Imagem

Ar-condicionado mecânico e eletrônico: qual a diferença?

Você sabia que todo ar-condicionado do tipo Split e Split Inverter é eletrônico? Apenas os aparelhos do tipo janela podem ser mecânicos. Esse é o primeiro ponto, e o mais importante, que você precisa saber para entender a diferença entre eles.

Existem vários tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado e, antes de comprar o seu, é importante entender quais sãos as principais diferenças entre eles. Mas quais são as vantagens e desvantagens do mecânico e do eletrônico? Calma que a gente te explica.

Ar-condicionado mecânico

Este tipo de aparelho funciona com comandos manuais, ou seja, você precisa girar e apertar botões no próprio aparelho para ligar, desligar, configurar e regular a temperatura.

Ar-condicionado do tipo janela instalado com destaque para os botões que acionam as funções no painel

Vantagem: o ar-condicionado mecânico é mais simples de usar.
Desvantagem: costuma oferecer menos funções que o eletrônico e não tem controle remoto.

Ar-condicionado eletrônico

Estes aparelhos têm um painel digital e mais funções do que o ar-condicionado mecânico.

Ar-condicionado instalado na parede da sala com destaque para o controle remoto com as funções "ligar/desligar"

Vantagem: mais opções de uso e maior comodidade com o uso do controle remoto.
Desvantagem: costumam ser mais caros que o ar-condicionado mecânico.

Além destas questões de comodidade e funcionalidades, as diferenças entre os dois tipos de ar-condicionado também estão na aparência. Os modelos eletrônicos são mais modernos e têm design mais arrojado.

No entanto, existe um mito sobre as diferenças entre os dois. Dizem que o ar-condicionado eletrônico é mais econômico do que o mecânico e não é verdade! Isso não faz diferença no consumo de energia. Para saber mais, dê uma olhada no nosso conteúdo completo com dicas de como economizar energia com seu ar-condicionado.

Viu só? É bem simples diferenciar ar-condicionado eletrônico e mecânico. Agora é só escolher qual dos dois é o ideal para a sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!