Imagem

Fogão ou cooktop: como escolher o melhor para sua casa?

Se você tem uma casa ou está prestes a montar a sua, com certeza já teve a seguinte dúvida: cooktop ou fogão? Para facilitar a sua decisão, nós fizemos um comparativo com as vantagens e desvantagens de cada produto. Assim, você conhece e entende as características de ambos para escolher o melhor para sua casa.

Fogão

O fogão é a opção mais convencional e preferida pelos brasileiros, ideal para cozinhas sem móveis planejados pois não precisa ser encaixado numa bancada – embora possa ser de piso, com pezinhos, ou de embutir.

A principal vantagem de ter um fogão é que, em um único produto, você tem os queimadores e o forno. Com opções de quatro, cinco e até seis bocas, o fogão necessita de um espaço específico na sua cozinha, com saída de gás e tomada. Antes de comprar o seu, verifique as medidas do espaço disponível para ele na sua cozinha.

cooktop ou fogão: fogão

Se sua cozinha é planejada, basta saber como escolher um fogão de embutir que caiba no espaço destinado a ele na bancada, assim, o espaço será bem aproveitado, mas se esse não for o seu caso, você pode optar por um fogão de piso que é o mais tradicional.

Ah! Além do modelo do seu fogão, outra característica que você precisa escolher é o acabamento. No mercado as opções disponíveis são: 

  • Inox: Os fogões de inox trazem modernidade para a cozinha por ter um design mais arrojado, porém é necessário pensar, se a decoração da sua cozinha combina com o acabamento desse fogão. Além disso, esse modelo é mais duradouro, pois o inox protege contra ferrugem e corrosão. 
  • Branco: Já os fogões branco são mais tradicionais e tem uma estética mais “clean”. Por ser básico e neutro, tende a combinar com toda decoração, além de não deixar com marcas de dedos como no modelo anterior. No entanto, com o passar do tempo é possível que o acabamento fique um pouco amarelado.
  • Preto: Esse tipo de modelo é mais moderno e adiciona alternativas de estilo na cozinha, porém assim como no inox é necessário pensar se a decoração orna com esse tipo de fogão.
  • Mesa de vidro: O fogão mesa de vidro traz modernidade para a cozinha com seu design parecido com cooktop, além disso, por não ter as grades convencionais esse modelo de fogão é ótimo para quem busca facilidade na limpeza.

Pronto! Já te mostramos as características e vantagens principais deste eletrodoméstico, agora chegou a hora de conhecer mais sobre as funcionalidades e benefícios do cooktop, antes de fazer a sua escolha entre o fogão ou cooktop.

Cooktop

Saber como escolher um cooktop adequado para a cozinha parece uma decisão difícil, certo? Mas é bem simples! Esse eletrodoméstico é perfeito para quem deseja otimizar o espaço e conta com uma cozinha planejada. Com opções de quatro e cinco bocas, ele pode ser instalado em uma bancada convencional ou tipo ilha, deixando o seu ambiente funcional e moderno.

cooktop ou fogão: cooktop

No entanto, como o cooktop conta apenas com as bocas, se você também deseja um forno, é preciso comprá-lo separadamente. 

Hoje existem três modelos cooktop disponíveis no mercado, são eles:

  • Cooktop a gás: Este modelo pode ser instalado em uma bancada, mas para isso, é preciso ter um nicho com as medidas corretas e uma ligação de gás próxima ao local de instalação. As principais vantagens do cooktop a gás é que caso falte energia na sua casa você poderá utilizá-los normalmente e também não é necessário panelas específicas para esse tipo de cooktop.
  • Cooktop elétrico: Mais moderno que o modelo anterior, o cooktop elétrico é ótimo para quem procura agilidade na hora de aquecer os alimentos. Esse modelo precisa de energia elétrica para funcionar e panelas mais resistentes como as de aço e ferro.
  • Cooktop indução: Ideal para quem procura segurança na cozinha, afinal eles só funcionam quando estão em contato com panela com fundo magnético. Este modelo é mais caro que os demais, porém garante um controle maior da temperatura e um melhor aquecimento dos alimentos.

Mas afinal, fogão ou cooktop?

Antes de concluir qual vai ser a sua escolha, faça uma lista de prós e contras de cada um deles com base na nossa tabela:

Document
Fogão Cooktop
Tipo de cozinha Com ou sem móveis planejados Planejada
Tamanho Maior, requer mais espaço Menor, mas requer espaço adequado na bancada
Instalação Mais simples, basta ligar o gás e plugar na tomada Mais complexa
Bocas De quatro a seis De quatro a cinco
Combustível A gás A gás ou elétrico
Tipo de chama Com queimadores (fogo) Com queimadores a gás, elétricos ou por indução
Forno Tem Não tem
Limpeza Mais complexa por conta do forno Mais simples e prática
Design Mais conservador Mais moderno e arrojado
Preço Mais barato Mais caro

Agora você já fez a escolha do eletrodoméstico ideal para sua cozinha, confira o nosso post em que ensinamos como comprar fogão ou cooktop na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!