Imagem

Como comprar um fogão na Black Friday

Está chegando mais uma Black Friday e, se você está precisando comprar um fogão, é uma boa oportunidade para encontrar uma promoção que caiba na sua cozinha e no seu bolso.

Todo ano, na última sexta-feira de novembro, chovem ofertas nas principais lojas e sites. Porém, antes de sair comprando, é importante pesquisar os modelos disponíveis no mercado e analisar todas as características do produto para garantir que a sua escolha vai ter o melhor custo-benefício.

Confira as dicas abaixo na hora de escolher seu fogão na Black Friday e acerte na compra.

Fique de olho no orçamento

Você já listou as suas prioridades e já sabe que o fogão é uma das coisas que você mais precisa comprar nesta Black Friday. Agora, o próximo passo é fazer as contas e estabelecer um valor máximo para gastar no fogão. Considere apenas as ofertas que estão dentro do seu orçamento e que se encaixem nas suas necessidades.

Como escolher o melhor modelo?

Para isso, é importante levar em conta uma série de detalhes, como o tamanho e o tipo de fogão. Meça o espaço disponível para o eletrodoméstico na sua cozinha e avalie todos os aspectos a seguir antes de botar o fogão no carrinho.

A gás ou elétrico?

Não são todas as panelas que funcionam em fogão elétrico: as de vidro, cerâmica e ágata, por exemplo, não transmitem bem o calor para os alimentos. Ao optar por um fogão elétrico na Black Friday, lembre-se de que você vai precisar de panelas de aço ou ferro, com fundo reforçado, para ter resultados melhores na hora de cozinhar. Já o fogão a gás é mais prático e não tem essa restrição.

Fogão por indução?

O fogão elétrico não tem queimadores – as bocas do fogão tradicional, que produzem fogo. O tipo normal esquenta a panela por meio de uma resistência e, no fogão elétrico por indução, o calor é transmitido pelo contato direto da panela com a boca, por meio de um campo eletromagnético. O fogão por indução só funciona quando a panela adequada está em contato com a sua superfície, e ele também esquenta e esfria mais rápido que os demais. Essas características fazem deste produto uma opção segura e interessante para quem tem crianças em casa.

De piso ou embutido?

O fogão embutido precisa ser acoplado a um móvel e, por isso, é indicado para quem tem móveis planejados na cozinha, com um espaço adequado para ele. Já o fogão de piso é um investimento melhor para quem mora de aluguel, já que o transporte e a acomodação do eletrodoméstico é mais simples em caso de mudança.

Com mesa de vidro

Uma outra opção no mercado, são os fogões com mesa de vidro. Além de adicionar um visual moderno na sua cozinha, esse modelo se torna mais prático na hora de uma mudança de residência, por exemplo. A mesa de vidro temperado possui duas grandes vantagens: a facilidade na hora da limpeza e a sua alta resistência aos preparos do dia a dia. Bem pensado, né?

Tradicional ou cooktop?

Se ficou na dúvida entre cooktop e fogão para a sua casa, nós te ajudamos. A grande diferença entre os dois é que o cooktop é um fogão que não vem acoplado a um forno e pode ser instalado em uma bancada.

Vale lembrar que mesmo o cooktop não vindo com forno embutido, como no caso dos fogões tradicionais, existe a possibilidade de você compor a sua cozinha com um forno de embutir, que irá te atender tão bem quanto. Além de te dar a possibilidade de instalar onde preferir ou onde melhor se encaixar de acordo com a decoração da sua cozinha.

Vemos um fogão com o texto: fogão tem forno. Em seguida, uma imagem de cooktop e o texto: cooktop não tem forno.

Outra opção são os modelos portáteis que são perfeitos para cozinhas pequenas e uma boa opção para quem não tem espaço de sobra.

Fogão 4 bocas ou 5 bocas?

Vemo um fogão de 4 bocas e um fogão de 5 bocas

A quantidade de bocas do fogão depende do espaço disponível para ele e também do tamanho da sua família. Para quem mora sozinho e cozinha só para si, um fogão cooktop de duas bocas pode ser a sacada nesta Black Friday. Casais, famílias pequenas e grupos de roomates costumam se dar bem com fogão de quatro bocas. Agora, se a sua família é grande, se a casa vive cheia e você adora cozinhar para muita gente, vale a pena ver as vantagens de um fogão com 5 bocas.

Branco, inox ou evox?

Os eletrodomésticos revestidos por inox e evox são mais caros que os brancos por serem mais duráveis e resistentes à corrosão. Porém, se a diferença cabe no orçamento – e o fogão de inox combina com a decoração da sua cozinha –, vale a pena gastar um pouco mais em um produto que provavelmente vai durar mais tempo.

E agora que você já escolheu o seu próximo fogão, entenda as diferenças entre conversão e instalação.
.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!