Como usar bem o ar-condicionado em casa e evitar um climão

Mulher regulando ar-condicionado

Com a rotina sendo vivida muito mais dentro de casa do que fora, muita gente viu a necessidade de investir em um ar-condicionado para enfrentar o calor. Só que para ter um aparelho como esse em casa é importante saber qual modelo mais atende à necessidade de cada, levando-se em consideração o tamanho do cômodo, potência, quantidade de ruídos. Essas informações podem até parecer simples, mas tem muita gente que acaba não prestando atenção a esses detalhes e passa por verdadeiros climões por causa do ar-condicionado.

Para te ajudar, esclarecemos a seguir algumas dúvidas para te ajudar a usar bem o ar-condicionado e evitar um climão em casa

O que é tecnologia inverter?

ar-condicionado inverter em uma sala

Alguns termos usados para categorizar os diferentes tipos de ar-condicionado ou funções do aparelho podem confundir. Uma das dúvidas mais comuns é a tecnologia inverter. Esse tipo de funcionalidade possibilita que o ar-condicionado alcance temperaturas mais altas e de maneira mais rápida que os modelos convencionais.

Isso porque, o ar-condicionado inverter possui um compressor que não desliga e continua funcionando constantemente, o que faz com que ele seja mais silencioso e econômico do que os modelos convencionais.

Muita gente também confunde a tecnologia inverter com o ciclo reverso do ar-condicionado, que é um tipo de comando existente em aparelhos de ar-condicionado com função quente e fria. Ou seja, quando ele consegue “reverter” a temperatura.

Entendendo o significado dos diferentes termos relacionados ao ar-condicionado, é possível evitar um climão na hora de escolher um modelo que mais se adeque às suas necessidades.

Ar-condicionado portátil é bom?

Colocar o ar-condicionado de parede no quarto é uma prática comum que ajuda a não passar calor à noite. Só que na hora de trabalhar não é todo mundo que prefere ficar no quarto, e acaba indo para o escritório ou sala. Só que em dias mais quentes fica difícil trabalhar longe do ar-condicionado. Se você também vive esse dilema e passa parte do expediente migrando de cômodo, uma solução é comprar um ar-condicionado portátil ao invés de utilizar um de parede, assim você pode levá-lo para o local que preferir trabalhar e não passar calor.

Além disso, o ar-condicionado portátil também é útil para aqueles momentos em que você tem reunião e precisa aparecer na câmera, mas não quer que seu chefe veja que você está trabalhando no quarto. Vai que alguém da sua família aparece de pijama na sua reunião?

Uma dúvida recorrente é se o ar-condicionado portátil é bom? Esse tipo de aparelho é indicado para pessoas que querem se beneficiar de um ar-condicionado, mas não querem furar a parede, ou não tem muito espaço em casa e, principalmente, quem gosta de mudar o ar-condicionado de posição.

Ar-condicionado com barulho chato

Ar-condicionado barulho chato

No momento de adquirir um ar-condicionado é importante conhecer a própria rotina. Se você interage por câmera com muitas pessoas ao longo do dia, talvez seja melhor optar por um modelo de ar-condicionado silencioso. Assim, você evita o climão de descobrir que o seu ar-condicionado é mais barulhento que a obra do vizinho e não passa vergonha na reunião de trabalho, com o seu chefe pedindo para colocar o seu microfone no mudo por causa do barulho do ar-condicionado.

Geralmente o ar-condicionado fica barulhento por causa da instalação. Nesses casos, o que pode ter acontecido é uma má fixação do aparelho na parede, fazendo com que a vibração do produto gere um ruído incômodo. Se o seu ar-condicionado era silencioso e ficou barulhento, pode ser que ele esteja precisando de uma limpeza ou manutenção.

Para evitar o climão do ar-condicionado barulhento, peça para um profissional fazer a instalação do aparelho e faça a limpeza e manutenção do seu ar-condicionado regularmente.

Pouca potência para muito espaço

Antes de escolher um ar-condicionado é necessário saber em qual cômodo ele vai ficar, qual a área do espaço, em qual posição o sol bate e a quantidade de pessoas que moram na casa. Esses fatores são importantes para escolher um aparelho que corresponda às necessidades da casa.

Quando esses detalhes não são considerados é possível comprar um ar-condicionado que não seja ideal para o cômodo em que ele será instalado. Isso pode fazer com que a potência do ar-condicionado não dê conta de refrigerar o ambiente.

Para evitar esse climão com a sua família, pesquise os tipos de aparelhos disponíveis e calcule a quantidade de BTU´s necessária para a sua.casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!