Imagem

Tudo sobre ar condicionado inverter

Você que está procurando um ar-condicionado para a sua casa, sabia que existe uma opção mais econômica e eficiente que as convencionais? É o chamado ar condicionado inverter.

Se você quer saber mais sobre esse modelo de ar-condicionado, neste guia vamos te contar como ele funciona, quais são suas vantagens e as diferenças do ar-condicionado inverter, comparado aos modelos de ar-condicionado convencionais.

O que é ar-condicionado inverter?

O ar-condicionado inverter possui uma tecnologia que faz com que o compressor não precise ser desligado completamente, fazendo com que ele alcance temperaturas mais altas e de forma mais rápida que os modelos convencionais.

O compressor deste tipo de ar-condicionado é mais silencioso que os demais, pois sua tecnologia faz com que ele funcione constantemente e tenha um maior controle de temperatura, além de economizar mais energia que os modelos convencionais.

Vantagens do ar-condicionado inverter

Mais conforto

Uma das principais vantagens do ar condicionado inverter é o seu sistema que faz com que ele funcione constantemente, mantendo um conforto térmico. Já os modelos convencionais possuem uma variação de temperatura muito maior, pois, desligam ao alcançar a temperatura desejada e depois ligam novamente somente após alguns minutos.

Mais econômico

O ar condicionado inverter é mais econômico que os convencionais, cerca de 60%. Isso porque, quando atinge a temperatura desejada, o produto se manterá em funcionamento com uma capacidade de refrigeração mais baixa e, consequentemente, com consumo de energia muito menor.

Menos ruído

O funcionamento é silencioso pois quando atinge a temperatura selecionada, o compressor reduz a rotação fazendo com que o ruído da unidade externa diminua, chegando a níveis mais silenciosos que um ar condicionado convencional.

Mais sustentável

O gás utilizado nos modelos de ar condicionado inverter é o R410a, conhecido por ser mais ecológico e não afetar a camada de ozônio.

Durabilidade maior

Por não ter aquele “desliga e liga” do compressor e não oscilar tanto a temperatura durante o funcionamento, o ar-condicionado split inverter tem a vida útil maior que o dos modelos convencionais.

Ar-condicionado inverter X Ar-condicionado convencional, qual o melhor?

De fato, tanto o modelo split convencional como o inverter tem a estética e a potência de climatização parecidas, porém se compararmos o funcionamento e a tecnologia presente nestes aparelhos encontramos inúmeras diferenças. Por isso, preparamos abaixo um comparativo para você entender as característica de cada modelo e escolher o melhor para sua casa, olha só:

Document
Ar-condicionado inverter Ar-condicionado split convencional
Temperatura Tem maior controle de temperatura e gela mais rápido que os demais. Demora mais para gelar e tem maior oscilação de temperatura.
Consumo de energia Cerca de 60% mais econômico, pois não tem oscilação de temperatura. Maior consumo de energia, pois fica “ligando e desligando” até alcançar a temperatura desejada.
Ruído Menor nível de ruído que o convencional, pois o compressor opera em baixa rotação. Maior nível de ruído, pois o compressor opera em rotação fixa e intermitente.
Gás refrigerante gás R410a, mais ecológico. Pode-se utilizar outros tipos de gases menos sustentáveis.

 

Pronto! Agora que você já comparou os modelos e já fez sua escolha, vamos te mostrar como escolher o ar-condicionado inverter ideal e te contar detalhes sobre a instalação desse aparelho.

Como escolher o ar-condicionado inverter

Para escolher o ar-condicionado inverter para a sua casa, você precisa, antes de tudo, calcular a potência necessária. Para isso, você pode usar a calculadora de BTUs. Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o tamanho do ambiente que conta, mas também a quantidade de equipamentos eletrônicos, janelas, incidência de sol e até quantas pessoas frequentam o ambiente.

Onde instalar o ar-condicionado inverter?

Este modelo pode ser instalado em qualquer ambiente: na sala, no escritório e principalmente no quarto. Isso porque, por manter a temperatura constante, proporciona maior conforto e um sono mais agradável, além, claro, de não fazer aquele barulho de compressor característico dos modelos convencionais.

O ar condicionado inverter é ideal para quarto de bebês e alguns modelos contam até com Função Sono Bom, que ajusta automaticamente a temperatura perfeita para o ambiente ao longo da noite de acordo com a sua faixa etária. Bem pensado, né?

Se você já entendeu o que é o ar condicionado inverter, porém ainda quer conhecer um pouco mais sobre as características desse modelo para decidir se ele é o ideal para você, confira o nosso post de vantagens e desvantagens do ar condicionado inverter.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!