Imagem

Como funciona o consumo de energia de uma geladeira

Mais do que uma questão de economia, a eficiência energética é uma característica fundamental para ser analisada na hora de comprar um eletrodoméstico novo por conta do impacto no meio ambiente. A geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica em casa. Por conta disso, é importante ficar atento à classificação energética na hora de escolher a sua e para isso você deve saber como funciona o consumo de energia de uma geladeira. Confira as dicas simples que preparamos e saiba escolher o melhor produto.

Como funciona a classificação energética?

O índice de eficiência energética dos eletrodomésticos é indicado pelo Inmetro. A classificação do seu aparelho está na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e vai de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Qualquer aparelho ou produto que funciona movido a energia elétrica conta com classificação do Inmetro – de lâmpadas a eletrodomésticos de grande porte. Se você for comprar uma geladeira, por exemplo, e não encontrar a etiqueta do Inmetro, desconfie da procedência do produto.

Todas as geladeiras da Consul estão na categoria A de eficiência energética.

Quanta energia elétrica a sua geladeira consome?

Veja abaixo quanta energia elétrica uma geladeira consome, em média, de acordo com dados disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel):

Tipo Capacidade (litros) Consumo mensal (kW/h)
Geladeira 280 25
Geladeira 310 28,1
Geladeira 360 31,5
Geladeira + freezer 350 53,1
Geladeira + freezer 400 58,1
Geladeira + freezer 440 67,4

O que consome mais energia: 110v ou 220v?

A voltagem da sua geladeira tem impacto no consumo de energia. Eletrodomésticos 110v podem gastar mais eletricidade do que suas versões 200v. Mas não adianta comprar uma geladeira 220v pensando em economizar se na sua casa não tem nenhuma tomada com essa voltagem, certo?

Se você adquirir uma geladeira 110v com classificação A de eficiência energética e se comprometer a utilizá-la da melhor maneira possível, mantendo a manutenção em dia, não precisa se preocupar com o impacto da voltagem na sua conta de luz.

Dica para economizar energia com a sua geladeira

Além de investir em um eletrodoméstico de qualidade certificado pelo Inmetro, você pode seguir algumas dicas que vão ajudar a reduzir o consumo de energia do seu aparelho:

Geladeira instalada na cozinha longe do fogão

  • Instale o aparelho longe de zonas de calor, como o local onde ficam forno e fogão;
  • Abra a porta da geladeira o mínimo de vezes possível – cada vez que você abre, o motor dela reinicia;
  • Regule o termostato de acordo com o clima. Se está frio, pode deixar a geladeira no nível 1 ou 2. Deixe as temperaturas mais baixas, que gastam mais energia, para os dias de muito calor;
  • Não tire a geladeira da tomada durante a noite. O efeito é exatamente o oposto do que você deseja: em vez de economizar energia, o aparelho vai gastar ainda mais quando o motor voltar a funcionar;
  • Não guarde alimentos quentes na geladeira. O calor interno vai fazer com que ela acelere o funcionamento para manter-se gelada, o que aumenta o consumo de energia;
  • Mantenha a manutenção em dia para que sua geladeira funcione da melhor maneira possível, no auge do seu potencial de eficiência energética.

Geladeira com porta aberta com destaque para a dica de abrir a porta poucas vezes para economizar energia

Além de reduzir o valor da conta de luz, com as nossas dicas você ainda vai contribuir com a conservação do meio ambiente. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Confira nosso conteúdo exclusivo com tudo que você precisa saber sobre geladeira.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!