Conheça a nova Cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando.

Que utensílios ter na cozinha?

Que utensílios ter na cozinha?

 

Basta entrar numa loja de utensílios domésticos para se deparar com uma infinidade de artigos para a cozinha – são cortadores, formas para bolos e tortas, espátulas, escumadeiras… mas sempre tem aquele utensílio que ganhamos de presente ou que compramos, mas que acaba ficando esquecido no fundo da gaveta da cozinha, não é?

Para te ajudar a selecionar quais são os utensílios mais essenciais para o seu dia a dia na cozinha, listamos abaixo os itens mais importantes para ter em casa, e o que cada um faz:

Assadeiras
Elas são essenciais para assar bolos, tortas e carnes. Além do uso de forno e fogão, elas podem ser usadas como recipiente para servir grandes quantidades de comida quando você recebe mais visitas em casa.

Batedeira
É um eletrodoméstico que facilita muito a vida na cozinha na hora de fazer misturas para bolos, tortas e pães, bater cremes e até molhos.

Centrífuga para folhas
É um equipamento que deixa a salada de folhas sequinha – importante para não deixar as folhas murcharem na geladeira.

Chaira
Serve para deixar suas facas de cozinha afiadas. O jeito certo de usar é apoiando a ponta da chaira numa tábua de carne, passando a faca como se fosse cortar uma fatia, de cima para baixo. Cinco passadas de cada lado são suficientes para manter o fio de corte da faca.

Colheres
As colheres servem para mexer a comida na panela e também, para servir. Tenha colheres de inox para servir arroz e regar assados, e colheres feitas de altileno para manusear panelas com fundo antiaderente, pois este material não as estraga.

Conchas
São usadas para servir sopas e caldos. Tenha em vários tamanhos diferentes – as menores são para servir molhos e cremes.

Descascador de legumes
É um dos utensílios que você mais vai usar na cozinha, pois são bem mais práticos para descascar legumes em comparação com a faca, além de desperdiçarem menos.

Escorredor de macarrão
Serve para escorrer massa e grãos, e é imprescindível para quem gosta de uma macarronada. Há espagueteiras que contam com tampa furadinha, a qual serve como um escorredor.

Escumadeira
O utensílio serve para escorrer frituras preparadas em imersão, como salgadinhos e pastéis, e também para retirar da panela alimentos cozidos em água.

Facas
São os itens mais importantes da cozinha. A faca de chef é a maior e a mais versátil, podendo ser usada para cortar de legumes a carnes. Facas serrilhadas são boas para cortar pães, tomates e bolos. A faca para filetar também é uma grande aliada na hora de cortar filés bem fininhos sem precisar apelar para o martelo de carne. Já a faca para legumes é a menor de todas, usada para pequenos cortes de frutas e vegetais. Use a chaira para deixá-las sempre afiadas.

Fouet
É o batedor manual, essencial para se ter na cozinha – mesmo que você tenha um mixer e uma batedeira. Preparações que precisam ficar com a textura homogênea, como cremes e molhos, ficam melhores se mexidas com o fouet em vez da colher. O utensílio também é bom para bater claras em neve e chantilly.

Garfo para assados
É um utensílio importante para virar grande pedaços de carne na assadeira, e também para servir assados.

Tigelas
Outro item que não pode faltar na cozinha são as tigelas, que servem para misturar ingredientes e até armazenar pratos prontos na geladeira. Tenha em diversos tamanhos, e dê preferência para as de vidro ou inox, que duram mais e não desprendem nenhuma substância nos alimentos.

Liquidificador
O eletrodoméstico é um curinga na cozinha – serve para preparar de sucos e vitaminas a bolos e massas.

Medidores
Os medidores culinários são muito úteis e muitas vezes substituem a balança culinária para medição de ingredientes. São encontrados facilmente em qualquer supermercado.

Microondas
O forno aquece e cozinha os alimentos em bem menos tempo que o forno convencional, e pode ser usado em diversas preparações, como arrozes, bolos e sopas. Veja aqui os microondas da Consul.

Mixer
É um utensílio extremamente prático e útil na hora de preparar sucos, coquetéis, sopas, molhos, cremes, purês, maioneses, patês, omeletes, gemadas, mousses, milk shakes, entre outros – e muitas vezes substitui o fouet, a batedeira, o liquidificador e o espremedor de batatas. Na hora de limpar, basta lavar a parte da hélice em água corrente.

Panelas
Item primordial em uma cozinha, elas vem em diversos tamanhos e formatos. Veja aqui os tipos de panelas existentes e o que cada uma faz.

Pão-duro de silicone
A espátula é ótima para raspar tachos e tigelas, evitando o desperdício. Também é boa para mexer preparações.

Peneiras
São importantes para peneirar e coar caldos e fundos, e para afinar farinha e açúcar para confeitaria. O chinois é o tipo mais sofisticado de peneira, que lembra um cone, e que é ótima para caldas doces e outras preparações, pois a trama da peneira é bem fininha, não deixando passar nenhum resíduo.

Pilão
É um dos utensílios culinários mais antigos do mundo, muito presente na cultura africana e indiana. Serve para moer temperos e grãos – experimente fazer uma pasta de alho com salsinha, manjerona e flor de sal para refogar o arroz! Os melhores são os de pedra ou porcelana, pois não absorvem cheiros.

Ralador
Servem para ralar e fatiar alimentos como queijos, nozes, frutas firmes como coco, entre outros. Os raladores que vem com lâminas fatiadoras podem ser usados para fazer palitos de legumes e batatas chip.

Tábuas
É importante ter uma tábua apenas para cortar carnes, outra para pães e queijos, e outra para frutas e legumes. As tábuas de altileno são melhores que as de madeira pois não criam mofo.

———————————————————————————————————-

Soluções para o dia a dia é o tema que trazemos todas as segundas-feiras para você, com tutoriais, dicas e truques ara facilitar sua rotina em casa, deixando-a muito mais prazerosa.

Leia mais:

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários