Como evitar o climão em casa

A convivência familiar nem sempre é uma tarefa fácil e situações como rotineiras, como, decidir o filme na sessão de cinema do fim de semana ou então organizar quem faz o que na divisão de tarefas, pode resultar em um climão dentro de casa. Ficar brigado com quem ama não é legal, mas é preciso saber escutar e expor as necessidades para que a convivência familiar seja pacífica. Afinal, família a gente não escolhe, mas, o climão, dá para evitar. Veja a seguir como evitar o climão em casa.

Esquecer a toalha molhada em cima da cama

O climão em casa da toalha molhada em cima da cama recém arrumada é um clássico da convivência familiar. Há situações em que além da toalha de banho, as toalhas de rosto ou de cabelos também são colocadas em diferentes locais depois de usadas, exceto no varal ou no banheiro. 

A verdade é que ninguém gosta de sentir a cama ou sofá úmidos por distração de outras pessoas. Nesse caso, vale a pena explicar para a pessoa que a toalha molhada em cima da cama demora mais para secar e deixa o local com aspecto desarrumado. Explicar como você se sente com essa atitude também pode ajudar a resolver o problema. 

Deixar a tampa da privada levantada

Quem divide o banheiro com outras pessoas já deve ter se deparado com a tampa da privada levantada. Esse também é um climão da convivência que vale a pena pedir aos moradores para prestar atenção. Isso porque a tampa da privada ajuda a impedir que os resíduos do vaso sanitário escapem na hora da descarga.

Para se ter uma ideia, a força da descarga pode impulsionar as bactérias do vaso sanitário a uma altura de 25 cm e permanecer no banheiro por até 2 horas. Sendo assim, vale a pena conversar com os moradores da casa que esquecem a tampa da privada levantada.

Esquecer os sapatos e roupas na sala

Morar com outras pessoas é se surpreender diariamente com objetos fora do lugar. Quem convive com distraídos de plantão costuma encontrar peças de roupa em um cômodo, sapatos em outros e bolsas e mochilas pela casa.

Vale lembrar que ao chegar da rua é importante deixar os sapatos na entrada  e evitar circular pela casa com eles, para não levar sujeira para os outros cômodos. Em relação às roupas, o recomendado é tirá-las e colocá-las para lavar de preferência.

Para solucionar esse tipo de climão, vocês podem colocar uma sapateira na entrada de casa e combinar com os moradores de deixar os sapatos lá ou retirá-los e levá-los para o quarto. Também é possível colocar um mancebo para pendurar mochilas, bolsas e casacos. Criar locais para escape de bagunça é uma tática importante no guia de como evitar o climão em casa.

Largar a louça suja na pia que acabou de ser limpa

Só quem já desbravou uma pilha de louça suja sabe a frustração que dá ao terminar de lavar tudo que precisa, passar o rodinho para tirar o excesso de água da pia, e ver alguém chegando com um prato sujo e deixando a faca com molho sobre o local.

A maneira de resolver esse tipo de situação é incentivar que cada um faça sua parte e lave o que usou depois de terminar de comer. No entanto, nem sempre é possível contar com esse nível de planejamento. Sendo assim, uma boa dica é evitar que a louça acumule na pia por mais de um dia. Você também pode organizar com a família que a lavagem da louça vai ser a última coisa que vocês vão fazer no dia. Assim, as chances de reviver esse climão diminuem.

Pisar com o pé sujo no chão limpo

Fazer faxina é uma verdadeira maratona percorrida dentro de casa. Tirar pó, organizar o que está fora do lugar, varrer, lavar, enxaguar e secar são algumas das etapas da limpeza pesada em casa. E é bem chato quando você está terminando a faxina e alguém entra com o pé sujo dentro de casa depois que você limpou o chão.

Esse tipo de climão é comum na convivência. Uma maneira de evitar que ele aconteça é dividir a realização da faxina com os diferentes membros da casa. Assim cada um fica responsável por um cômodo e não fica pesado para ninguém. Essa também é uma maneira de dividir a carga mental, caso alguém pise com os pés sujos no chão limpo.

Deixar a limpeza do chão por último também é uma maneira de diminuir a possibilidade de climão na faxina. O recomendado é fazer a faxina de cima para baixo e de um lado para outro, deixando a limpeza do chão por último.

Discordar sobre a temperatura do ar-condicionado

As divergências sobre a temperatura do ar-condicionado foram transferidas do escritório para a casa. Com isso o climão na hora de regular a temperatura do ar-condicionado passou a ser entre os familiares. E assim como no trabalho onde tem sempre um que sente mais frio e outro que sente mais calor, entre os familiares esses personagens também podem existir.

 

A conversa e o bom senso são sempre boas pedidas para resolver qualquer climão. Outra alternativa é deixar o ar-condicionado em uma temperatura entre 23ºC e 26ºC, se a intenção for refrescar o ambiente e entre 20ºC e 23ºC, caso o intuito seja aliviar o calor em um dia bem quente. 

Além disso, você também pode contar com a tecnologia da função Sono Bom do Ar-Condicionado split inverter Consul frio. Esse recurso regula automaticamente a temperatura, de acordo com a faixa etária de quem estiver utilizando, possibilitando uma noite confortável e sem nenhum climão de convivência. 

Se você gostou desse assunto, que tal saber outras dicas sobre como usar o ar-condicionado em casa para evitar um climão

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!