Imagem

Tudo sobre geladeira: modelo, funcionamento e manutenção

Sem dúvida nenhuma, a geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes de qualquer cozinha. Trabalhando 24 horas por dia e 7 dias por semana, ela organiza, preserva os alimentos e ainda facilita a nossa vida. Saiba tudo sobre geladeira da melhor forma possível.

Como funciona uma geladeira?

O funcionamento de uma geladeira é mais ou menos parecido com o de um ar-condicionado. A diferença é que, pelo ar circular dentro de uma área fechada, fica bem mais fácil controlar a temperatura média lá dentro.

De maneira geral, o gás refrigerante é evaporado no interior da geladeira, que por sua vez absorve o calor do que estiver lá dentro. Com esse ar mais quente, o gás passa pelo compressor que o joga no condensador, aquela grade das geladeira antigas, sabe? Neste processo, ele se transforma em líquido para perder o calor e volta para a evaporadora.

Esse processo é cíclico e acontece ininterruptamente dentro da geladeira!

Uma geladeira abrindo e com ilustrações de setas mostrando o movimento de ar dentro dela.

Diferença entre os modelos de geladeiras (tradicional, duplex, inverse)

Se você está procurando por uma geladeira nova, deve ter se deparado com alguns modelos diferentes: a geladeira com 1 porta, a duplex e o modelo com freezer embaixo.

Modelo com 1 porta

A geladeira com uma porta é o modelo mais básico e em conta. Como seu nome já diz, ela possui uma porta única e o congelador fica na parte interna do eletrodoméstico.
O modelo é ideal para quem possui espaço limitado e não faz muito uso do freezer.

Modelo duplex

A geladeira duplex é o modelos mais comum do mercado. Nela, refrigerador e congelador são separados, tendo cada um sua própria porta.
As duas maiores vantagens desse aparelho são sua diversidade de modelos e variedade de preços.

Modelo com freezer embaixo

Modelo mais moderno do mercado, a geladeira inverse também conta com duas portas, porém o freezer fica na parte de baixo e o refrigerador em cima. Essa diferença garante uma geladeira mais acessível e muito prática de ser limpa e organizada. Bem pensado, não é?

Como funciona as geladeiras frost free e cycle defrost?

Frost free e cycle defrost são dois termos que identificam o tipo de degelo da geladeira.

As geladeiras frost free são as mais modernas e contam com uma tecnologia que impede a formação de gelo nas paredes internas do freezer e congelador, dessa maneira não é necessário descongelar a geladeira de tempos em tempos.

A tecnologia frost free possibilita um melhor aproveitamento do espaço interno do freezer e congelador, uma vez que não haverá a formação de camadas de gelo nesses locais. Além disso, a geladeira frost free oferece muito mais facilidade para limpar, pois não é necessário esperar o gelo derreter para limpar.

Já o cycle defrost conta com uma tecnologia que possibilita que o acúmulo de gelo no interior do refrigerador seja menor, necessitando de descongelamento de seis em seis meses.No entanto, ainda que esse degelo seja menor e a periodicidade dele também seja reduzida, ainda assim é necessária a realização de um degelo manual.

Ficou com alguma dúvida? Aqui a gente te explica mais sobre os diferentes tipos de degelo.

Qual a diferença entre a geladeira de inox e evox?

O inox e o evox são materiais que, além de darem um charme especial ao produto, adicionam uma camada extra de proteção no revestimento, que as geladeiras brancas não possuem. Porém, cada um possui uma particularidade. Olha só e entenda a diferença entre evox e inox.

Inox

O material protege os eletrodomésticos contra ferrugem e corrosão além de deixar a geladeira com cara de nova por muito mais tempo.

Evox

Embora sejam parecidos, o evox pode ser considerado um upgrade do inox. Além da proteção contra ferrugem e corrosão, ele também cria uma camada de zinco e uma película impermeabilizante sobre o aço. Ou seja: muito mais proteção e durabilidade para a sua geladeira.

Uma geladeira EVOX, mostrando os materiais do revestimento: zinco, película impermeabilizante e aço.

Se ficou curioso para saber mais sobre esse tipo de revestimento, aqui você pode descobrir as principais vantagens do evox.

Como escolher uma geladeira

Que tal saber como escolher uma geladeira nova para sua casa? Afinal de contas, não queremos investir em um produto que vamos usar por um longo tempo e acabar comprando algo que não é o ideal.

Quando for procurar por uma geladeira nova, siga a listinha abaixo:

1. Qual capacidade você precisa?

Se você mora sozinho ou com mais uma pessoa, uma geladeira de até 300 litros pode ser suficiente. Em uma casa com 4 pessoas, os modelos de 300 a 400 litros são uma boa opção, enquanto casas com mais de seis pessoas devem investir em pelo menos 450 litros.

2. Tipo de porta

O modelo duplex é o mais tradicional do mercado e sempre uma boa opção. Nesse quesito você pode optar entre uma geladeira modelo duplex ou inverse.

As geladeiras de modelo duplex contam com o freezer em cima e a geladeira embaixo. São ideais para quem cozinha bastante, uma vez que a parte da geladeira é maior que o freezer. As geladeiras frost free são as mais modernas do modelo duplex.

Já no modelo inverse o freezer fica embaixo e a geladeira em cima. Esse tipo de geladeira é ideal para quem precisa de espaço de armazenamento, uma vez que possuem mais espaço do que os modelos duplex. Esse tipo de geladeira também conta com a tecnologia frost free e, não tem necessidade de descongelamento do aparelho.

3. Tipo de degelo

Escolher o degelo correto pode garantir muita agilidade no seu dia a dia. As opções são: degelo manual, degelo seco, cycle defrost ou frost free.

Degelo Manual

Como o nome diz, o degelo manual requer um trabalho de desligar a geladeira, e esperar que o gelo acumulado nas superfícies do freezer e, às vezes, até da geladeira derreta. Esse tipo de degelo não é muito prático e dá trabalho para limpar a água derretida do refrigerador. Geralmente o degelo manual é encontrado em geladeiras mais antigas.

Degelo seco

No degelo seco aquela não há necessidade de desligar a geladeira para que as camadas de gelo derretam. Esse tipo de refrigerador vem com um botão de degelo, que derrete a água solidificada do freezer e escoa para um reservatório localizado na parte de trás da geladeira, em cima do compressor e é evaporada com o calor do compressor. No degelo seco, basta apertar o botão e esperar o gelo derreter. E vale dizer que é necessário apertar o botão de degelo de acordo com a periodicidade indicada no manual do aparelho.

Cycle defrost

Os aparelhos com a tecnologia de cycle defrost necessitam de degelo manual, sendo necessário descongelar o refrigerador cerca de duas vezes ao ano. É bem menos trabalhoso do que o degelo manual.

As geladeiras que possuem o cycle defrost, que em tradução livre significa ciclo de descongelamento, possuem uma melhor circulação do ar frio dentro da geladeira, evitando que haja um acúmulo de gelo nas paredes internas do aparelho.

Frost free

Os aparelhos com tecnologia frost free, que em tradução livre significa “livre de gelo”, possibilitam que não aconteça nenhum tipo de acúmulo nas paredes internas do refrigerador. Sendo assim, não há necessidade de descongelar a geladeira, como nas versões anteriores.

Além de proporcionar uma facilidade na rotina por não haver necessidade de descongelar o aparelho. É importante dizer que o acúmulo de gelo faz com que a geladeira precisa trabalhar mais para manter o bom funcionamento, podendo acarretar em um aumento da conta de luz.

Nos modelos frost free esse tipo de problema não acontece, o que pode contribuir positivamente para uma redução na conta de luz. Para quem busca economia, praticidade e uma melhor performance da geladeira, os modelos frost free são as melhores opções do mercado.

4. Escolha a cor

Branca ou inox, qual sua cor preferida? A definição da cor é um ponto importante para a decoração da sua cozinha.

Respondendo a essas perguntas, você já consegue afunilar muito a sua pesquisa e se quiser já pode escolher sua geladeira Consul no nosso site. Mas se ainda estiver com dúvidas, confira a outras dicas que preparamos pra você saber como escolher a geladeira ideal para você.

Como instalar geladeira

Geladeira escolhida, chegou o momento da instalação e, para isso, não existem muitos segredos: procure um local adequado, longe de eletrodomésticos fontes de calor, como o fogão, e cuidando para que haja espaço suficiente para o ar circular na laterais e atrás do seu produto.

Porém, existe um ponto de atenção! A sua geladeira funciona com um gás refrigerante e, para que ela funcione corretamente, é preciso que esse gás esteja no devido lugar antes de começar a funcionar. Por isso, recomenda-se que você espere cerca de 6 horas para ligar o aparelho após a sua instalação.

Para entender um pouco mais sobre esse tempo, confira nosso post sobre quanto tempo esperar para ligar a geladeira nova.
.

Como organizar a geladeira

Organizar a geladeira só traz vantagens: melhora o seu desempenho do aparelho, ajuda a poupar energia e ainda conserva melhor os alimentos. Olha só as nossas dicas:

Uma geladeira abrindo e destacando as partes internas: parte superior, primeira prateleira, segunda prateleira, porta, parte inferior

Primeira prateleira

Use a prateleira de cima para guardar alimentos mais sensíveis como ovos, manteiga, leite e comida pronta.

Segunda prateleira

Aqui você também pode guardar comida pronta, além de leite, doces e alimentos enlatados.

Porta da geladeira

Armazene molhos como pimenta, ketchup, mostarda, conservas e bebidas em geral.

Parte Superior

Utilize o compartimento extra frio para guardar os frios e laticínios mais sensíveis, como iogurtes e queijos.

Parte inferior

Na maioria das geladeiras, a gaveta já é projetada para armazenar legumes, verduras e frutas.

Para saber outras dicas de organização de geladeira de forma certa, acesse nosso post.

Como limpar geladeira

Limpar a geladeira também ajuda que ela funcione perfeitamente! Siga nosso passo a passo e deixe a sua como nova

O que usar

Evite produtos químicos que possam corroer o material da sua geladeira. Prefira usar detergente neutro, água morna, pano ou esponja.

1º passo
Tire a geladeira da tomada;

2º passo
Retire todos os alimentos de dentro;

3º passo
Retire as partes móveis, como prateleiras e outras peças destacáveis, para lavá-las separadamente;

4º passo
Use água morna com detergente neutro para fazer a limpeza da parte interna da geladeira;

5º passo
Remova o sabão com um pano úmido e seque em seguida com um pano seco e limpo

Confira o nosso guia para descobrir mais alguns segredinhos de como limpar a sua geladeira.

Como tirar mau cheiro

Mesmo depois da limpeza, pode acontecer de ainda ficar um cheiro estranho na geladeira. Ele pode ser causado por conta de algum alimento que apodreceu lá. Para finalizar nosso guia, vamos te ensinar como tirar cheiro da geladeira em 2 passos. Olha só:

1º passo
Encontre e jogue fora todos os alimentos que estejam estragados.

2º passo
Limpe a geladeira completamente usando sabão neutro, água morna e uma esponja macia.

3º passo
Limpeza feita e o cheiro persiste? Coloque uma xícara com pó de café ou carvão ativado. Eles ajudam a absorver os maus odores.

Pronto, com todas essas dicas, agora você entende melhor como funciona a geladeira!

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: