Imagem

Tudo sobre máquina de lavar: função, painel, instalação e mais

A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais facilitam o nosso dia a dia. Para usá-la da melhor maneira possível, aproveitando todas as suas funções e otimizando seu uso para que ela tenha alta durabilidade, é importante saber tudo sobre ela. Por isso, reunimos aqui as principais informações que você precisa saber sobre a sua lavadora de roupas.

Como funciona a máquina de lavar roupas?

A lavadora de roupas automática funciona por agitação. A máquina agita as roupas que estão dentro do cesto interno de um lado para o outro e, dessa forma, limpa as peças. A centrifugação segue a mesma lógica. A água do enxágue é descartada por um cano que pode ser direcionado para o seu tanque ou para o encanamento da casa.

Este tipo de máquina de lavar também conta com compartimentos para colocar sabão em pó ou líquido, alvejante e amaciante, que são adicionados ao processo de lavagem no tempo certo.

Como escolher a máquina de lavar?

Capacidade

O tamanho da máquina de lavar varia de acordo com a sua capacidade – ou seja, com a quantidade de roupas que você pode lavar de cada vez. Veja abaixo uma tabela comparativa entre as capacidades das lavadoras:

Capacidade Quantidade de moradores da casa
8 kg a 9 kg Até 3
11 kg a 13 kg Até 4
15 kg a 16 kg Acima de 4

 

Funções

Uma lavadora de roupas pode ter uma série de funções. Você pode escolher diferentes quantidades de água e ciclos de lavagem, além de pular etapas para acelerar o processo. Conheça algumas abaixo:

Document 
 

 
 


 
 
 

 

 
 
 

 
 
 
 

 
 
 

 
 
 


FunçãoO que faz
Avançar EtapasPula as fases de molho, enxágue ou centrifugação para agilizar o processo.
Ciclos Dia a DiaDiferentes programas de lavagem para roupas brancas, escuras, coloridas, jeans e uniformes escolares.
Nível FácilA lavadora regula o nível de água e de sabão de acordo com a quantidade de roupas colocada na máquina.
Lavagem EconômicaPermite que você reaproveite a água do enxágue da lavadora na faxina de casa.
Dosagem Extra EconômicaEconomiza até 70%* de sabão em pó dosando o produto de acordo com o ciclo e a quantidade de roupa.
*Comparando o volume de sabão em pó indicado no copo dosador para o nível ‘pouco suja’ em relação ao’ muito suja’ em todos os níveis de água.
Tira OdoresGasta menos energia com menor tempo de duração para roupas pouco sujas.

Design da lavadora de roupas

Entre os diversos modelos disponíveis, as principais diferenças no visual envolvem o painel, acabamento e tampa. Além do design, as funções podem variar conforme o modelo escolhido.

Acabamento

Na hora de escolher uma lavadora, é importante levar em conta o material do acabamento. A máquina de lavar pode ser branca, mais tradicional, ou de inox, mais moderna. Tudo depende do seu gosto pessoal e da decoração da sua área de serviço.

Painel

Enquanto alguns modelos contam com painéis analógicos, em que você precisa girar um botão para selecionar a função de lavagem, outros têm painéis eletrônicos, com botões individuais.

Tampa

Algumas lavadoras têm tampas do tipo top load, que ficam na parte de cima da máquina, e outras têm tampas front load, localizadas na parte da frente. Na prática, a principal diferença entre os dois tipos é que, geralmente, não se pode abrir a tampa frontal no meio do processo de lavagem.

De fato, há muitas variedades de máquina de lavar roupa no mercado, e você pode encontrar todos os modelos de máquina de lavar no loja oficial da Consul.

Como instalar sua lavadora de roupas

A instalação da lavadora de roupas é simples e pode ser feita por você mesmo, sem a necessidade de contratar um técnico.
Antes de instalar o aparelho, certifique-se de três coisas importantes:

: que a lavadora cabe no espaço destinado a ela;
: que há uma tomada com voltagem correspondente à da máquina no local;
: que a distância da mangueira da máquina até o tanque ou ao cano que vai escoar a água do enxágue é suficiente.

Leia mais sobre como instalar máquina de lavar no nosso post exclusivo sobre o tema.

E como fazer a limpeza da lavadora?

Limpar a parte externa da sua lavadora é fácil: seja branca ou em inox, basta usar um pano úmido para remover a sujeira. Tome cuidado apenas com produtos muito abrasivos que possam danificar a superfície.

Para limpar a parte interna, observe se a sua máquina tem função Autolimpeza. Se tiver, é só programá-la de acordo com as instruções do manual. Se não, você pode adicionar 500 ml de água sanitária no cesto da sua lavadora e programar o ciclo mais longo de lavagem, com agitação Turbo e enxágue único.

Além disso, é importante limpar os dispensers de sabão e alvejante com uma escovinha, e lavar bem o filtro de fiapos.

Leia mais no nosso conteúdo completo sobre como limpar sua máquina de lavar.

Agora você já sabe como usar a máquina de lavar da melhor maneira possível. Ainda tem alguma dúvida? Tire todas as suas nesse post com dicas para lavar roupa.

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: