Imagem

Como comprar fogão na Black Friday 2020

A Black Friday ocorrerá no dia 27 de novembro e ela pode ser uma excelente oportunidade para você que está pensando em comprar um novo fogão, mas não quer gastar muito. 

Afinal, neste festival de descontos, o que não vai faltar são grandes ofertas de eletrodomésticos. Com isso, preparamos um guia com todas as dicas que você precisa para escolher e garantir o melhor fogão para sua casa. Olha só:

Como escolher o fogão ideal?

Na hora de escolher o modelo de fogão ideal para sua casa, leve em consideração os seguintes aspectos:

O perfil da sua família

Antes de comprar seu fogão na Black Friday, vale fazer algumas perguntas para entender o perfil dos moradores da sua família e assim escolher o modelo mais adequado para sua casa:

  • Vocês almoçam todos os dias em casa? 
  • Preparam grande quantidade de alimentos?
  • Gostam de cozinhar? 
  • Costumam receber visitas frequentemente? 
  • Qual é o tipo de panela que costumam utilizar? 
  • Tem crianças em casa? 

Respondendo essas perguntas, fica mais fácil de entender qual é o melhor modelo de fogão para você de acordo com a funcionalidade, comodidade e design. 

O espaço da sua cozinha

O espaço disponível para instalação do fogão deve ser levado em consideração. Tire as medidas para escolher o tamanho que caiba na sua cozinha. 

Além do espaço, sempre analise a possibilidade de mudança, afinal caso você pretenda trocar de casa e apartamento, os modelos embutidos podem não ser tão adequados assim.

A quantidade de bocas

Vemo um fogão de 4 bocas e um fogão de 5 bocas

A quantidade de bocas do fogão depende do espaço disponível para ele e também do tamanho da sua família. Para quem mora sozinho e cozinha só para si, um fogão cooktop de duas bocas pode ser a sacada nesta Black Friday. Casais, famílias pequenas e grupos de roomates costumam se dar bem com fogão de quatro bocas. Agora, se a sua família é grande, se a casa vive cheia e você adora cozinhar para muita gente, vale a pena ver as vantagens de um fogão com 5 bocas.

Tipo de acabamento

Os fogões de inox e evox são mais caros que os brancos por terem um design mais moderno e também por serem resistentes à corrosão. Porém, se você procura um modelo que combine com toda a decoração da cozinha, o fogão branco pode ser ideal. Afinal, além do seu design, outro ponto forte é a facilidade da limpeza já que não deixa marcas dedos como o modelo inox e evox.

Priorize a facilidade da limpeza

Com a realidade agitada de muitos brasileiros, optar por um modelo de fogão que seja mais fácil de limpar é o ideal. Neste caso, escolha aqueles que têm superfícies de aço inox ou de vidro, já que são de baixa porosidade. Outro fator que também ajuda muito na limpeza são alguns acessórios presente no fogão, como: peças removíveis, prateleiras reguláveis e deslizantes e um forno autolimpante.

Reveja o consumo de energia

Aspectos como economia de energia e sustentabilidade também são fatores a ser levado em conta. A verificação do selo INMETRO pode te ajudar caso seja sua intenção diminuir o consumo de energia elétrica, a eficiência, nesse caso, é medida de acordo com aspectos essenciais para economia, como isolamento térmico, tensão do produto e gasto médio por kWh — sendo classificados com notas de A (consumo baixo) até G (consumo muito elevado).

Avaliando todos os pontos acima, chegou a hora de comparar e escolher o modelo mais adequado para você. Olha só: 

Qual é o melhor modelo de fogão?

A gás ou elétrico?

Não são todas as panelas que funcionam em fogão elétrico: as de vidro, cerâmica e ágata, por exemplo, não transmitem bem o calor para os alimentos. Ao optar por um fogão elétrico na Black Friday, lembre-se de que você vai precisar de panelas de aço ou ferro, com fundo reforçado, para ter resultados melhores na hora de cozinhar. Já o fogão a gás é mais prático e não tem essa restrição.

Fogão por indução?

O fogão elétrico não tem queimadores – as bocas do fogão tradicional, que produzem fogo. O tipo normal esquenta a panela por meio de uma resistência e, no fogão elétrico por indução, o calor é transmitido pelo contato direto da panela com a boca, por meio de um campo eletromagnético. O fogão por indução só funciona quando a panela adequada está em contato com a sua superfície, e ele também esquenta e esfria mais rápido que os demais. Essas características fazem deste produto uma opção segura e interessante para quem tem crianças em casa.

De piso ou embutido?

O fogão embutido precisa ser acoplado a um móvel e, por isso, é indicado para quem tem móveis planejados na cozinha, com um espaço adequado para ele. Já o fogão de piso é um investimento melhor para quem mora de aluguel, já que o transporte e a acomodação do eletrodoméstico é mais simples em caso de mudança.

Com mesa de vidro

Uma outra opção no mercado, são os fogões com mesa de vidro. Além de adicionar um visual moderno na sua cozinha, esse modelo se torna mais prático na hora de uma mudança de residência, por exemplo. A mesa de vidro temperado possui duas grandes vantagens: a facilidade na hora da limpeza e a sua alta resistência aos preparos do dia a dia. Bem pensado, né?

Tradicional ou cooktop?

Se ficou na dúvida entre cooktop e fogão para a sua casa, nós te ajudamos. A grande diferença entre os dois é que o cooktop é um fogão que não vem acoplado a um forno e pode ser instalado em uma bancada.

Vale lembrar que mesmo o cooktop não vindo com forno embutido, como no caso dos fogões tradicionais, existe a possibilidade de você compor a sua cozinha com um forno de embutir, que irá te atender tão bem quanto. Além de te dar a possibilidade de instalar onde preferir ou onde melhor se encaixar de acordo com a decoração da sua cozinh

Vemos um fogão com o texto: fogão tem forno. Em seguida, uma imagem de cooktop e o texto: cooktop não tem forno.

Outra opção são os modelos portáteis que são perfeitos para cozinhas pequenas e uma boa opção para quem não tem espaço de sobra.

Ainda está em dúvida sobre qual modelo comprar nessa Black Friday? Então, confira nosso guia em que te ajudamos a escolher o melhor fogão para sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!