Imagem

Saiba tudo sobre micro-ondas

Prático e fácil de usar, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais facilitam a vida no dia a dia, principalmente para quem vive na correria e não tem muito tempo para gastar na cozinha. Com ele, você pode não apenas aquecer suas refeições e descongelar alimentos, mas também preparar refeições inteiras sem demora e sem sujeira.

Quer entender melhor como funciona um micro-ondas? Nós explicamos tudo para você:

Como funciona o micro-ondas?

Micro-ondas em funcionamento com prato de macarronada dentro

O nome diz tudo. O micro-ondas funciona a partir de pequenas ondas eletromagnéticas que aquecem e cozinham de dentro para fora – ao contrário do forno tradicional e do fogão, em que o calor penetra nos alimentos pela parte externa. O interior do eletrodoméstico é revestido por um tipo de metal que reflete estas ondas, para que elas ajam de maneira mais uniforme. As grades e portas do forno de micro-ondas são feitas de aço, o que impede que as ondas emitidas lá dentro vazem.

Como escolher?

Existem diversas opções de micro-ondas disponíveis no mercado. Para saber qual se adequa melhor às suas necessidades, é importante ficar de olho em algumas características importantes:

Capacidade

Quanto maior a capacidade, maior o aparelho. Quem mora sozinho ou usa o micro-ondas apenas para aquecer o prato e fazer pequenos preparos não precisa de um forno muito grande. Mas se a sua família é grande ou se a sua intenção é aproveitar o micro-ondas para cozinhar, vale a pena investir em um modelo maior. A capacidade dos modelos menores gira em torno de 20 litros, e os maiores podem chegar a 45 litros.

Potência

Esta é outra característica que varia de acordo com o tamanho do micro-ondas. Os aparelhos têm potências que vão de 600 w a 1.200 w. Aquecer e descongelar refeições pequenas requer menos potência, ao contrário de, por exemplo, assar uma peça de carne.

Funcionalidades

Uma das maiores vantagens de usar o micro-ondas é a variedade de funções que facilitam os preparos do dia a dia. Veja algumas:

Descongelamento: para descongelar alimentos.
Funções especiais: para fazer receitas como arroz, pipoca e brigadeiro.
Grill: para gratinar alimentos cobertos com queijo, por exemplo.
Tostex: faz sanduíches crocantes como no fogão.
Tira-odor: ajuda na hora de tirar o cheiro dos alimentos.

Micro-ondas sobre a bancada da cozinha com destaque para o painel de funções

Acabamento

Esta opção está mais relacionada à decoração da sua cozinha – e também com a durabilidade. Você pode escolher entre micro-ondas brancos, espelhados ou de inox. Os eletrodomésticos brancos são neutros e combinam com ambientes variados, mas costumam se desgastar e amarelar mais rápido do que os de inox ou com acabamento espelhado.

Como instalar?

A instalação do micro-ondas é, no geral, muito simples. Se o seu aparelho for de balcão, basta seguir as instruções do manual para colocar o prato giratório no interior do aparelho da maneira correta, ligar na tomada e pronto!
Caso você precise instalar um micro-ondas de embutir, a parte complicada do processo fica por conta da instalação do armário em que ele vai ser embutido. É importante sempre calcular o tamanho do aparelho para saber se ele cabe no seu móvel.

Segurança e economia

Por falar em instalação, é importante lembrar que você não deve colocar o seu micro-ondas direto em cima da geladeira. O calor emitido pelo aparelho vai dificultar o processo de refrigeração e aumentar o consumo de energia elétrica. Por isso, o aparelho deve ficar sobre um móvel adequado. Além disso, para garantir o uso seguro e econômico, é importante estar sempre ligado na manutenção: se o seu micro-ondas estiver muito velho, dando sinais de mau funcionamento, procure a assistência técnica ou comece a pensar em adquirir em um novo.
E não custa lembrar: não use vasilhas e utensílios de metal no micro-ondas de jeito nenhum! Antes de levar um recipiente ao aparelho, tenha certeza de que aquele prato, pote ou tigela é apropriado para isso.

Como limpar seu micro-ondas

Por ser um eletrodoméstico de uso frequente, o micro-ondas precisa de limpeza frequente – se acumular gordura por dentro vai ficar cada vez mais difícil de remover a sujeira. E nada de produtos abrasivos: você só precisa de um pano, água e detergente para deixar o seu aparelho brilhando! Para mais dicas, confira o nosso passo-a-passo de como limpar o micro-ondas.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre micro-ondas, com certeza vai usá-lo ainda mais no seu dia a dia para ganhar tempo na cozinha, certo? Ah, e se está pensando em comprar um novo, não deixe de conferir nosso guia de como comprar micro-ondas na Black Friday, que está chegando.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!