Cantinho do churrasco: como montar o espaço na sua casa

Cantinho do churrasco

Fazer um churrasco com a família ou assistir um jogo de futebol sentindo aquele aroma de carne, legumes e pão de alho na grelha é diversão garantida. Mas muita gente se priva desse lazer por falta de espaço ou por não saber como montar um cantinho para o churrasco em casa. Independentemente de qual for o seu motivo, neste texto a gente mostra que com um pouco de planejamento e escolhendo itens que atendam às suas necessidades é possível ter um cantinho do churrasco em casa.

Qual a melhor churrasqueira para o seu cantinho do churrasco

O primeiro passo para montar o seu cantinho do churrasco é saber em qual local ele ficará. Você pode colocá-lo na varanda do seu apartamento, na cozinha da sua casa, caso não conte com uma área externa, ou então em uma laje, quintal ou jardim.

O tipo de churrasqueira também pode ajudar a decidir como o cantinho do churrasco será estruturado. Atualmente existem diferentes modelos, com tamanhos e capacidade de preparo distintas. Com base no tamanho e local, é possível escolher a churrasqueira ideal para sua casa. Uma dica é colocar sua churrasqueira em um lugar plano, próximo a um balcão com pia para lavar e manusear alimentos e utensílios.

Cantinho do churrasco

Tipos de churrasqueira

Espaços abertos podem receber diferentes tipos de churrasqueiras. Se você conta com um quintal, uma possibilidade é a churrasqueira de alvenaria. Ela conta com estrutura de tijolo e cimento e precisa ser projetada por um especialista. Nesse tipo de churrasqueira, as carnes são assadas e grelhadas com carvão ou lenha, o que costuma gerar muita fumaça no ambiente.

Quem prefere evitar a fumaça pode optar pela churrasqueira a gás com acendimento automático. Esse tipo de churrasqueira pode ser embutida ou móvel. O modelo móvel é um pouco maior, portanto, o indicado é usar fora de casa. Já a churrasqueira a gás de embutir pode ser usada na cozinha, mas é preciso calcular o espaço em que ela vai ficar. Além disso, a churrasqueira a gás também não deixa a carne com o mesmo gostinho de carne defumada.

Se você não abre mão do sabor de carne defumada, mas não quer fazer muita fumaça no quintal, o tipo de churrasqueira a bafo pode ser uma opção. Ela conta com uma tampa que assa a carne por igual e utiliza menos carvão que a churrasqueira de alvenaria. Mesmo fazendo pouca fumaça e não sendo tão grande, é mais indicado utilizar churrasqueiras a bafo do lado de fora da casa.

Também é possível fazer um churrasco em uma casa compacta e sem área externa com a churrasqueira elétrica. Ela funciona com eletricidade e pode ser uma opção para quem não tem muita prática em fazer churrasco. Isso porque ela possibilita controlar a temperatura e não solta muita fumaça.

Para quem tem um espaço reduzido para o cantinho do churrasco existe a possibilidade de usar uma churrasqueira de fogão. Ela pode ser colocada sobre o acendedor do fogão. Por ter um tamanho reduzido, ela consegue assar uma quantidade pequena de carne.

Existem também as churrasqueiras portáteis que podem ser colocadas na sua varanda gourmet. Elas podem ser a gás, carvão e elétricas. Como são menores, essas churrasqueiras conseguem assar ou grelhar uma pequena quantidade de carne.

Facas para churrasco

Utensílios do cantinho do churrasco

Agora que você já sabe o tipo de churrasqueira e o local do seu cantinho do churrasco é hora de pensar nos utensílios. Facas, garfos, tábuas de corte, espátulas e pegadores são alguns dos itens importantes para preparar um churrasco. É interessante que você tenha ao menos um par de cada um desses para manusear a carne que está na churrasqueira e também a carne que ainda está crua. Assim, você reduz o risco de haver uma contaminação cruzada no seu churrasco.

Dependendo da prática em churrascos que você tenha, vale a pena ter um termômetro de carne, para te ajudar a saber quando a carne chegou no ponto desejado.

Se você for usar uma churrasqueira de alvenaria, vale ter também um acendedor de churrasqueira e uma lâmpada para verificar a carne.

O espeto também é um item importante para o churrasco. Ele também é mais usado em churrasqueira de alvenaria. O mesmo vale para as grelhas, que podem ser adquiridas de acordo com a sua necessidade.

Churrasco combina com cerveja gelada e drinks. Sendo assim, vale ter uma geladeira por perto. Para quem gosta de ter sempre uma cervejinha gelada no copo, investir em uma cervejeira para o cantinho do churrasco é uma boa pedida. A Consul conta com uma linha de cervejeiras para atender às suas necessidades.

Além disso, utensílios para preparar drinks, como saca-rolhas, ralador, socador, coqueteleira, dosador e peneira são muito úteis para ter no seu cantinho do churrasco.

Como decorar o cantinho do churrasco

Para curtir com a família em casa, é importante que o cantinho do churrasco seja confortável e também dê a oportunidade de vocês circularem. Colocar uma mesa com cadeiras é uma maneira de criar uma atmosfera convidativa à sua família.

Estar próximo a uma área aberta ou uma janela também é uma forma de trazer um pouco mais de leveza ao seu churrasco. Caso vocês estejam em uma área que não é coberta, colocar um gazebo ou toldo ajuda a proteger do sol e garantir uma sobrinha durante o churrasco. Sem falar que se chover vocês não vão se molhar.

Por mais que seja interessante o cantinho do churrasco ser um espaço gostoso de reunir a família, é importante que ele seja fácil de limpar. Portanto, colocar tapetes, almofadas, colchões e sofás pode não ser uma boa ideia, pois a chance de sujar é grande. O melhor é optar pela praticidade, com móveis resistentes, mas que sejam fáceis de movimentar e limpar.

Quadros, placas, enfeites personalizados ajudam a dar personalidade ao cantinho do churrasco da sua casa. Opções inspiradas na cultura retrô, em lanchonetes dos anos 50 ou inspirações rústicas e amadeiradas darão um toque de charme ao espaço.

Por fim, é sempre legal montar uma playlist com as músicas que vocês mais gostam, para animar o churrasco. Depois é só curtir mais um bom momento com a sua família.

Agora que você já aprendeu a montar o seu cantinho do churrasco, saiba mais sobre o assunto com o nosso Guia definitivo de como fazer um churrasco delicioso.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!