimo, a 50 centímetros dos cantos do ambiente.

ar-condicionado janela

Erro 4 – Priorizar o preço e não os benefícios

Hoje em dias, o ar-condicionado possui inúmeras outras funções, como purificar o ar e diminuir a umidade.

Então, se você procura um produto que te ofereça mais do que simplesmente diminuir ou aumentar a temperatura de um ambiente, vale a pena investir em um ar-condicionado, porque os benefícios vão te agradar.

Erro 5 – Não se atentar na potência do ar-condicionado

A potência do ar-condicionado é fundamental para garantir o resfriamento ou aquecimento do ambiente onde ele foi instalado. Essa potência é medida em BTUs.

Não adianta comprar um ar condicionado cuja potência é menor do que o indicado para o cômodo achando que vai economizar energia, porque o resfriamento não será eficiente. Ou então comprar um ar-condicionado com mais BTUs do que necessário, achando que ele vai resfriar mais rápido, porque isso só vai gerar um gasto de energia maior que o necessário.

Antes de mais nada, a conta para calcular o BTU ideal para o local de instalação é bem fácil. Geralmente conta-se de 600 a 800 BTUs por metro quadrado do local. Com esses dados, já é possível ter uma noção de qual potência é a mais adequada para você.

Mas se ainda tiver alguma dúvida, a Consul já pensou em tudo e criamos uma calculadora de BTUs. para facilitar a sua vida.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

E não deixe de conferir os nossos modelos de ar-condicionado.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!