Imagem

10 dicas para fazer o peru de Natal perfeito

A ceia de Natal é, talvez, o momento mais simbólico do clima de confraternização dessa época e o prato mais emblemático, que não pode faltar na mesa, é a tradicional receita de peru de natal. Se você nunca assou um peru na vida – ou está procurando dicas para preparar uma versão ainda melhor que a do ano passado –, preste atenção nas nossas dicas. Com elas, seu peru de Natal vai sair do forno perfeito!

Receita de peru de natal

1. Descongele o peru de natal dentro da geladeira

Para que o peru esteja perfeito na hora de ir ao forno, você deve deixá-lo descongelando na geladeira de um dia para o outro. Assim ele vai descongelar uniformemente e por inteiro, sem acumular água do degelo, que vai comprometer o cozimento.

Peru descongelando dentro da geladeira

2. Prepare o recheio

Quando você comprar o peru congelado, dentro dele vai vir um saquinho com os miúdos separados. Use os miúdos para fazer uma farofa e rechear o peru. Confira o passo-a-passo:

Ingredientes

  • Miúdos (coração, fígado, moela e pescoço desfiado)
  • 200 gramas de farinha de mandioca
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 50 gramas de manteiga
  • Pimenta dedo-de-moça a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Pique a cebola e o alho. Refogue a cebola no azeite e acrescente o alho quando ela começar a ficar transparente. Mexa bem por um minuto, acrescente a manteiga e, quando ela derreter, os miúdos picados em pedaços pequenos. Tempere com o sal e a pimenta dedo-de-moça picada. Frite tudo muito bem e cubra com a farinha de mandioca. Finalize com a salsinha picada e use a farofa para rechear o peru.

Antes de rechear o seu peru de natal, besunte o interior da ave com um pouco de manteiga. Coloque a farofa pela abertura do peito e costure-a bem, com agulha e linha, para que o peru não “desmonte” no forno. Faça o mesmo com a abertura traseira.

Dica: se perceber que a farofa ficou seca, acrescente um pouco mais de azeite ou manteiga e misture bem. Para incrementar, quebre um ovo na panela e mexa bem com o fogo desligado para que ele não cozinhe muito rápido – isso também ajuda a umedecer a farofa.

3. Amarre bem para não desmontar

Com o peru recheado, use um tanto de linha para amarrar as coxas e as asas da ave. Isso ajuda a manter a ave inteira durante o cozimento.

4. Asse para ficar bem macio

Você não precisa temperar o peru, mas pode usar alguns ingredientes especiais para deixar a carne mais macia. Coloque o peru em uma assadeira grande e regue a ave com meio litro de suco de laranja – você também pode usar espumante ou vinho branco seco. Cubra com papel alumínio, com a parte brilhante voltada para dentro e asse no forno médio (entre 160ºC e 180ºC) por cerca de duas horas.

5. Doure a casquinha

Para conseguir aquela casquinha crocante sem ressecar o peru, retire o papel alumínio depois das duas horas e, com um pincel de cozinha, besunte a ave generosamente com manteiga. Veja se o vinho (ou o outro líquido com que você regou) ainda está lá; se estiver muito seco, adicione mais, até encher metade da assadeira. Depois disso, deixe o peru assando por mais duas horas, abrindo o forno a cada 30 minutos para regá-lo com o líquido da assadeira. Ele estará pronto quando o termômetro saltar.

6. Aproveite para assar batatas

Na hora final de cozimento, adicione batatas do tipo bolinha à assadeira, ao redor do peru. Tempere com um pouco de sal, regue com o caldo do cozimento e deixe que elas assem junto com o peru para pegar todo o gostinho. Lembre-se de virá-las para que assem por inteiro.

Dica: você também pode acrescentar cebolas, dentes de alho inteiros com casca e outros vegetais. Só não ponha para assar desde o começo ou eles podem acabar se queimando.

7. Transforme os “queimados” em molho

Depois que o peru estiver pronto, transfira-o para a travessa onde ele será servido – não esqueça de retirar as linhas que você usou para amarrar asas e coxas. Use aqueles restinhos queimados do fundo da assadeira para fazer um molho delicioso. Encha a assadeira com água e leve-a para o fogão. Com fogo alto, vá raspando o fundo com uma espátula e deixe reduzir pela metade. Coe e sirva junto com o peru.

8. Capriche na apresentação

Agora que já está quase tudo pronto, é hora de saber como enfeitar o peru de natal. Além de ajeitar o peru e as batatas em uma travessa bonita, você pode usar ramos de alecrim e tomilho frescos para decorar a ave e deixar os convidados da sua ceia com ainda mais água na boca.

Dica: um truque importante para que a carne esteja perfeita na hora de servir é deixar o peru descansando depois de sair do forno por, pelo menos, 10 minutos. É mais ou menos o tempo que você vai levar para fazer o molho, mas, mesmo que você opte por não fazer, deixe a carne descansar antes de servir.

9. Corte com elegância

Importante: não corte o peru antes de servir para que a carne, que você assou com tanto carinho, não resseque. Deixe para cortá-lo na mesa, na hora de comer. Use uma faca bem afiada, que não seja de serra, e um garfo grande, desses de churrasco, para te auxiliar. O primeiro passo para cortar o peru com sucesso é retirar a fúrcula, aquele osso em formato de V que fica na cavidade peitoral. Você pode retirá-lo com a mão, cortando apenas a carne em torno dele para que saia mais fácil. Depois, corte as coxas e asas na junta, com cuidado para não desmantelar a estrutura da ave. A partir daí, você vai conseguir fatiar o peito e as costas com mais facilidade.

10. Guarde as sobras

O peru é uma ave grande e, mesmo que sua família também seja, pode ser que sobre bastante depois da ceia. Você pode reaproveitar a carne no dia seguinte – principalmente as partes mais escuras, que ficam perto dos ossos e são muito saborosas. Que tal usá-las em uma sopa ou para fazer sanduíches?

Pronto! Agora você já sabe tudo para preparar o peru de Natal desde o descongelamento até o aproveitamento das sobras. Quer mais dicas para preparar sua ceia? Veja nosso conteúdo completo com receitas de Natal para fazer no micro-ondas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

2 comentários

Avatar Genérico